Saiba por que você nunca deve dar doces para o seu pet

Dar doces a um animal pode matá-lo

Há pessoas que pensam que um pedacinho pequeno de chocolate ou que dar doces ao pet, ou qualquer outra coisa com açúcar, não irá lhe fazer mal. Entretanto está medicamente comprovado que dar doces a um animal coloca em grave perigo a saúde dele por diferentes motivos.

De fato, qualquer tipo de alimento que contenha açúcar é considerado como tóxico para o animal. Assim se, de vez em quando, você gosta de fazer doces e acha que porque seu cão está te olhando enquanto você os faz, que deverá dar a ele um pedacinho, leia as razões pelas quais você não deve fazer isso.

Que mal faz dar doces ao seu animal de estimação?

Cachorro lambendo chocolate

  • Envenenamento. O açúcar é considerado um dos alimentos mais tóxico para o nosso cão, pois pode desencadear enfermidades graves e inclusive levar o cão a morte, assim dar doces ao seu animal de estimação, ainda que em pequenas quantidades, seria como ir envenenando pouco a pouco o seu companheiro.
  • Diabetes. Os cães têm muita facilidade para sofrer desta enfermidade e, embora a quantidade de doces que você possa vir a dar a ele seja mínima, isso pode causar nele diabetes de forma rápida.
  • Alterações. Nunca devemos nos esquecer que os cães são diferentes de nós em muitos sentidos e que o estômago deles é algo muito diferente do nosso. O estômago dos cães não pode metabolizar certas substâncias que nós, humanos, estamos acostumados a comer, sendo o açúcar uma delas. O alto teor de glicose do açúcar não poderá ser digerido pelo seu animal, o levando assim a ter transtornos sérios em seu organismo.
  • Obesidade. Este composto de glicose tem um alto conteúdo de gorduras e calorias e se seu cão ingerir, ainda que em pequenas quantidades, mas de forma continua, elevará seu peso de maneira visível, o levando a ter outros tipos de problemas como os cardíacos, por exemplo.
  • Pancreatite. Ao consumir mais gorduras do que as que o corpo necessita, o organismo dos cães rapidamente começará a trabalhar para criar a enzima que será a encarregada de digerir e também de absorver a gordura. Esta enzima conhecida como Lipase se forma no pâncreas e, ao ter a necessidade dela, o pâncreas começa a criá-la em grande escala chegando a inchar e a levar o seu cão a uma pancreatite. Isso não é bobagem, é um assunto muito sério.

O chocolate, o alimento doce mais comum

O chocolate fascina a todos os cães. Só de sentir o cheiro eles já sabem que está por perto e, quando você o está comendo e o seu amigo peludo chega e começa a te olhar com aqueles “olhos pidões”, você não consegue resistir e lhe dá um pedacinho. Mas, isso faz bem?

A resposta é clara: NÃO. O chocolate não só é tóxico porque contém açúcar, mas também porque seus compostos fazem dele um dos alimentos mais perigosos que existe para os cães.

Um destes compostos é a Teobromina, que está presente em grandes quantidades em um tablete de chocolate.

O problema é que as pessoas têm a capacidade de assimilar e metabolizar a Teobromina rapidamente, entretanto os cães fazem isso de forma muito lenta, quase inexistente, o que faz com que ela vá se acumulando no organismo até alcançar níveis tóxicos que podem inclusive matar o seu animal de estimação. Assim, dar este tipo de doce ao seu animal de estimação é muito perigoso.

O açúcar em pequenas quantidades pode fazer mal ao meu cão?

Pode ser que não. Mas o que para você talvez seja uma pequena quantidade, para o estômago de seu cão possivelmente não será.

Por outro lado, pode ser que você lhe dê ou que queira dar a ele uma pequena quantidade de vez em quando, mas você tem o exato controle para saber quanto e quando lhe dar? Isso é algo bem complicado de se fazer, por isso, seguindo o que estudos científicos já comprovaram, é melhor deixar de lado qualquer possibilidade de vir a dar algo doce ao seu animal de estimação e, assim, evitar os problemas que isso acarreta. Lembre-se que a vida de seu cão está em jogo.

Outros alimentos que você não deve dar ao seu cão

Cachorro cheirando petisco

Há outros alimentos que você deve evitar dar ao seu cão, por completo, pois estes podem causar grandes danos ao seu animal de estimação. Esta é a lista:

  • Leite
  • Ossos
  • Álcool
  • Carnes condimentadas (isto inclui embutidos)
  • Cebola
  • Alho
  • Café
  • Uvas ou passas

Leia alguns de nossos outros artigos relacionados com estes alimentos e saiba o porquê deles não serem uma boa opção para o seu cão. Não pense muito, a vida de seu melhor amigo está em jogo.