Saiba tudo sobre a raça Cão Boiadeiro Bernês

Cão Boiadeiro bernês

O Cão Boiadeiro Bernês não é um cão muito conhecido, alguns inclusive o confundem com um São Bernardo, embora suas diferenças físicas sejam óbvias. Porém, o Cão Boiadeiro Bernês é um cão que vale a pena conhecer. E, por isso, vamos analisá-lo por completo neste artigo.

Origem do Cão Boiadeiro Bernês

Esta raça também é conhecida como Bernese, Bernese Mountain, Cão da Montanha, Bouvier Bernois e por outros nomes. Sua origem provém de Berna (como seu nome indica),  capital da Suíça.

Seu primeiro trabalho foi como cão pastor de gado de animais grandes e também como guardião de residências. Embora em ocasiões já tenha sido utilizado para puxar as carroças de seus donos quando estes saíam para vender leite.

Depois, quando notaram o nível de inteligência do Cão Boiadeiro Bernês, ele foi adestrado e utilizado para ser cão de salvamento. E por último, quanto mais sua personalidade foi sendo conhecida, ele foi aceito como animal de estimação.

Características do Cão Boiadeiro Bernês

O Cão Boiadeiro Bernês é um cão grande e forte, com um grande porte e elegância.

Medidas

Suas medidas em cruz são de 64-70 cm, no caso do macho, e de 58-66, no caso da fêmea. É um cão de corpo comprido e de patas de medidas médias. Seu pescoço é forte e musculoso e suas costas, quando retas, criam um ângulo de 90 graus com a forma de seu corpo.

Cabelo e olhos

A peculiaridade do Cão Boiadeiro Bernês no que se refere ao pelo é que apenas o encontraremos em uma tonalidade: branco na barriga e na parte inferior das patas, preto no resto do corpo, mas apresentando algumas áreas em cor marrom clara.

Seu pelo é longo e não é completamente liso. Para cuidá-lo e mantê-lo brilhante, é importante escová-lo pelo menos uma vez por dia.

Seus olhos são marrons escuros e não são nem saltados e nem afundados, embora, em algumas ocasiões, alguns podem apresentar pálpebras cansadas. Isso tem solução, com uma leve cirurgia.

Personalidade

Apesar de sua fortaleza e seu grande tamanho, o Cão Boiadeiro Bernês é um cão ideal para estar com crianças. Será um excelente guardião da casa, já que tem um instinto bastante definido de ser guarda. É um cão amável e simpático com todos, embora, às vezes, com os estranhos, possa apresentar um pouco de receio.

É um cão independente, mas nem por isso é menos carinhoso.

Cuidados especiais

A maioria dos exemplares do Cão Boiadeiro Bernês, ao se tornarem idosos, podem vir a sofrer de displasia de quadril. Para evitar isso, no maior grau possível, é necessário que desde muito pequeno ele tenha uma rotina disciplinadora de exercícios que continuará por toda a sua vida.

O Cão Boiadeiro Bernês é um cão muito ativo que precisa se mover e, portanto, necessita de espaço. Se, por algum motivo, não puder sair diariamente, ele precisará estar em um jardim ou quintal grande para que não se sinta encarcerado.

Portanto, por mais que você goste do Cão Boiadeiro Bernês, se você mora em um pequeno apartamento, recomendamos que pense em outra raça para ter como animal de companhia.

Antes de comprar um Cão Boiadeiro Bernês

cao-boiadeiro-bernes-2

Como todos os cães de raça, será difícil encontrar um para adotar, embora sempre recomendemos que investigue um pouco caso encontre um.

Mas, se você já decidiu que o Cão Boiadeiro Bernês será o seu cão ideal, tome cuidado se quiser comprar um pela Internet, e leve em conta estes conselhos:

  • Assegure-se de que quem o vende responde a todas e a cada uma de suas perguntas.
  • Pesquise sobre o que dizem outros clientes sobre ele.
  • Observe se o vendedor é recomendado por outros donos.
  • Ele deve garantir que dará um acompanhamento ao cão.
  • Deve dar a você garantias de que o animal está perfeitamente saudável.
  • Não aceite que lhe entreguem o cão antes de dois meses, já que isso impediria seu imprinting.
  • Deve entregá-lo com caderneta de vacinação e desparasitação.
  • Tem que entregar com pedigree. Não se deixe enganar com frases como “com pedigree sairá mais caro”. É mentira!

Se você já decidiu que o Cão Boiadeiro Bernês será seu companheiro de vida, você terá um animal leal e carinhoso disposto a tudo para fazê-lo feliz. Desfrute muito da companhia dele!