Seis sinais que vão dizer se o seu gato te ama

Como você sabe se o seu gato te ama? Esse tipo de animal, ainda que normalmente seja muito independente, sempre precisa do carinho de seus donos e, para demonstrar isso, geralmente emprega certos comportamentos que nunca falham. Desde o ronronar profundo, passando pelo encostar do corpo até o esfregar da cabeça.

Os felinos conhecem a maneira de expressar a lealdade a seus donos, conquistando-os com seus movimentos ou comportamentos peculiares.

Para que aprenda um pouco mais sobre o comportamento dos bichanos, a seguir vamos revelar seis sinais que indicam que você é o que existe de mais importante para esse ser de quatro patas.

Que tal um presente?

Seguramente mais de uma vez se surpreendeu porque seu gato levou um animal morto para sua cama. Esse sinal, na verdade, indica que você é tudo e muito mais para seu pequeno amigo.

A atitude de um gato compartilhar sua presa com o dono, significa que você e ele estabeleceram uma relação de lealdade, proteção e amizade. E, para festejar essa união, o melhor que ele pode fazer é oferecer um pequeno presente.

Por isso, não ache estranho que ele suba em sua cama com algum inseto, pássaro ou roedor. Você esperava algum presente mais lisonjeiro?

O melhor cochilo

O cochilo dos gatos

Seu gato dorme com você? Certamente sim, mas… Dorme a seus pés ou pede que o abrace? Os gatos normalmente buscam o abraço humano e mais ainda quando é hora de seu cochilo. Por isso, quando perceber que ele se aproxima de seus braços, fique feliz. 

Isso mostra que você é um símbolo de proteção e segurança para seu animal de estimação. É o momento de abraçá-lo e aproveitar esse momento tão particular com seu bichinho.

Várias cabeçadas

Como é sabido, os gatos são animais muito territoriais. Para eles, tudo que está ao seu alcance é parte de seu universo e você não é exceção.

Se em uma manhã você percebe que seu gato começa a lhe dar algumas cabeçadas, isso é sinal de que um pacto de amizade e carinho foi firmado. Comemore esse instante com seu bichano e agrade-o com uma sessão de brincadeiras ou algum de seus petiscos favoritos.

Meu gato me segue?

A ideia de que um gato não pode seguir o seu dono é errada. Muitos felinos, mantendo alguma distância, costumam seguir seus donos, assim como os cachorros fazem, ainda que os motivos sejam diferentes.

Os gatos vão atrás dos passos de seus donos quando querem demonstrar carinho e, obviamente, fidelidade. Também o fazem quando desejam comida ou procuram chamar sua atenção para que brinque com eles.

Se perceber que seu pequeno bichano não se desapega de suas pernas e começa a esfregar-se, aproveite-se desse momento, que é o mais importante para seu animal de estimação. E, claro, deleite-se: seu gato está despejando uma enorme quantidade de feromônios.

Rabo contraído

O que significa essa posição de rabo?

A linguagem corporal dos gatos pode dizer muito, ainda mais quando ele fala com desejo de expressar amor. Se observar o rabo de seu animal de estimação e perceber que se encontra parado e contraído, não se assuste.

Como já sabe, o rabo dos felinos é como se fosse uma antena e quando assume essa posição tão singular significa que seu estado de ânimo é muito bom. E é por isso que ele quer compartilhar esse instante com você.

Divirta-se com seu pequeno monte de pelos e faça carinhos para demonstrar que o afeto é recíproco.

Pequena tremulação

Você sabia que os gatos também podem dar beijos? Sim. E esses beijos não acontecem quando ficam pendurados nos seus dedos, mordem suas mãos ou se sentam nos seu colo produzindo um momento de carinho profundo e prolongado.

Segundo os cientistas, o beijo dos gatos encontram-se entre seus olhos, mais precisamente em suas pálpebras.

Para os felinos, o contato visual é muito importante e seu significado varia de acordo com o local onde estão e com quem estão. Não é a mesma coisa para um gato olhar para seu dono e para um companheiro de espécie.

Se o seu gato ficar te olhando fixamente, isso significa que tem confiança. Quando fazem um pequeno sinal, dão uma tremida, isso significa que essa confiança é levada ao extremo.

De acordo com diferentes pesquisas, esse pequeno movimento é a forma que os gatos encontraram de expressar seu carinho.

E, ainda que esses beijos de gato sejam bastante peculiares, não deveríamos ficar surpresos porque, quando se trata de felinos, nunca se sabe tudo e a cada dia você perceberá que há sempre algo novo para aprender.