O que saber sobre a raça Sharpei

Sharpei

É certo que você conhece esta raça, mas possivelmente não sabia seu nome. Sim, Sharpei é o nome desta bela raça enrugada que desperta paixões em crianças e adultos. Embora esses cães sejam muito mais belos quando são filhotes, ao crescerem ainda mantêm algumas de suas rugas e um porte elegante e soberbo que os caracteriza. Você gostaria de saber mais sobre esta raça?

Origem do Sharpei

Filhotes de Sharpei

O Sharpei é uma raça originária da China e existe desde 206 a.C. Foi símbolo da dinastia Hão e seu nome, que é chinês, significa pele de areia. Um nome muito apropriado frente a mobilidade e a forma de suas rugas. Em seus primeiros anos foi utilizado como guardião de tumbas, logo passou a ser utilizado como cão de briga e de defesa e, por último, como animal de estimação.

Quando se implantou o regime comunista na China, nos anos 60, esta raça esteve a ponto de desaparecer. O motivo foi porque este regime realizou uma perseguição atroz contra os animais de estimação, já que pensavam que estes eram um símbolo de quem era seus inimigos e porque acreditavam que dar de comer a um animal de estimação era um desperdício.

Hoje em dia, segundo o livro Guiness dos Recordes, o Sharpei é conhecido como a raça mais estranha do mundo. Muitos asseguram que o Sharpei é uma mistura entre o Pastor Tibetano e Chow Chow, já que eles compartilham muitas características com ambos, embora não exista nada comprovado cientificamente.

Características do Sharpei

Sem dúvida, a principal característica do Sharpei são suas rugas. Cada vez que vemos um filhote de Sharpei não podemos conter o desejo de apertar suas rugas. Entre elas se destacam as rugas de sua cara, símbolo para os chineses de longevidade. Há dois tipos do Sharpei:

  • Americano. São menores, mas mais encorpados e suas rugas são muito mais marcadas. Seu focinho é mais grosso e seu pelo um pouco mais comprido do que o do tradicional.
  • Tradicional ou chinês. É mais magro, em geral mais alto e com pernas retas. Seu pelo é mais curto.

A cor do pelo do Sharpei pode ser qualquer uma, mas sempre uma única cor. Não existe Sharpei de duas cores ou mais. Embora a cor mais usual seja a dourada, existe uma mais procurada e, também, mais cara: a chocolate. Isto é porque há muito menos Sharpeis dessa cor.

Personalidade

Sua personalidade é muito similar a dos gatos. É um cão sereno e muito tranquilo. Até brinca arranhando! É muito independente e embora possa haver muitos membros em sua família humana, apenas terá como dono a um.

Quando são filhotes, os Sharpeis são muito rebeldes, embora isso mude para melhor ao crescerem. Tenha isto em conta se você está pensando em adquirir um. Frente a estranhos, ele se comportará de forma indiferente. 

É um pouco teimoso e arrogante, por isso ele deverá ter algumas sessões de adestramento desde pequeno. Tratá-lo de forma dura ou optar pelo castigo físico não é uma boa ideia, pois isso incentivará a sua agressividade. Será um cão de guarda excelente, embora com os membros da família será amoroso e dócil.

Sua personalidade um tanto arrogante fará que frente a outros cães ele queira ser o líder. Para melhorar esta atitude, é imprescindível que você ajude ao seu Sharpei a se socializar desde filhote.

Cuidados

Cão Sharpei

O Sharpei não requer mais cuidados do que outros cães. Apesar do mito de que você terá que lavar suas rugas diariamente para que não contraiam enfermidades, o Sharpei não está mais exposto a estas doenças do que outros cães.

Embora é certo que as ranhuras de suas rugas são um esconderijo perfeito para carrapatos e outros parasitas, por isso recomendamos que use um antiparasitário em spray pelo menos uma vez por semana nessa área.

O pelo do Sharpei não deve ser tosado jamais, entre as razões para isto está a dificuldade de tosá-lo em suas zonas rugosas, podendo lhe machucar. Escovar seus pelos uma vez por semana já será mais do que suficiente.

Os olhos deverão ser lavados a cada manhã com soro fisiológico ou água de camomila, já que se acumulam grandes quantidades de remelas nos olhos, devido a suas rugas, e isto poderá lhe causar alguma doença.

As orelhas são mais delicadas. Devido a sua forma e posição, o canal auditivo é muito pequeno, o que faz com que a sujeira e a cera o alcancem rapidamente. Verifique diariamente os ouvidos de seu cão e remova a cera que encontrar. Se em algum momento você sentir o cheiro de algo estranho vindo de suas orelhas, leve-o a um veterinário.

O Sharpei será uma boa escolha se você quer um cão leal, tranquilo, bonito e elegante.