Sabia que os gatos se perdem mais que os cães?

gatos se perdem mais que os cães

Sempre ouvimos que os gatos sabem como voltar para casa. De fato, se algum de nossos amigos tem felinos como animais de estimação, é provável que mais de uma vez quando fomos à casa deles, que os bichanos não estivessem presentes e que, depois, eles retornassem sozinhos. Mas, sabe de uma coisa? Se você tem um amigo assim, diga a ele que ele tem muita sorte de que seu animal de estimação volte para casa, pois os gatos se perdem mais que os cães.

Dizemos isso porque as estatísticas demonstram que os gatos se perdem muito mais do que os cães. Estes números demonstraram que, pelo menos 70% dos cães retornam para casa com sua família, enquanto só 5% dos felinos retornam. Por que isso ocorre? Contaremos neste artigo.

Por que os gatos se perdem mais que os cães?

Gatos

Há vários motivos pelos quais os gatos se perdem mais que os cães. Iremos enumerar abaixo:

  • O olfato. Os gatos não têm o olfato desenvolvido da mesma maneira que os cães, por isso eles não têm a memória olfativa e isso lhes dificulta a tarefa de retornarem para casa quando se perdem.
  • Microchip. Apesar deste sistema de identificação ser obrigatório para gatos e cães em muitos países, foi comprovado que, por exemplo, na Espanha, apenas 20% dos felinos o têm, contra 90% dos cães. Por isso também quando um gato se perde é muito mais difícil ele ser localizado.
  • Não sabem se virar sozinhos. Apesar da fama de independentes que os gatos ganharam, um gato que foi domesticado e que está acostumado a estar entre humanos, se se ver fora de seu refúgio, se encontrará perdido e não saberá o que fazer por ele mesmo, ou seja, ele não saberá se virar sozinho.
  • Se agrupam. Os gatos são muito familiares, com os humanos e com outros felinos. Se começarem a brincar com outros na rua e de repente se perderem, eles formarão uma nova família com seus novos amigos felinos.

Como evitar que seu gato se perca

Há muitas coisas simples que você pode fazer para evitar que o seu animal de estimação felino se perca. Se todos os donos as aplicassem não teríamos que voltar a dizer que os gatos se perdem mais que os cães.

gatos se perdem mais que os cães

  • Coloque um microchip. Isso é mais que uma simples obrigação, é uma proteção para o seu animal de estimação e uma segurança para você de que seu animal não se perderá. Em caso de desaparecimento, um microchip é uma forma 100% segura de localizar o seu animal de estimação.
  • Janelas fechadas. Tudo bem que o seu gato saia para o terraço ou apareça nas janelas, mas se ele o faz enquanto você não está em casa, o mais normal que pode acontecer é que ele escape. Para evitar isto, deixe portas e janelas fechadas enquanto você não estiver em casa para se assegurar que quando você retornar, seu felino estará aí.
  • Coleira com identificação. Isto é algo que estamos acostumados a colocar nos cães, mas não nos gatos. Entretanto, um felino também é um animal de estimação e, como vimos, os bichanos se perdem mais que os cães. Então, por que não colocar uma coleira com identificação? Assim, se o seu gato se perder, quem o encontrar saberá onde ele vive e o levará até sua casa.
  • Comece a procura-lo o quanto antes. Muitos donos de felinos ficam de braços cruzados quando seu animal de estimação desaparece porque acreditam no mito mencionado no começo desse artigo, de que os gatos sempre voltam para casa. Acreditam que mais cedo ou mais tarde o bichano retornará por seus próprios meios, mas o certo é que isso não costuma acontecer.

Adiar a busca não traz nada além de inconvenientes, pois quanto mais o tempo se passar, mais longe estará o seu gato de retornar para casa. Portanto, se o seu gato se perder, não cruze os braços, comece a procurá-lo o quanto antes, para que você ainda possa recuperá-lo.