Saiba por que o seu cão sacode muito a cabeça

Seu cão sacode muito a cabeça?

Quando vemos que um cão movimenta demais a cabeça pode ser devido a diversas razões; no pior dos casos, há algo que está incomodando os seus ouvidos, e devemos intervir com urgência e levá-lo ao veterinário antes que o caso se agrave.

Os principais problemas nos ouvidos de nosso bicho de estimação costumam ser por muitos motivos, como é o caso de orelhas grandes que impedem a ventilação correta dos canais auditivos, e são um excelente refúgio para bactérias e fungos e provocam infecções e otite. No caso da raça Cocker, as suas enormes orelhas caídas nas laterais da cabeça são algo bem característico.

Causas do por quê um cão sacode muito a cabeça

Cachorro

Nos cães que possuem muito pelo, os canais auditivos tendem a produzir mais cera que o normal. Isso, com o tempo, pode provocar otite. Para evitar esse problema, é muito recomendável que você depile esses canais.

Além disso, há também o caso dos cães que são propensos a terem seborreia, ou seja, quando a sua pele e o seu pelo são muito oleosos. Nesses casos, é provável que se produza excesso de cera nos ouvidos, e você deve tomar medidas contra isso para evitar o aparecimento de afecções.

Outra causa frequente do porquê o seu cachorro sacode muito a cabeça pode ser a presença de algum objeto nos seus ouvidos. Se o animal vive em um jardim com erva daninha, há um grande número de partículas e espiguetas que podem entrar nos canais auditivos do cão, sobretudo, durante o verão. Isso causa muita dor e, por isso, você deve atendê-lo com urgência para que ele possa ser submetido a uma cirurgia e anestesia geral, se for preciso.

Se há crianças na casa, as suas travessuras podem incluir a introdução de algum objeto no canal auditivo do cachorro. Além de se tratar de um verdadeiro problema e de uma urgência, também pode acontecer o caso do cão interpretar isso como uma agressão e se defender, ocasionando resultados indesejáveis.

Limpeza dos ouvidos, higiene e cuidados a serem tomados

Se decidirmos fazer a limpeza dos ouvidos do nosso bicho de estimação, o ideal é usar algodão, que possui a característica de aderir a cera. Os remédios para os ouvidos também podem ser uma boa solução, mas nunca use produtos que podem trazer irritação.

Se decidirmos dar banho no cão, é importante evitar que entre água nos seus ouvidos. O ideal é tapá-las com algodão ou com qualquer coisa que possa protegê-las.

Às vezes, o problema surge devido ao movimento brusco da cabeça do cão ou então o problema pode se agravar se o animal tentar retirar o que o está incomodando. Dessa forma, quando ele sacudir com força a cabeça, o movimento poderá ocasionar problemas, pois ao bater as orelhas contra o crânio os vasos sanguíneos do canal auditivo podem ser danificados. Isso produzirá hematomas.

Movimento ocasional da cabeça

Cachorro com a cabeça inclinada

Há também ocasiões em que o cão movimenta a cabeça de um lado para o outro de uma forma divertida que nós achamos engraçado e muito fofo. Não há nada mais fofo do que ver os nossos amigos movimentarem a cabeça dessa maneira quando estamos falando com eles e essa ser, aparentemente, a forma deles manifestarem a sua opinião sobre o que estamos falando com eles enquanto estamos olhando diretamente para eles.

A explicação para esse movimento se deve ao fato de que quando estamos falando com eles, às vezes, eles não conseguem escutar e interpretar o que estamos querendo dizer, e movem a cabeça para dirigir suas orelhas ao som e tentarem entender um pouco melhor o que estamos dizendo. É comum que eles façam isso se nos dirigirmos a eles com um tom diferente do habitual. Um tom que não identificam nem como de bronca nem de carinho.

Se você observar que o seu cão sacode muito a cabeça, mais do que o normal, para evitar problemas maiores e surpresas, o melhor a ser feito é levá-lo a um veterinário. Ele te dará o diagnóstico correto e te indicará o melhor tratamento para aliviar a irritação, infecção, detectará se ele possui algum objeto dentro dos ouvidos, se é por alguma outra razão, etc.