A reprodução dos cães

reprodução

O primeiro cio das cadelas ocorre quando o animal chega à puberdade, mais ou menos aos 6 meses nas raças pequenas, e com um ano nas raças de grande porte. Normalmente as fêmeas caninas têm dois cios por ano. Este detalhe é importante para estudar a reprodução dos cães.

Fases do período sexual canino

Geralmente são quatro as fases do período sexual canino:

reprodução

  • Anestro. Este espaço de tempo é o que ocorre entre dois cios. É a fase de inatividade sexual ou de repouso sexual. É a mais longa e vai desde que passa o primeiro cio da cadela até o seguinte, em média é de 6 meses.
  • Proestro. É a fase seguinte, anterior ao estro (cio). Os sinais mais evidentes são a dilatação da vulva e a expulsão de uma mucosidade sanguinolenta de cor escura que irá clareando progressivamente conforme o ciclo avança. A mucosa vaginal é de uma cor rosada. Esta fase se estende até 10 dias, mas pode variar entre 72 horas e 3 semanas.

Neste período, os machos se sentem atraídos pelas fêmeas, mas elas ainda não têm a receptividade adequada e rejeitam o macho, com gestos, grunhidos, virando e se sentando para impossibilitar a subida do macho. O sangramento às vezes não é visível, pois são muitas as cadelas que lambem a vulva.

  • Estro ou cio autêntico. Se inicia quando a fêmea começa a ficar receptiva e termina no momento em que ela começa a rejeitar novamente o macho. De forma parecida com a fase anterior, dura aproximadamente 10 dias.
  • Metaestro ou diestro. Fase de aproximadamente dois meses de duração, é quando os hormônios se regulam depois do estro.

O momento do cio

O cio é a fase ótima para que a fêmea fique prenha. Se produz uma ascensão do chamado hormônio luteinizante, que irá provocar a ovulação. Entre os sinais visíveis, a vulva alcança sua máxima turgidez, a mucosa vaginal vai se tornar pálida e esbranquiçada e, se tocada, apresenta visíveis contrações.

O momento ideal para a cruza acontece entre o nono e o décimo-quarto dia do ciclo. Costuma-se realizar dois cruzamentos (ato sexual), com um dia de diferença entre eles.

Metaestro ou Diestro

Como dissemos, a fase do metaestro ou diestro dura em torno de 2 meses, em função do tempo que demoram os hormônios para se regularem novamente. Neste período, a vulva volta ao seu estado normal.

Nesta última fase já não há atração entre os dois sexos e, se o cruzamento ocorreu, a gestação poderá ser percebida pelos sinais típicos da prenhês: crescimento do abdômen, aumento de peso, a aparição de leite nas mamas ao final destes 2 meses, etc.

Idades do acasalamento na reprodução

A idade ideal para a reprodução começa aos 10 meses nos machos e aos 12 meses nas fêmeas, com uma idade máxima de 9 anos para as fêmeas e de 10 anos para os machos. Há muitas associações que não reconhecem o pedigree de filhotes nascidos fora do período entre estas idades.

No aspecto técnico, a excitação provocada no macho com a presença da fêmea no cio origina um aumento da irrigação sanguínea do pênis com o conseguinte aumento de volume e ereção do mesmo. Quando a cadela está relaxada a duração é menor. Se ela estiver ativa, se mover de forma moderada e com puxões na direção contrária do macho, a duração será maior.

Acasalamentos assistidos

reprodução

Estes acasalamentos devem ser realizados de uma forma controlada. Por isso, o ideal é estar presente com a finalidade de poder ir solucionando os inconvenientes que possam se apresentar. Nos atuais acasalamentos assistidos, o criador ajuda o macho para obter um melhor resultado final.

Pode ocorrer que haja incompatibilidade física entre o macho e a fêmea, e o acasalamento assistido é a melhor forma de solucionar estes desajustes. Um inconveniente que se deriva deste sistema artificial é que alguns machos se acostumam a terem as fêmeas sempre dispostas e também a ajuda que lhe dão, por isso posteriormente não montam outras fêmeas de forma natural.

Se o cruzamento natural e o assistido forem impossíveis de se realizar, o melhor é recorrer à inseminação artificial.

Reprodução de uma fêmea virgem

Se a fêmea for realizar o acasalamento pela primeira vez, o melhor é tranquilizá-la e sujeitá-la. Embora se sinta com vontade e impulso de copular, por não ter experiência ela se mostrará nervosa e irá rejeitar o macho. Este inconveniente poderá ser solucionado recorrendo a vaselina estéril para lubrificar a vulva e facilitar a penetração.