Como saber se meu animal de estimação está triste?

Animal de estimação triste

Quando temos um animal de estimação, nossa vida muda completamente. Eles representam um lindo complemento que, sem nos darmos conta, nos tornam pessoas melhores.

Como donos e amigos, nosso interesse principal sempre deve ser seu bem estar, que contem com um estado de saúde físico e emocional ótimo, já que nós somos os maiores responsáveis pela sua vida.

Diante deste fato, uma das situações mais delicadas que podem existir é quando nossos animais de estimação se sentem tristes, já que diferentemente das lesões físicas, estas não são completamente visíveis e devemos nos focar cuidadosamente para detectá-las e solucioná-las.

É por isso que aqui vamos deixar os sintomas mais comuns deste problema emocional, para que você possa saber quando seu amigo estiver passando por isto.

Comportamentos assustados e hiperativos

Cão triste

Quando a tristeza se instala no interior de nosso animal, esta costuma se manifestar de formas que algumas vezes resultam contraditórias e difíceis de compreender.

Por exemplo, um dos sintomas mais comuns é quando seu animalzinho mostra atitudes assustadas, como se esconder constantemente atrás do sofá ou debaixo da cama, assim como responder com muito nervosismo a suas chamadas.

Você pensa que atitudes contrárias a estas significam que o animal não está triste? Pois acontece que quando a situação é ao contrário e seu amigo costuma estar mais ativo e enérgico do que o normal, também é uma clara manifestação de que está passando por um difícil momento emocional, já que esta é uma forma comum de se aliviar.

Em ambos os casos, o melhor que você pode fazer é ser paciente, atento e não manifestar um excesso de preocupação, já que se os animais conseguirem detectar sua preocupação, vão se sentir pior ao notar a diferença em sua atitude.

Mudanças bruscas no horário de sono

Assim como nos seres humanos, a maneira de dormir é uma forma muito eficiente para determinar se seu animal está sofrendo com algum problema emocional.

Como ocorre no caso anterior, ambos os extremos podem evidenciar facilmente se seu companheirinho sente tristeza por algo. Quando ele dorme muito mais tempo do que o normal ou permanece constantemente deitado e sonolento, está deixando a entender que está triste.

Da mesma forma, isto também é manifestado de forma contrária, quando lhe custa um mundo conciliar o sono e dorme poucas horas, já que quando têm um mal estado de ânimo, a inquietude e a ansiedade os faz descasarem menos.

Perda de apetite

Como também ocorre nas pessoas, este é um dos sintomas que mais costuma aparecer nos animais que se sentem tristes, devido a que seu delicado estado emocional faz com que percam o apetite.

Apesar de algumas vezes ocorrer paulatinamente, esta diminuição na vontade de se alimentar é repentina, por isso que é uma maneira fácil de saber que seu amigo sente tristeza por algo.

Quando notar que o animal está deixando de comer, você deve levá-lo de imediato a um especialista para que indique todos os passos que devem ser tomados.

Outros sintomas

Assim como os que já mencionamos, existem outros sintomas muito comuns quando seu amigo se encontra tristeEstes são os mais ressaltantes:

  • Nos gatos, o deixar de se limpar é uma forte manifestação de tristeza;
  • Atitudes agressivas com os donos, mesmo quando seu pequeno amigo seja adestrado;
  • Em casos mais avançados, eles podem machucar a si próprios;
  • Nos cães, um forte desânimo que lhes faz negar até as brincadeiras mais divertidas para eles.

“Tenha sempre em conta que se não tratar este problema a tempo, os sintomas podem piorar.”

Que posso fazer para ajudar meu animal de estimação?

Carinho em cão

Se você deseja que seu amigo supere este difícil momento e volte a seu estado normal, estas são algumas ações que você pode tomar:

  • Dedique-lhe todo o tempo que puder, já que para ele, sua presença é a máxima prova de que contam com um amigo e dono que se preocupa com ele;
  • Outra solução é preparar uma rica comida caseira, não só porque lhe apetece, mas sim porque romper com a rotina também é terapêutico;
  • No caso de nada funcionar, o mais recomendável é levar seu animal a um veterinário para que receite os remédios mais saudáveis e eficientes para combater a tristeza.

“Além de tudo o que foi mencionado, lembre que como dono e amigo, nesta difícil situação você deve apoiá-lo de maneira incondicional.”