Saiba por que seu cão deve nadar

Ainda que nem todos saibam, da mesma forma que os seres humanos gostam de nadar quando o calor chega, os cães também adoram. Como sabemos, a natação é também uma das atividades físicas mais completas para os caninos, trazendo diversos benefícios para eles. Ainda que, em um primeiro momento, nosso bicho de estimação possa ter um pouco de medo de entrar na água, pouco a pouco ele irá se acostumar. Se o dono está junto dele na água, o prazer desse esporte será ainda maior.

Se analisarmos a raça de nosso amigo, veremos que existem algumas que são mais propensas que outras a nadar. Entre elas estão o Labrador, Terra-Nova e muitos outros.

É importante considerar também que os cães, assim como as pessoas, gostam de diversificar as atividades físicas. O passeio diário é bom, mas eles também podem ficar entediados e uma atividade diferente e uma ótima opção. Sobretudo durante as estações mais quentes do ano.

O calor sufoca os cachorros e um banho é a melhor ideia para que eles possam se refrescar. Para evitar possíveis problemas em locais públicos, como piscinas, praias, lagos e rios, e se tiver espaço em casa, uma piscina inflável é ideal e não custa muito dinheiro.

Vantagens da natação para os bichos de estimação

cachorro nadando

Outra grande vantagem da natação para o seu cachorro é que ele poderá gastar a energia que sobra. A natação é o esporte ideal para evitar que a energia acumulada se transforme em ansiedade e, consequentemente, mau comportamento.

O animal que pratica essa atividade física regularmente, além de se refrescar, ficará mais relaxado e de bom humor. Nadar também é ideal para controlar o excesso de peso dos nossos animais.

Raças que nadam melhor que as outras

Ainda que a maioria dos cães saibam nadar de forma inata, uma característica muito conhecida desses animais, é preciso saber que nem todos os cachorros nadam ou podem aprender a nadar, e alguns não gostam de água. Um bom exemplo é o Bulldog. Os indivíduos dessa raça afundam toda vez que tentam nadar graças, entre outras coisas, às suas características anatômicas.

Os cachorros que, por instinto, conseguem nadar com mais facilidade, são os das raças a seguir:

  • Poodle;
  • Setter Inglês;
  • Golden Retriever;
  • Labrador;
  • Terra-Nova;
  • Setter Irlandês;
  • Pastor Australiano.

As raças que devem nadar com a ajuda de um colete salva-vidas são:

  • Bulldog;
  • Bulldog Inglês;
  • Bulldog Francês;
  • Terrier Escocês;
  • Chow Chow.

Os primeiros passos da natação

Durante as primeiras experiências com a natação, nosso amigo peludo não deve ficar sozinho. A atividade tem que progredir devagar, pouco a pouco. As primeiras tentativas, inclusive, serão bastante divertidas.

A cão ficará mais confiante e seguro de entrar na água a cada nova tentativa, e passará a mergulhar sem dificuldades. Se ele não quiser entrar, você não deve insistir. O melhor é voltar a tentar em outra oportunidade.

Às vezes, o cão pode sofrer algum incidente, que pode não ter relação direta com a natação em si, mas que exige cuidado. Ele pode, por exemplo, ser picado por uma água-viva no mar ou por abelhas em piscinas.

Filhotes

filhote nadando

A natação é um complemento ideal para os filhotes. Em suas primeiras experiências com a água, os filhotes estarão um pouco desengonçados, mas é normal, afinal o seu corpo ainda está se desenvolvendo. Conforme o tempo passa, músculos, articulações e ossos vão se fortalecendo, dando mais coordenação e equilíbrio ao animal. Os movimentos que eles realizam na água ajudam muito nesse crescimento.

Se o seu bicho de estimação está ferido por causa de algum acidente, o veterinário provavelmente irá recomendar que ele pratique natação. Em pouco tempo veremos como a recuperação se dará de forma positiva, graças aos movimentos que ele desenvolve na água.

Depois de nadar

Depois de ter se refrescado, você deve ensinar o seu cão a sair da água por si mesmo. Depois, enxágue-o com água limpa caso ele tenha nadado em locais com níveis altos de cloro ou sujeira. Também é bom oferecer uma recompensa a ele, para que associe a natação a uma atividade positiva e divertida.

Se o colete salva-vidas foi utilizado, ele deve ser enxaguado. Se o nosso amiguinho usava algum colar, seque-o bem ao chegar em casa antes de colocá-lo de volta.