Como saber se meu cão necessita de cálcio

cão necessita de cálcio

Os cães, assim como nós, podem ter deficiências de alguns minerais necessários para sua saúde. Porém, identificar este fato pode ser difícil, pois eles não se comunicam como nós para sabermos quando se sentem mal. Como podemos identificar se o nosso cão necessita de cálcio, um dos minerais mais básicos para o organismo?

Vamos dedicar esse artigo para responder a essa pergunta, para mostrar como saber se seu animal de estimação necessita de cálcio e como lidar com o problema.

Por que o cálcio é tão importante?

meu-cão-vomita

O cálcio é vital para o bom crescimento e desenvolvimento de nosso cão, pois além de favorecer a resistência dos ossos, é essencial para o correto funcionamento de seu organismo.

Primeiro, ao ser um filhote, seu animal de estimação irá necessitar de uma alta quantidade de cálcio, pois será um elemento muito importante em seu desenvolvimento.

Mas isto não quer dizer que, quando o cão crescer, o cálcio já não será mais parte de sua dieta. Simplesmente deverá estar presente em menores quantidades.

Como saber se seu cão necessita de cálcio?

A primeira maneira, e possivelmente a mais simples, é observar seu corpo e sua velocidade de crescimento. Se você notar que ele se cansa muito rápido, que não cresce o suficiente ou que seus ossos parecem muito finos, é um sinal inequívoco de que seu cão sofre de falta de cálcio.

Isso é importante, já que os cães com falta de cálcio podem desenvolver facilmente o conhecido raquitismo, um mínimo desenvolvimento ósseo que pode ser muito prejudicial para sua saúde.

A segunda maneira é observar se seu animal de estimação tem espasmos ou convulsões musculares. Embora isto possa ser um sintoma de falta de cálcio, também pode indicar algum outro tipo de enfermidade, portanto leve o seu cão ao veterinário para que ele avalie qual é o problema de seu peludo.

Os cães com necessidade de cálcio podem apresentar também arritmias cardíacas, taquicardias, desorientação e fadiga.

E se meu cão necessita de cálcio?

Cada cão, de acordo com a idade que tenha, seja filhote ou adulto, necessitará de uma certa quantidade de cálcio recomendada pelos médicos.

Portanto, para evitar a falta de cálcio, é necessário saber quanto desta substância lhe falta segundo sua idade, assim como observar se o tipo de ração que você compra para seu cão tem a quantidade recomendável.

Mas, e se seu cão já tem falta de cálcio? A primeira coisa que você deverá fazer é mudar a ração para uma de melhor qualidade. Nunca dê ao seu animal de estimação comprimidos ou qualquer outro tipo de remédios, ainda que seja algum remédio natural, que tenha sido desenvolvido para humanos. Isto poderá piorar as coisas ao invés de melhorá-las.

Agora, se seu cão tiver falta de cálcio, dar-lhe mais do que o necessário não vai melhorar nada. Você deverá dar-lhe a quantidade exata e sempre a recomendada pelo veterinário, que dirá também por quanto tempo você deverá ministrar o cálcio.

De quanto cálcio necessita seu cão

filhote-um-novo-amigo

Se seu cão já for um adulto, a medida necessária de cálcio é de 120 miligramas desse mineral para cada quilo de peso.

Por outro lado, se seu cão ainda for um filhote, ele necessitará de 320 miligramas para cada quilo de seu peso.

Em uma ração para cães de ótima qualidade você poderá encontrar estas quantidades, assim como uma tabela de outros minerais essenciais de que o seu cão necessita para sua saúde.

Lembre-se de que a falta de nutrientes, neste caso, de cálcio, pode causar debilidade óssea, raquitismo e outras enfermidades.

A debilidade óssea poderia dar ao seu cão uma vida de má qualidade, pois seus ossos se quebrariam com muita facilidade e isto o levaria a não poder ser um cão normal, brincalhão e feliz.

Estamos certos de que você não quer isto para seu pet, por isso recomendamos que você o observe para estar atento se seu cão necessita de cálcio, e assim você poderá atacar o problema com maior rapidez.