Como saber o tamanho máximo ao qual meu cão pode chegar

Como determinar o tamanho máximo de um cachorro

Quando você quer ter um cão, uma das incertezas mais comuns costuma ser o tamanho máximo que ele alcançará quando estiver mais velho, já que isso costuma ser importante para determinar se o lugar onde ele viverá tem as condições adequadas para ele.

Além deste fato, outra das razões principais gira em torno do crescimento desmedido que alguns cães costumam apresentar, situação que é fundamental poder antecipar para prevenir qualquer tipo de inconveniente pelo tamanho máximo que alcançarão.

A partir de tudo isso, hoje falaremos sobre como podemos determinar o tamanho máximo que nossos companheiros de quatro patas podem ter, e iremos compartilhar uma série de conselhos que serão de muita ajuda a você. Estes são os de maior destaque.

Determine o tamanho máximo de seus pais

Cadela com filhotes

No caso de ter um cachorro de raça, uma das maneiras mais eficientes de saber quão grande ou pequeno ele será gira em torno de determinar como são seus pais, já que no geral as fêmeas costumam ser muito parecidas com suas mães no que diz respeito à altura, enquanto o mesmo ocorre entre os machos e seus pais.

Além deste fato, existem outros detalhes que você deve levar em conta:

  • Quando existe uma diferença na estatura dos progenitores, o mais provável é que a altura do filhote seja intermediária;
  • Se você determinar o peso e tamanho médios da raça do seu cão em diferentes etapas e notar que ele não apresenta os mesmos números, o mais provável é que seja maior ou menor do que a média;
  • No caso do seu pequeno ser de raça mestiça, basta realizar uma média do tamanho natural das raças de seus pais.

Como você pode perceber, os genes do cachorro podem oferecer muitas respostas.

Calcule seu peso

Uma das melhores coisas que você pode fazer para saber o tamanho que seu pequeno amigo de quatro patas alcançará é calcular o seu peso baseado em quanto ele pesa atualmente.

Para fazer isso, você deve dividir seu peso em libras pela idade em semanas, e sem seguida multiplicar este número por 52. Ou seja, se o seu cão pesa 12 libras (o equivalente a 5,5kg) e tem 12 semanas de idade, divida 12 por 12 para conseguir 1, e em seguida multiplique por 52.

Em poucas palavras, seu filhote ganhará aproximadamente 52 libras (23,6 quilos) anualmente, o qual servirá para contar com uma estimativa aproximada da altura do seu pequeno amigo em um ano, tempo no qual a grande maioria dos cães chegaram ao seu pico de crescimento.

É de fundamental importância ressaltar que os cães pequenos completam seu desenvolvimento quando ainda têm poucos meses de idade, enquanto os grandes seguem crescendo por mais tempo, já que desta forma você pode se dar conta de que os primeiros, no geral, serão menores do que sua altura calculada de adulto através deste método, enquanto com os segundos ocorrerá o contrário.

O que acontece se meu cão é mestiço?

Quando seu belo filhotinho não conta com uma raça determinada ou se você não tem a menor ideia de quem são seus pais, este é um problema de difícil solução, já que como acabamos de mencionar, seus progenitores costumam facilitar a informação mais determinantes para podermos saber quanto crescerá o pequenino.

No entanto, longe de significar que não há saída, a chave para saber de que tamanho ele será está no tamanho das patas e das orelhas em relação ao seu corpo, já que se elas são muito grandes, o mais provável é que seu companheirinho contará com uma grande estrutura quando for adulto.

Recomendações para cuidar de um cachorro grande

Golden

No caso do seu cachorro ser bem grande, você deve cumprir uma série de requisitos essenciais para cuidar dele da forma mais adequada. Se você não os conhece, iremos compartilhá-los a seguir:

  • Ofereça um lugar espaçoso para ele;
  • Seja rigoroso com a sua dieta, já que em algumas raças, como o Golden Retriever, o sobrepeso pode ser um problema comum quando não prestamos atenção à sua alimentação;
  • Leve-o para passear quantas vezes forem necessárias, já que um bom exercício é fundamental para a saúde.

Como você pode notar, determinar o tamanho máximo que o seu cão pode alcançar não é uma tarefa tão difícil quanto parece.