Roupas veganas, tecidos que garantem o bem-estar dos animais

Você deve ter se surpreendido ao ler o título deste artigo e pensado um pouco sobre o termo “roupa vegana“. Mesmo que você ame os animais, é provável que nunca tenha refletido no fato de que milhares de animais são maltratados para a produção de tecidos.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a roupa vegana, suas vantagens e onde comprá-la. Ficou interessado nesse assunto? Então continue com a gente.

Por que comprar roupa vegana?

Quais os tipos de tecidos e roupas que você deve evitar? Provavelmente você deve ter pensado nos casacos de pele, embora existam outros tipos de tecidos que também são produzidos através da crueldade com os animais. Vejamos quais:

Couro

Animais de fazenda

Todos os anos, milhões de vacas, porcos, ovelhas, zebras e outros animais são sacrificados com uma única finalidade: obter a sua pele. Muitos deles são castrados, marcados e tantas outras barbaridades sem nenhum tipo de anestesia para logo serem jogados (literalmente) em um caminhão, onde serão deixados para morrer.

A pele é o segundo item mais lucrativo do animal (depois da carne), fazendo com que seja difícil erradicar essa prática abominável enquanto os consumidores continuarem comprando. É aqui que você entra!

Como você pode ajudar? Não compre nada que seja feito com pele animal. Hoje em dia já é possível encontrar tecidos feitos com pele sintética que não deixam a desejar em qualidade e você poderá conseguir pela metade do preço e com a consciência tranquila, já que terá a certeza de que foram produzidas sem causar sofrimento a nenhum animal. Peças desse tipo possuem etiquetas como “roupa vegana”, “feito pelo homem” ou “couro sintético”.

Embora pareça que tosquiar uma ovelha não é doloroso, a lã que esses animais possuem não é simples enfeite. O pelo da ovelha protege a pele de lesões e temperaturas extremas. Deixar esses animais sem a lã de sua pele é uma crueldade.

Na Austrália, esse é um mal comum e ainda mais cruel. Para economizar tempo, em vez de apenas serem tosquiadas, as ovelhas têm a pele cortada com tesoura para que a lã seja conseguida mais rapidamente, deixando-as mutiladas e abandonadas.

Como você pode ajudar? Já é possível encontrar à venda lãs sintéticas com um toque tão suave quanto a lã natural, mais resistência ao vento e maior proteção contra o frio. Esse é o caso do Polartec Wind Pro, feito a partir de garrafas recicláveis. Excelente escolha!

Seda

Como você já deve saber, a seda é extraída de lagartas que são mortas com vapor ou gases, liberando os fios da seda. Mais uma crueldade…

Como ajudar? Não compre nenhum produto feito a partir de seda. Existem alternativas de roupa vegana que substituem esse tecido por nylon, tencel, raiom, entre outros.

Penas

papagaios2

As penas utilizadas para preencher cobertores, travesseiros e almofadas são retiradas de gansos e patos que são depenados vivos. Enquanto uma pessoa segura o animal, outra arranca as penas, ao mesmo tempo que o animalzinho grita de dor.

Como posso ajudar? Hoje em dia já existem penas sintéticas que cumprem a mesma função das naturais, mas sem prejudicar nenhum animal. Outra excelente alternativa!

Como vimos, a roupa vegana ganha mais espaço no mercado pouco a pouco, ajudando a diminuir a crueldade contra os animais. Já é possível encontrá-las nas prateleiras de lojas mundialmente reconhecidas, como H&M, Forever 21, Target e muitas outras.

Opte sempre pela roupa vegana para fazer a sua parte na luta contra a crueldade e maus-tratos. Também estão se tornando muito populares os acessórios produzidos com cortiça reciclada, algo que você poderá exibir para os amigos ao invés de um lenço de seda. Escolha bem e ajude os animais!