Como brincar com os nossos amigos felinos

Brincar com seu gato não só é divertido, como também melhora a saúde física dele e proporciona um exercício valioso para os gatos de todas as idades, fortalece o laço animal-humano e é um momento que você não pode desprezar, se você ama o seu pequeno companheiro.

Se você tem gatinhos

gatinhos1

Se em algum momento você já teve gatinhos em casa, deve ter percebido que ele brincam com qualquer coisa.

Por este motivo, é importante que alguns elementos perigosos, tais como cordas, sacos de plástico e objetos pequenos que eles possam comer, estejam fora do alcance deles porque tudo isto pode causar sérios danos à saúde de nossos amigos felinos.

Se você não supervisionar os gatinhos, eles podem ser incansáveis. Muitos donos, provavelmente você, dirá que o único ser que dá conta de brincar com um gatinho, é outro gatinho.

No entanto, não há nenhuma dúvida que você vai gostar de brincar com ele, por meio de diferentes jogos interativos. Mas é muito importante que, na medida em que eles cresçam, não pensem que as nossas mãos são brinquedo.

A importância do jogo interativo

gato-brincando

Brincar com seu gato permite que ele aperfeiçoe suas habilidades de caça. Se você olhar por este prisma, seu gato irá procurar um alvo inimigo, então a abordagem dele certamente será cautelosa, atacando com convicção e saboreando a vitória.

Por outro lado, brincar ajuda o seu gato a manter um peso saudável. É uma forma positiva para que seu amigo gaste energia e não parta para uma agressão negativa.

Além disso, reforça a ligação entre o dono e o gato. Isso também ajuda um gato tímido a ganhar confiança. E é um fato que uma sessão prolongada de brincadeiras é uma boa maneira de facilitar a transição do seu gato para uma nova casa.

E, obviamente, significa muita diversão.

Para brincar com seu gato, é muito importante segurar com força o objeto com o qual ele brinca. Em lojas de animais você poderá encontrar uma variedade de brinquedos, como varinhas, bolas com sinos ou ratos de borracha.

Também é provável que seu gatinho fique muito animado com alguns dos objetos que você tem em casa, tais como anéis, papéis, embalagens plásticas, tampas de refrigerantes, entre muitos outros.

Se seu brinquedo preferido tende a estar sempre as vistas do gato, certamente, esta situação vai parecer chata para ele.

Portanto, é importante que os brinquedos não estejam ao alcance dele, quando se trata de brincadeiras.

Para brincar com seu gato, você tem que levar em conta que o brinquedo é uma pequena criatura assustada que foge do gatinho feroz; o brinquedo tem que estar escondido no canto, debaixo do tapete, etc.

Não exagere, os movimentos que você faz devem ser sempre sutis e eficazes.

Varie a velocidade e a direção do brinquedo. Uma boa ideia para chamar a atenção é a montagem de caixas, a formação de túneis e objetos que cumpram a função de um rato, estas situações serão muito mais atraentes para o seu gato, porque ele vai fazer o melhor para alcançar suas presas.

Durante a brincadeira, deixe seu gato definir o ritmo. Um gato não pode ser forçado a brincar. Mas você pode tentar diferentes abordagens para ver o que é o que gera maior interesse nele.

Seus esforços criativos dependerão de desviá-lo do objeto para que ele tente alcançá-lo. Para conseguir isso, você pode, talvez, desligar as luzes, porque eles gostam de caçar quando há escuridão.

Compare a intensidade da ação ao interesse do seu gato. Depois de um tempo, você vai conhecer o estilo de jogo de seu felino e, certamente, os olhos dele dirão que ele está pronto para brincar.

Lembre-se que você deve deixá-lo ganhar. Mas não deixe ser muito fácil.

Deixe seu gato desfrutar de alguns minutos de perseguição e quando o grande momento chegar, deixe-o marcar o alvo e dar um salto certeiro, de forma que ele possa provar a grande emoção da vitória.

Brincar com seu gatinho fortalece a relação e alivia o estresse. Seu gato irá desfrutar de sessões de brincadeiras regulares, é dessa forma que seus brinquedos ganham vida.

Em uma casa onde existem vários gatos, uma sessão de brincadeira revigorante com humanos pode ajudar os gatos a se darem bem entre eles.

Finalmente, é recomendável que o seu gato tenha, diariamente, duas sessões de brincadeiras por dia, de cerca de 15 minutos cada.