Saiba como os cães melhoram a saúde do bebê

Cães melhoram a saúde dos bebês

Alguns casais com animais de estimação se veem na incerteza do que fazer com o cachorro quando a mulher fica grávida. A verdade é que é somente um mito pensar que um bebê não pode nascer em um lar no qual há animais. Ao contrário do que se pensa, os cães melhoram a saúde do bebê.

Você gostaria de saber como? Em Meus Animais vamos contar, porque não só nos importam os animais de estimação, mas também você e sua família.

Como os cães melhoram a saúde do bebê?

Bebezinho e cão

Em algumas ocasiões, caímos no erro de querer proteger nosso bebê de tudo, inclusive dos ruídos da noite, para não despertá-lo. Mas a verdade é que fazer isso só leva a mais fraqueza em sua saúde e ao sistema psicomotor do bebê, fazendo com que ele seja medroso e pouco resistente às doenças.

Novos estudos concluíram que os cães melhoram a saúde do bebê de diferentes formas.

Estudos na Finlândia

Pesquisadores da Finlândia fizeram alguns testes com 397 bebês, dos quais a metade viviam com cães em casa e a outra não. Pois bem, os que viviam com cães, todos, em seu primeiro ano de vida, tiveram menos resfriados, otite, tomaram menos medicamentos e tossiram e espirraram menos do que aqueles que não viviam com cães.

Por quê? Muito fácil. Os cães têm contato com o exterior e de forma inconsciente trazem ao lar microrganismos e pequenas bactérias. Fiquem tranquilos! Pode parecer arriscado, mas não é. O fato do nosso cão trazer pequenas bactérias para casa fortalece o sistema imunológico do bebê e faz com que seja menos propenso a contrair doenças. 

No entanto,  um bebê que vive em “uma bolha de amor” e que não está exposto a nada, quando o menor dos microrganismos aparecer por perto, o bebê vai contrair a doença de forma rápida e intensa.

Estudos da revista Pediatrics

Esta revista pertencente à Associação Americana de Pediatria e fez alguns estudos que coincidiam com os resultados dos pesquisadores da Finlândia.

Mas acrescentado a isso, reconheceram que ter cães em casa permite que os bebês tenham menos problemas respiratórios ou até pode evitar a asma, inclusive.

A conclusão é pelos mesmos motivos. Um bebê deve viver no mundo real, exposto ao que existe no ambiente para que seu corpo saiba como combatê-lo quando este for prejudicial.

Nestes estudos, as porcentagens foram elevadas. No caso dos bebês que conviviam com cães, tinham 44% a menos de chances de contrair doenças. 

Pois bem, quem sabe se você não tiver um cachorro e depois de saber isso gostaria de ter um. Como escolher?

Qual cachorro escolher se você tem um bebê

Obviamente, não é preciso dizer que é necessário radicalizar as precauções para que o cão esteja limpo e não lamba o bebê ou que o bebê não coloque a mão na boca do cachorro. Mas saiba de forma segura que os cães melhoram a saúde do bebê, e se escolher um, fará de seu bebê uma criança mais saudável.

Foi comprovado que os melhores cães para acompanhar bebês são os cães grandes, que farão as funções de excelentes cuidadores, de cavalos ou até de almofadas.

Mesmo que pareça ser uma raça mais agressiva, os cães têm um sentido e amor especial com os bebês e serão seus protetores até o final, aconteça o que acontecer. Não importa o que seu bebê fizer, um cão jamais vai poder se irritar com uma criança e sua paciência vai chegar a limites imprevistos, quem sabe até para você.

Cães grandes

Se seu espaço em casa permite ter um cachorro grande, recomendamos:

  • Dogue Alemão;
  • Golden Retriever;
  • Collie;
  • Mastim espanhol;
  • São Bernardo.

Cães médios ou pequenos

Cachorro lambendo bebê

Agora se você mora em um apartamento pequeno ou se suas economias não permitem o apetite de um animal dessas dimensões, estes cães de tamanho pequeno ou médio são geniais para estar com crianças e também são cães que melhoram a saúde do bebê:

  • Pug;
  • Boxer;
  • Beagle;
  • Bulldog francês.

Obviamente, todos os cães melhoram a saúde do bebê, por isso seja qual for o cão escolhido, será uma boa escolha. Além disso, estamos seguros de que você vai viver muitos momentos divertidos com seu cachorro e seu bebê. Desfrute destes momentos!