Saúde mental, 5 benefícios de se ter um animal de estimação

Saúde mental

Quando escolhemos ter um animal de estimação certamente não o fazemos pensando nos benefícios que ele pode nos trazer. No entanto, constantemente são publicados estudos que confirmam que conviver com eles nos ajuda de diversas formas em todas as etapas de nossa existência. Hoje revelaremos a você todo o bem que compartilhar o lar com um animal de estimação faz para a sua saúde mental.

O benefício para a nossa saúde mental quando se tem um pet é…

Saúde mental

Comecemos fazendo uma lista das coisas boas que um animal de estimação nos oferece diariamente. Por exemplo:

  • Nos fazem saber o quanto nos amam de forma permanente.
  • Não nos julgam por nossos atos nem questionam nossos erros.
  • Não debocham e nem riem de nós.
  • Não nos discriminam por nosso aspecto físico ou por algo diferente que tenhamos.

Coloque mais itens que te pareçam apropriados nessa lista. Você verá que é possível vislumbrar que, por não nos verem com olhos humanos, os animais são a chave para nos ajudar a sermos pessoas melhores.

A seguir, detalharemos a você 5 benefícios para a sua saúde mental que ter um animal de estimação nos traz.

Ter um animal de estimação traz um grande número de benefícios, entre eles os relacionados com a saúde mental: aliviam a solidão, o estresse e a depressão, estimulam a vida social e nos tornam seres mais responsáveis e felizes.

  • Afastam os sentimentos de solidão

Para as pessoas que vivem ou passam muito tempo sozinhas, contar com a companhia de um animal as faz se sentir mais seguras de si mesmas e, além disso, mais protegidas.

É que, ainda que não falem o nosso idioma, os animais de estimação estimulam a comunicação e o contato. Só é questão de prestar atenção e decodificar a linguagem deles. Com uma boa sessão de caricias podemos afastar qualquer vislumbre de solidão.

  • Aliviam os estados depressivos

Quando alguém se deprime, costuma perder o desejo de se relacionar com seu meio em qualquer de suas formas. Mas, ao ter um animal de estimação, seguramente primará a responsabilidade sobre a depressão. É que aos animais tem que ser alimentados, levados para passear e uma longa série de eteceteras.

Além disso, abraçar um amigo peludo costuma ser um grande remédio para melhorar qualquer estado depressivo.

  • Diminuem o estresse

Nada melhor que dedicar um momento especial ao seu animal de estimação após uma jornada em que o estresse te esgotou. Um longo e relaxante passeio, ou uma boa sessão de brincadeiras ou de caricias, são os melhores antídotos contra este mal de nossos dias.

Assim, aprenda com o seu amigo peludo a encontrar um momento todos os dias para relaxar. Você verá que os resultados são surpreendentes. Muito melhor do que qualquer tratamento convencional.

  • Nos fazem mais responsáveis

Desde crianças, o fato de ter um animal de estimação nos torna pessoas mais responsáveis.

Saber que um outro ser depende de nós e que, além de desfrutar de sua companhia devemos nos fazer responsáveis pelo cuidado, o melhor possível, nos “treina” para exercer a responsabilidade em todas as vertentes da vida.

  • Enriquecem a vida social

Os donos de cães sabem que o momento do passeio costuma ser ideal para conhecer pessoas. Podem surgir novas amizades, encontrar um novo amor ou simplesmente ter uma conversa amável com um desconhecido.

Também, além dos passeios, os animais de estimação sempre costumam ser um bom tema para ser falado em qualquer reunião social e, inclusive, são uma excelente desculpa para começarmos a nos comunicar através das redes sociais.

Ter um animal de estimação nos torna mais felizes

Saúde mental

Como uma forma de englobar os pontos anteriores, podemos concluir que um animal de estimação nos torna mais felizes.

Para explicar isso, teremos que recorrer a termos que, talvez, costumem ser muito “científicos”. É que compartilhar de alguns bons momentos com os nossos amigos não humanos implica no aumento de nossos níveis de oxitocina e estimulam a produção de serotonina e dopamina. Em contrapartida, isso faz com que diminuam os níveis de cortisol.

Esta combinação, além de contribuir para afastar o estresse e a depressão, simplesmente aumenta os nossos sentimentos de felicidade.

Mas, talvez, não faça muita diferença utilizar toda essa terminologia para dizer o que você já sabe. Se um animal de estimação faz parte de sua vida, certamente você é uma pessoa feliz.