Como saber se sou o líder da matilha?

Existem algumas teorias, algumas bastante antigas, que dizem que para ter uma boa relação diária com o seu cão você deve deixar muito claro que você é o líder da matilha. Mas, você está interessado em ser?

O que significa ser o líder da matilha

Certamente você já ganhou o título de líder da matilha se conseguiu que o seu cão entenda claramente que, em sua casa, é você quem manda. Você pode confirmar se é o manda-chuva do lugar se conseguir que seu cão:

cachorro e homem caminhando

  • Não peça por comida até que você resolva alimentá-lo. E isso sempre será depois que toda a família já tenha se alimentado.
  • Não tente passar pela porta antes de você ou ir à sua frente durante os passeios diários.
  • Compreenda que não receberá demonstrações de carinho de sua parte a não ser você queira e que isso jamais ocorrerá se ele ficar ansioso ou exigente demais.

Mas a grande pergunta: você quer um cão para isso?

“Como educo o meu cachorro? Devo deixar claro que sou o líder da matilha? Tenho que ser frio e distante com ele para que respeite a minha autoridade.” Antes de responder a essas questões, talvez você deva considerar o que o faz querer ter um animal de estimação.

Por que temos animais de estimação?

Quando alguém decide compartilhar a sua vida com um animal de estimação, supomos que o faz como uma forma de dar e receber afeto, contar com uma companhia, cuidar de outro ser vivo…

Mas de onde vem a frase de que o cão é o melhor amigo do homem se o que fazemos com o animal é transformá-lo em vítima dessa atitude tão humana de exercer dominação sobre um ser supostamente mais fraco?

É como se você descontasse no cão o fato de seu chefe ser autoritário ou o seu parceiro não fazer o que quer, e não o que você gostaria que ele fizesse. Mas que culpa tem o seu peludo para fazer você depositar nele todo o seu desejo de provar que é o macho ou a fêmea alfa?

Ser o líder da matilha serve para algo?

Você deve estar se perguntando para que serve, afinal, ser o líder da matilha. Você quer realmente ser um? O ideal, tanto com seu bicho de estimação como com as pessoas, é que se estabeleçam regras de convivência claras, coerentes e precisas.

O seu cão pode apresentar problemas de comportamento em alguns momentos. Entretanto, supor que ele o faz para demonstrar que ele é o líder da matilha ou para desafiar a sua autoridade é um exagero.

Dessa forma, se o seu amigo peludo estraga objetos de casa, defeca em qualquer lugar ou é agressivo, talvez você deva considerar que ele:

  • Tem medos ou traumas não resolvidos.
  • Está estressado com alguma situação pontual.
  • Sofre muito quando fica sozinho por muito tempo.

A teoria da dominação já está fora de moda

É verdade que hoje em dia existem pessoas que se dizem especialistas em comportamento animal e continuam lucrando com essa história de macho alfa e dominação.

Mas a verdade é que essas teorias estiveram em voga há muito tempo. Elas já não fazem muito sucesso entre especialistas, porque estudos posteriores demonstraram que não possuem base.

E embora os lobos, animais famosos por viverem em matilhas, sejam os ancestrais dos cães domésticos, também é verdade que entre eles e o seu amigo peludo há séculos de evolução e mudanças geradas pela convivência dos cães com os seres humanos.

O seu cão o vê com o líder do grupo?

pitbull com homem

O ideal é que, sem cair no erro de humanizar o seu companheiro, você o eduque com regras básicas de comportamento para que as convivência entre todos os membros da família seja a melhor possível.

E se algum problema de comportamento surgir, tente encontrar a origem e não hesite em procurar os conselhos de profissionais sérios.

Por fim, aproveite o seu animal de estimação. Ele certamente enxerga você como alguém que ama e não deve fazer a mínima ideia do que é ser líder da matilha. É por isso mesmo que, no fim das contas, esse título não serve para muita coisa.