Resgataram um cão dos escombros de um alto edifício

Resgataram um cão dos escombros

Os desastres naturais são algo que nos assustam e isso é normal, pois nos últimos anos houveram muitos deles que destruíram povoados e roubaram a vida de muitas pessoas, incluídos crianças e também de milhares de animais. Porém, nos alegra muito quando chega aos nossos ouvidos histórias como a de hoje, sobre como resgataram um cão dos escombros de um alto edifício.

É sabido por todos que os animais parecem pressentir os desastres antes mesmo dos humanos, embora em relação ao que narraremos aqui, diríamos que o cãozinho desta história não teve tempo de fugir. Mas por sorte, ele teve uma final feliz.

Chegou o desastre

Resgataram um cão dos escombros

A história que lhe trazemos hoje aconteceu em Taiwan, há menos de vinte dias. Um terremoto de 6,4 de magnitude açoitou a cidade criando grandes prejuízos.

Para as pessoas que vivem em países onde ocorrem terremotos todos os dias, esta magnitude pode parecer não muito grande. Mas o certo é que o fenômeno chega a ser denominado terremoto, e nem sempre a magnitude dele é que determina o alcance dos danos.

A infraestrutura e os alicerces das construções têm muito a ver também, e parece que, em Taiwan, a infraestrutura e os alicerces dos edifícios são muito boas, pois houve edifícios que vieram ao chão com terremotos de magnitude consideradas pequenas. Este foi o caso do edifício onde foi encontrado o nosso amiguinho.

A angústia de estar apanhado

Este cãozinho parece que não se inteirou sobre nada do que estava se passando, apesar de sua capacidade canina de detectar sinais antes de que aconteçam. Ou, possivelmente, ele não teve a oportunidade de escapar. Seja como for, antes de que o cão se desse conta, ele estava enterrado sob os escombros. Que angústia ele deve ter sentido por estar debaixo do cimento!

Parece que o edifício era de moradias, embora isso não tenha sido especificado. No desmoronamento, infelizmente, morreram sete pessoas e várias acabaram feridas. Nosso amiguinho teve sorte.

Como resgataram um cão dos escombros de um alto edifício

Logo, uma equipe de resgate com cães adestrados para isso chegou ao local do desmoronamento. Começaram a busca e logo se depararam com este cãozinho que chorava por querer sair à superfície.

Não demoraram nada para começar a remover os escombros e puderam pegar o cão nos braços, ele foi passando de um para outro até que estivesse em um lugar seguro.

O animal saiu ileso, possivelmente um pouco enjoado, algo comum nesta situação, e com alguns pequenos arranhões dos quais logo se recuperou.

O valor dos cães de resgate

Em Taiwan, quando ocorreu este desastre, pelo menos 23 cães participaram da busca e resgate de pessoas e animais.

Estes cães que foram treinados para esta finalidade e possuem um papel crucial na busca de sobreviventes, pois o desenvolvido olfato e outras aptidões caninas, unidas ao treinamento recebido para tal finalidade, facilita muitíssimo a tarefa e os torna totalmente capacitados para isso.

Mas seus trabalhos não só se limitam à busca em desmoronamentos, também há estas outras facetas:

  • Pessoas enterradas sob a neve por causa de uma avalanche.
  • Pessoas presas em espaços confinados.
  • Resgate de náufragos ou banhistas.
  • Resgate de pessoas em incêndios florestais ou perdidas na mata.

Sem dúvida, ainda que o adestramento que eles recebem seja duro, estes animais o fazem com gosto por seu desejo de ajudar aos outros. São de grande valor aos olhos de todos e muitos foram reconhecidos pelo árduo trabalho que fazem, além de terem sido premiados. São um exemplo digno a ser imitado, pois a cada dia elas arriscam suas próprias vidas para salvarem a vida de outros.

Em quase todo mundo já se conta com a valiosa ajuda destes animais e esperamos que, conforme passe o tempo, mais e mais deles sejam treinados para fins tão nobres e para termos histórias tão belas como esta em que resgataram um cão dos escombros e que tanto nos reconforta. Não podemos dizer muito mais sobre quanto os amamos e valorizamos o trabalho deles, apenas podemos terminar este artigo com três palavras: obrigado, obrigado e obrigado.

Aqui está o vídeo de como resgataram um cão dos escombros.

Fonte da imagem principal: http://www.telegraph.co.uk