Sabia que os cães odeiam os abraços?

abraços

Abraçar o nosso pet parece ser algo inevitável, já que a aparência de pelúcia deles (especialmente quando são pequenos), os tornam irresistíveis e não queremos mais nada além de que lhes dizer: Veem no colo! Porém, e infelizmente, os cães odeiam os abraços, ou pelo menos é isso que quis provar um novo estudo realizado. Contaremos mais a seguir.

Estudo revela que os cães odeiam os abraços

Este estudo que foi realizado pelo “Psicology Today” quis demonstrar os sentimentos dos cães quando eles eram abraçados. Mas como os estudiosos fizeram isso? De uma maneira simples, tiraram fotos de 250 cães no exato momento em que estavam sendo abraçados por seus donos.

Estas fotos revelaram a linguagem corporal dos animais, o que nos permitiu ver claramente seus sentimentos.

A importância da linguagem corporal dos cães

abraços

Os cães não têm o dom da fala como as pessoas, por isso procuram outras maneiras de se comunicarem, seja com os seres humanos ou com os seus congêneres. Esta forma de comunicação nos cães é a linguagem corporal, através de olhares e gestos os cães podem expressar como se sentem a cada momento. Podemos inclusive saber se um animal tem estresse ou ansiedade. Quais são as provas de que um cão está desconfortável segundo a sua linguagem corporal?

Orelha para trás

Quando um cão deixa suas orelhas para trás, isto demonstra desconforto, nervosismo e medo. Algo que o cão não gosta, a forma dele de demonstrar isso é essa.

Língua para fora

Se as orelhas para trás estiverem acompanhadas pela boca aberta com a língua para fora, não há dúvida de que o seu cão está estressado. Se você o está abraçando e ele tem essa postura, o melhor a fazer é soltá-lo e o deixar em paz.

Movimentos trêmulos

Se enquanto você abraça o seu cão ele treme, ou parece que o faz, é porque ele se sente assustado e incômodo, ele quer que você pare o que quer que esteja fazendo e que ele não entende.

Se encolhe

Se você chama o seu cão e ele parece se encolher em algum canto da casa e te olha desconfiado, esqueça-o, ele está te dizendo “preciso de espaço”. Um abraço não é uma boa ideia agora.

Se retorce

Tenha você o seu cão nos braços ou não, se ele se retorce, ele não quer que continue com o que esteja fazendo. Deixe-o no chão e lhe dê espaço.

Os dados do estudo

Uma vez compreendido o significado da linguagem corporal, vejamos agora por que este estudo revelou que os cães odeiam os abraços. As fotos mostraram obviamente todos os gestos que os bichinhos fizeram enquanto seus donos os abraçavam.

Este estudo que demonstrou que os cães odeiam os abraços chegou a tal conclusão porque 81,6% dos cães utilizados como amostra na pesquisa apresentaram os sinais mencionados acima, demonstrando ansiedade, medo e o nervosismo que o abraço despertou neles.

abraços

Autor: Ana Fontes

Só 7,6 % pareceu que estava à vontade com os abraços (possivelmente nisto possa influir a raça, o tempo que o animal já está junto a seu dono ou o vínculo especial formado entre eles).

Aproximadamente 10% se manteve neutro enquanto eram abraçados.

A diferença de percentagens foi devastadora, podendo afirmar que os cães odeiam os abraços. Mais quais razões o autor desta investigação científica nos dá para justificar que os cães odeiam os abraços?

Bom, Stanley Coren nos deixou ver que os cães são animais cursoriais. Isto significa que tanto seu corpo como seu cérebro, seu instinto e seus impulsos estão preparados para correr e para estar em movimento. Um abraço o faz permanecer imobilizado, o que faz com que ele se sinta preso e que não possa realizar o que realmente quer: se move e correr.

Assim, se você ama o seu cão, não o abrace! Ironias da vida…