Scottish Fold, o gato de orelhas dobradas

Se você ama gatos, certamente o Schottish Fold já chamou a sua atenção. De rosto redondo, ele é caracterizado pelas orelhas dobradas para frente, o que lhe conferem um olhar doce e encantador.

De onde vem o Scottish Fold?

Gatinho da raça Scotish Fold

Como o próprio nome sugere, o Scottish Fold vem da Escócia.

Sua origem está no capricho de alguns agricultores, que observaram um gatinho com orelhas dobradas e decidiram criar uma raça que tivesse as mesmas orelhas, com base em cruzamentos com o Shorthairs Brittish.

Em 1966, esse casamento genético dos agricultores (William and Mary Ross), deu origem aos primeiros gatinhos da raça Scottish Fold.

A raça despertou entusiasmo e logo foi reconhecida pelas agências do governo britânico, mas, em 1974, teve de ser banida devido a problemas de artriteque surgiram em virtude do gene dominante, que causava a prega nas orelhas, a dobra, ou em inglês “Fold”.

Anos mais tarde, geneticistas americanos descobriram que o problema estava no cruzamento entre os animais desta raça.

Se eles cruzassem com outras, como Scottish Straight (variante do Scottish Fold, mas com as orelhas retas) ou Brittish Shorthair, estes problemas não ocorreriam.

Originalmente, as duas raças eram caçadoras, mas mais tarde tornaram-se animais de estimação e participantes de concursos de beleza.

Quais as características do Scottish Fold?

O Scottish Fold é um gato mediano e de pés gordos e redondos, cauda grossa, cabeça arredondada, nariz curto e plano, com as maçãs do rosto proeminentes e a característica mais estranha, a de ter as orelhas dobradas.

Seu pescoço é forte, firme e robusto, de musculatura compacta, embora geralmente pesem pouco.

Seus membros normalmente são proporcionais, embora tenha havido casos de caudas muito curtas e grossas, com pontas arredondadas.

Seus olhos são grandes e redondos, e da cor da pelagem do gato. Sua pelagem é curta, elástica e muito suave, mas não é uma variante desta raça de pelo mais longo (Highland Fold), essa raça não tem uma cor específica, embora o primeiro Scottish Fold fosse branco.

Qual é a personalidade do Scottish Fold?

E a sua personalidade?

Esta raça de gato é amigável, doce, calma e afável, se deixa pegar sem resistência. Eles têm a voz suave e melodiosa e não são barulhentos, mesmo quando as fêmeas estão no cio. Esta raça é muito familiar e confiante nos seres humanos.

Eles são muito pacíficos com outras raças e outros animais e quase nunca ficam nervosos. Se vários Scottish Fold vivem juntos, eles se organizam com um líder, geralmente o pai, repetindo cada gesto.

O parto desta raça é tranquilo e os filhotes, diferentes dos cachorros, não nascem com as orelhas para trás. As orelhas dobram em até três semanas, desde que tenham o gene dominante que faz com que as orelhas do Scottish Fold se dobrem.

E a saúde geral da raça?

O Scottish Fold é um gato forte e com uma saúde de ferro, muito resistente a doenças. Se for verdade, eles têm uma tendência a graves anormalidades ósseas genéticas, produzidas pelo cruzamento entre os membros desta raça.

Portanto, o cruzamento entre dois Scottish Fold (especialmente entre o Scottish Fold de orelhas dobradas) é proibido, e estes gatos devem cruzar com Shorthairs Brittish.

Também deve-se prestar especial atenção aos seus ouvidos, com a orelha dobrada o acúmulo de cerume é favorecido e eles devem ser limpos semanalmente para evitar surdez, otite ou outras doenças auditivas.

Outro cuidado necessário é o de uma escovação semanal, no caso de ser este o variante, de pelo curto mais comum, ou uma escovação diária para evitar nós, no caso do variante da raça com pelos longos.