São Bernardo: cuidador inato

Todo mundo conhece o filme Beethoven. Não, não estamos falando de uma biografia do gênio da música, mas do grande cão peludo branco com manchas que carregava um barril no pescoço. Quem não conhecia essa raça logo começava a perguntar que tipo de cachorro ele era. Pois bem, é o São Bernardo, um animal incrível!

Hoje em dia, anos depois do lançamento do filme, os cães da raça São Bernardo são muito mais populares, principalmente por seu uso em ações de resgate. Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre esse belo animal.

Características: Como é o São Bernardo?

O São Bernardo é conhecido pelo grande porte e pelos abundantes, assim como pelo característico e pequeno barril que sempre leva no pescoço. Porém , vamos conhecer outras coisas interessantes sobre ele.

sao_bernardo_paisagem

Origem

Essa raça descende de um mastim que os romanos introduziram nos Alpes. Os monges logo os adotaram para ajudar pessoas desaparecidas nas montanhas, devido ao mau tempo. Estima-se que essa raça tenha aproximadamente dois mil anos.

Aspecto

O São Bernardo é um cão grande, robusto e com ossos muito fortes, mas com amigáveis e compassivos olhos castanhos. Ele tem um pescoço grosso, costas largas e cauda longa.

Suas pernas são retas e fortes e suas patas muito grandes. No que diz respeito à pelagem, existem dois tipos de São Bernardo: um de pelo liso e outro de pelo longo e grosso.

As cores em que pode ser encontrado, sempre combinadas com branco, são marrom, vermelho e laranja. Há ainda uma variação com a aparência rajada.

Cuidados especiais

Graças a sua força, esse não é um cão que necessita de muitos cuidados especiais. Entretanto, existem alguns detalhes que devem ser considerados. Devido ao seu tamanho, animais dessa raça precisam de muito exercício físico.

Além disso, por ser tão grande, o São Bernardo necessita de espaço para se mover e ficar confortável. Ele também baba muito, portanto tenha um pano sempre à mão.

Os pelos devem ser escovados diariamente e a higiene deve ser contínua, com especial atenção aos olhos e à boca.

Não se esqueça de que um cão com esse tamanho e características precisa de muita comida, elevando as despesas para mantê-lo. Entretanto, não podemos negar que o São Bernardo será uma ótima opção, principalmente se você tiver crianças em casa.

Comportamento e personalidade

O ditado diz que as aparências enganam, mas isso não é verdade no caso do São Bernardo. Sua personalidade é exatamente como a aparência demonstra.

Ele é um dos cães mais nobres que existe; é amigável, carinhoso, adora crianças e tem uma qualidade inata: é protetor.

Esse cão ama a sua família e estará disposto a salvá-los em qualquer situação, ainda que seja necessário arriscar a própria vida.

sao_bernardo2

O São Bernardo se tornará o melhor companheiro de brincadeiras das crianças, protegendo, vigiando e dando aquele “abraço” quando for preciso. Embora o seu grande porte possa ser intimidador se você tiver filhos pequenos, não se preocupe. O São Bernardo é um cachorro grande, muito grande, mas, ainda assim, apenas um cachorro.

Ele é um cão ideal para ter em casa, inclusive em imóveis pequenos. Apesar de seu tamanho, sua personalidade é tranquila e nada destrutiva, diferente de outros cães.

Às vezes, ele pode apresentar alguns traços agressivos ao ver o seu território ser invadido, mas nunca se comportará assim com familiares, apenas com outros cães ou pessoas que ele considere perigosos, fazendo dele um ótimo cão de guarda.

Se você escolher um São Bernardo, carinho, lealdade e amizade estarão asseguradas e talvez ele seja como Beethoven, proporcionando muitos momentos de diversão. E, acima de tudo, fará você e sua família se sentirem protegidos.