Se você é uma pessoa ocupada, pode ter estas raças

pessoa ocupada

Se você é uma pessoa ocupada, melhor que não tenha um cão. Ter animais em casa implica em responsabilidade, cuidado e oferecer bem-estar em diferentes aspectos. Mas se apesar de suas muitas obrigações, você gosta muito, mas muito dos peludos, diremos quais são os cães que melhor se adaptam ao seu ritmo de vida.

Pense bem antes de ter um cão se você é uma pessoa ocupada

poodle-2

Como certamente você já sabe, os cães são animais de grupo. Portanto, eles desfrutam de sua companhia. E não gostam de ficar sozinhos por muito tempo. E embora sua ocupada jornada possa se desenvolver dentro dos limites do lar, saiba que eles não gostam que não você não lhes dê atenção.

Mas, mesmo assim, se você insiste em ter um peludo, ainda que tenha pouco tempo para lhe dedicar, ele deverá estar bem socializado e educado. Dessa maneira, possivelmente evite possíveis problemas de comportamento por causa de sua ausência ou escassa dedicação. Por exemplo:

  • Destruição de móveis, roupas, calçados, etc.
  • Que faça xixi ou cocô em qualquer lugar.
  • Latidos, choros, gemidos.
  • Que sofra de ansiedade por separação ou alguma estereotipia (lambidas excessivas, perseguir sua cauda, etc.).

Se você é uma pessoa ocupada, mas quer ter um cão, o ideal é que consulte um profissional que possa te indicar que raça de animal pode se adaptar melhor ao seu estilo de vida. Ou, talvez, seja melhor adotar um gato. Ou possivelmente dois.

Antes de adotar ou de comprar um cão, lembre-se das responsabilidades que isso envolve

Bem, se você é uma pessoa ocupada, mas ainda assim insiste em ter um cão, deve saber que há coisas que não pode deixar de fazer. Ou que deverá pedir ou pagar para que alguém as faça. Tome nota:

  • Controles veterinários, vacinas, desparasitação.
  • Banho e escovação.
  • Passeios e exercícios diários.
  • Alimentação adequada.
  • Provisão constante de água fresca.
  • Higiene de sua cama e de outros acessórios.

Que características deve ter um cão que seja adequado para pessoas com muitas ocupações?

Você ainda trabalha? E além de ser uma pessoa ocupada está empenhado em ter um cão embora não conte com tempo suficiente nem para você mesmo?

Bom, se você chegou até aqui, recomendamos escolher:

  • Animais adultos. Um filhote requer de muitos cuidados. Possivelmente o ideal seja um cão idoso, que já não tem tanta vontade de brincar e de passear. Pode adotá-lo em algum refúgio.
  • Raças que não tenham muita energia. Se esqueça de cães de trabalho (pastoreio, caça, etc.), embora sempre tenha exceções.
  • Cães que não requeiram muitos cuidados com sua pelagem. Em outras palavras, que tenham pelos curtos.
  • Cães não muito grandes, salvo que sejam muito tranquilos. Nestes casos, tudo aparenta ser mais simples se vier em “frascos pequenos”.

Consulte um especialista sobre o cão mais conveniente para pessoas ocupadas

Embora cada cão seja um mundo, há algumas raças que, por suas características, podem se adaptar mais às pessoas ocupadas como você. Entre elas:

Em qualquer caso, antes de adotar ou comprar, tire um tempo, desses que não lhe sobra muito, para consultar um veterinário ou um especialista em comportamento animal. Certamente os especialistas saberão te aconselhar sobre qual a raça de cão se adaptará melhor ao seu estilo de vida.

E se fosse melhor adotar dois gatos?

dois-gatos

Outra opção é que, se você tem pouco tempo, ao invés de adotar um cão, pode optar por ter um gato. Os felinos se viram bem sozinhos.

Embora pensando bem, o ideal é que você tenha dois bichanos. Certamente eles terão bons momentos brincando entre eles e nem notarão sua ausência ou o pouco tempo que possa lhes dedicar.

Escolha o animal de estimação que escolher, apesar de suas muitas ocupações, não se esqueça de lhe demonstrar seu afeto diariamente. E brinque por um momento com ele. Você verá como isso irá renovar suas energias e irá diminuir o estresse que certamente a sua vida tão ocupada lhe causa.