Saiba tudo sobre os psicólogos de animais de estimação

Muitas pessoas, ao ouvirem que um cão vai ao psicólogo, podem achar que se trata apenas de mais um ato de ostentação “desses fanáticos pelos animais”. Isso está longe da realidade, porque os nossos amigos podem sofrer de depressão, medos, ansiedade e outros distúrbios que podem torná-los infelizes. O que fazem os psicólogos de animais de estimação para resolver essas situações?

Nesses casos, a ajuda de um psicólogo de animais de estimação pode ser vital para que seu pet recupere a felicidade perdida. Entretanto, o que é um psicólogo de animais de estimação? Como eles trabalham? Que efeito pode ter sobre os nossos animais? Iremos responder a essas e a outras perguntas neste artigo.

O que são os psicólogos de animais de estimação?

ca%cc%83o-gato-veterinario

A psicologia animal estuda a conduta e o comportamento dos animais para determinar o que acontece em sua mente e como agir em conformidade.

Por sua vez, em casos particulares, eles examinam o comportamento dos seres humanos que convivem com tal animal, a fim de distinguir as possíveis causas que podem levar a um transtorno no animal.

A psicologia animal também é conhecida como Etologia.

Como trabalham os psicólogos de animais de estimação?

Todo comportamento que o seu animal de estimação apresenta pode ser associado a uma patologia. Os psicólogos de animais de estimação dedicaram parte da sua vida a relacionar a linguagem corporal dos animais com transtornos mentais, depressões, ansiedade e medos.

Laboratórios passaram anos fazendo experimentos para conseguir encontrar a medicação correta para tratar esse tipo de doença em animais.

Ainda que possa parecer estranho, os cães podem até mesmo apresentar esquizofrenia. Daí a importância do papel que os psicólogos de animais de estimação desempenham.

Dependendo do tipo de conduta que o animal apresente, o psicólogo irá agir de um jeito ou de outro. Tal como no caso de pessoas, por vezes, pode ser necessário internar o animal em um centro. Neste, o médico irá tratar o animal e prescrever o medicamento apropriado, além de fazer uma série de exercícios ou terapia que irão melhorar muito a saúde mental do seu animal de estimação.

Quase todos os casos de transtornos mentais dos nossos animais de estimação podem ser resolvidos, mas às vezes a ignorância destes profissionais e sua maneira de trabalhar pode fazer com que o animal continue doente pelo resto da sua vida. Se você está observando sinais estranhos no comportamento do seu pet, não tenha dúvidas, um psicólogo profissional pode fazer muito bem ao seu animal de estimação.

Como eles influenciam nossos animais de estimação?

Um cão triste, apático ou até mesmo demonstrando um desamparo aprendido, pode ser curado com a ajuda de um psicólogo de animais. Mesmo que doa na gente ter de nos separar do nosso animal durante várias semanas ou até mesmo meses, nos casos mais graves isso será um grande benefício para o seu animal de estimação; um pequeno sacrifício por uma vida e uma convivência melhor.

Como escolher um bom psicólogo de animais de estimação?

Não devemos confundir os psicólogos de animais com adestradores ou treinadores. Eles são licenciados em Etologia, a fim de tratar e eliminar os transtornos mentais que nossos animais de estimação podem sofrer.

veterinario-e-ca%cc%83o

Se você não conhece algum de confiança, pode pedir ao seu veterinário para lhe recomendar alguns. A maneira como ele trata o seu animal de estimação irá dizer muito sobre seu profissionalismo e também sobre os resultados.

Como nas primeiras sessões será permitido que você esteja junto com seu animal de estimação, observe como o especialista trata o animal, como fala com ele e como seu animal de estimação reage à sua presença e os seus pedidos.

Se você acha que essa relação animal-médico não parece estar funcionando, você está no seu direito de se recusar a levar o seu animal de estimação para suas consultas e pode sentir-se livre para escolher outro psicólogo. Tudo pelo bem do seu animal de estimação.

Mesmo que talvez esta seja uma ideia nova para você, não hesite em tratar os problemas emocionais que seu animal de estimação possa ter. A Etologia é uma ciência comprovada. Apesar dos comentários de muitos que não entendem como uma pessoa pode saber o que se passa pela mente de um animal, os psicólogos de animais de estimação podem melhorar a qualidade de vida do seu cão, gato, papagaio ou qualquer animal de estimação que você tenha. Para aqueles céticos, nossa pergunta é, por acaso é possível ler as mentes das pessoas e ninguém nega que a psicologia funciona?