Sabia que os cães também assistem televisão?

cães também assistem televisão

Os animais de estimação costumam ser um membro a mais da família e compartilham muitas de nossas atividades cotidianas. Por isso não é muito estranho que eles se sentem conosco em frente à televisão. Mas embora esteja comprovado cientificamente que os cães também assistem televisão, as perguntas a responder são o que é que eles realmente veem e o que lhes chama a atenção.

Um estudo para saber por que os cães também assistem televisão

Esta e outras perguntas tentaram ser elucidadas por cientistas da Universidade Central de Lancashire, no Reino Unido. O estudo realizado compôs um relatório intitulado de Meu cão está assistindo televisão? Lá apontam que, para confirmar que os peludos também assistem televisão, usaram mecanismos de seguimento de visão muito parecidos com os que se utilizam para analisar os olhos das pessoas.

caes-tambem-assistem-televisao-2

Foi assim que eles descobriram que os cães também assistem televisão, assim como os seus donos, e que eles não são indiferentes à programação e têm suas preferências de conteúdo. Entre as conclusões às quais chegaram os peritos, destacam-se:

  • Os cães preferem programas que os membros de sua espécie são protagonistas ou aparecem com regularidade.
  • Sua atenção é muito dispersa e dura pouco tempo. Geralmente apenas alguns segundos.
  • Os latidos ou gemidos de seus pares provenientes do televisor chamam particularmente sua atenção.
  • Também se mostram interessados quando escutam ordens ou gritos humanos.
  • Para observar o que lhes interessa, ficam a poucos centímetros da tela.

Segundo um estudo de uma universidade do Reino Unido, os cães não são indiferentes às imagens transmitidas na televisão. Mas preferem os programas que os cães são protagonistas.

Como os cães veem o mundo e a televisão

A esta altura devemos recordar que os cães enxergam de uma maneira diferente da nossa. A visão canina é dicromática porque têm dois tipos de receptores de cor ou cones. Isto significa que eles percebem duas das três cores primárias. Apenas captam o amarelo e o azul.

Mas também os olhos dos cães são mais sensíveis ao movimento que os nossos. Isto faz suspeitar que o maior grau de nitidez das telas de alta definição atuais é o principal responsável para que os peludos se mostrem mais atraídos pelas imagens televisivas.

Os aparelhos mais antigos, por mostrarem menos fotogramas por segundo, não chamam tanto a atenção dos peludos. É que, ao captarem imagens com mais rapidez que os olhos humanos, era como se os cães estivessem vendo um filme mudo do Charles Chaplin nos velhos televisores.

Um canal de TV exclusivo para peludos

Mas algumas das conclusões às quais só chegaram agora os investigadores do Reino Unido, parece que já tinham sido dadas como certas muito antes por algumas pessoas do outro lado do Atlântico.

2012 foi o ano de inauguração da Dog TV nos Estados Unidos. Trata-se de um canal on-demand exclusivo para cães. A ideia dos criadores deste canal é ajudar os cães que ficam sozinhos em casa.

Conforme explicam seus responsáveis, os programas foram pensados para os cães tanto a nível visual quanto auditivo. Assim procuram tanto estimulá-los como relaxá-los e entretê-los para reduzir o estresse e a ansiedade por separação.

Se quiser dar uma olhada na Dog TV, aqui lhe deixamos alguns vídeos disponíveis do youtube.

Que a televisão não substitua as brincadeiras e os carinhos

tratar-um-cao-como-bebe

Assim se você ainda não sabia, agora já sabe que os cães também assistem televisão. Como grande parte dos membros da família, os cães também assistem a televisão. Um motivo a mais para compartilhar mais uma atividade com o seu animal de estimação. Embora certamente o seu amigo terá pouco interesse nas notícias ou nas telenovelas, exceto se tiverem algum de seus congêneres como galã.

Mas muito cuidado. Que esta informação não sirva de desculpa para você deixar de prestar atenção e ligar a televisão para que ele se distraia sozinho. Um ou vários programas de televisão não substituirão os passeios e nenhuma boa sessão de brincadeiras e carícias. Embora os cães também assistam televisão, não é bom que eles estejam todo o dia diante dela.

Tudo em sua justa proporção.