Remédios naturais para acalmar seu cão

Remédios naturais

No momento em que vemos o nosso cão nervoso ou com estresse, temos que nos lembrar que existem ervas para poder tranquilizá-lo e, também, outros remédios naturais para aquelas situações que o deixam muito nervoso, como é o caso dos fogos de artifício.

Remédios naturais para os gemidos e latidos

A ansiedade que determinadas situações provocam em nosso animal de estimação se traduz em latidos permanentes, ansiedade, estresse, e mordidas em qualquer objeto que encontrem, pouco sono, rebeldia, e algumas reações inesperadas e desproporcionais ante algumas situações.

Remédios naturais

Autor: Jon Hurd

Para tentar amenizar essa atitude do cão, há muitos donos que perdem a calma e, ante a insistência dos vizinhos, recorrem a remédios para fazer o animal dormir, mas que, unicamente, deveriam ser subministrados com receita médica. Entretanto, os remédios naturais não fazem o nosso cão dormir, com o possível risco que isso acarreta em determinadas situações, mas apenas o deixam mais calmo.

Entre as causas do estresse dos cães, além dos fogos de artifício, está a ausência de seu dono por motivos de viagens, férias, etc. A socialização com outros animais também provoca o nervosismo em nossos animais de estimação, assim como os transportes, mudanças, etc.

A idade do cão

As raças de cães mais inquietas são os Poodle, Cocker e Beagle. Estas são raças mais sensíveis aos ruídos, e vulneráveis as mudanças. Também é normal que um filhote seja mais nervoso que um cão adulto. Mas esta situação mudará a partir do primeiro ano de vida.

Esse tipo de comportamento piora a qualidade de vida dos cães e afeta a convivência diária com seus donos. É importante, portanto, detectar o problema o quanto antes, inclusive antes dos seis meses de idade.

Atividades contra o estresse

O passeio diário unido a brincadeiras e exercício físico servirá como um dos mais eficazes remédios naturais para que o cão esteja mais relaxado no lar, de forma contínua e também ante alguma situação inesperadas. Um cão que faz passeios longos diariamente, corre e salta por grandes espaços naturais, parques, pistas, etc., dormirá muito melhor, estará menos nervoso e reagirá de uma forma menos violenta ante determinados imprevistos.

Um cão nervoso deve ter suas atividades em casa controladas, para que não tenha que lidar com ações que possam piorar ainda mais esse nervosismo. Ele deve ter atividades relaxantes. As brincadeiras mais dinâmicas como correr atrás de uma bola ou saltar, é melhor que sejam deixadas para quando vocês saírem para passear. Assim potencializaremos o comportamento sereno e tranquilo de nosso animal de estimação, e evitaremos o nervosismo no lar.

Ervas que relaxarão o seu cão são grandes remédios naturais

Remédios naturais

  • Camomila. Uma das mais conhecidas, com uma perfeita assimilação pelos cães. Tem, além de tudo, importantes efeitos antiespasmódicos, e ajuda a diminuir os problemas digestivos. Se o nosso animal de estimação sofrer de problemas intestinais por estresse ou nervosismo, a camomila será o remédio perfeito, e a forma de ingestão dela é com um pouco de mel.
  • Aveia. De efeitos parecidos com o da camomila. Serve para ajudar em muitos males. No caso dos cães, é um excelente tônico relaxante para os animais mais nervosos. Pode ser ingerida cozida ou crua.
  • Equinácea. Tem potentes efeitos para estimular o sistema imunológico e diminuir gripes e outras patologias virais. Para dá-la ao cão, gotinhas em sua comida diária bastarão para controlar o estresse do animal.
  • Lavanda. Durante muito tempo ela foi usada como calmante para os seres humanos, mas ela também serve para os cães. Está provado cientificamente que o aroma de lavanda tem efeitos calmantes. Basta dissolver umas gotinhas em um lugar onde o animal a possa cheirar. O animal precisa apenas cheirá-la, não é preciso que a ingira. Uma boa ideia é aplicar estas gotas na cama onde o animal dorme.
  • Valeriana. Uma das ervas mais conhecidas para contribuir com a tranquilidade e um bom sono. Mas foi comprovado que a Valeriana não só reduz a tensão e a ansiedade, mas que também ajuda no alívio das dores musculares, diminuição do estresse, etc. Para dar a Valeriana ao seu cão, algumas gotas na comida diária dele bastarão.
  • A erva de São João. As pessoas têm utilizado a erva de São João com êxito durante décadas para controlar a ansiedade e a depressão, e ela pode funcionar igualmente bem para os cães. A erva de São João pode ser encontrada em tintura ou em cápsulas e, em ambos os casos, pode ser misturadas a comida de nosso animal de estimação.