Seja um herói para um animal de estimação abandonado

herói

Ao resgatar e adotar um cão de rua ou que foi deixado por seus donos anteriores, isso automaticamente nos transforma em um herói para o nosso animal. Um animal de estimação abandonado não confia em ninguém (muito menos em uma pessoa), tem muito medo e pode ser agressivo. Se você agir com tranquilidade e amor, poderá ser o humano que salvou um animal do frio, da fome e da indiferença.

Como agir com um animal de estimação abandonado?

É alarmante o número de cães “abandonados à própria sorte” nas estradas e avenidas, sobretudo no verão. Por quê? Porque para muitos um animal de estimação é um estorvo quando os donos estão saindo de férias. Então, eles o abandonam sem olhar para trás.

Muitos deles correm atrás do carro por vários quilômetros, outros retornam para casa depois de várias semanas de caminhadas, e há os que ficam no mesmo lugar, esperando que os donos voltem. Em qualquer um dos casos, é sempre uma cena muito triste.

A boa notícia é que existem pessoas que podem se tornar heróis para os animais de estimação abandonados ao ajudá-los, alimentá-los e adotá-los (ou conseguir-lhes um lar). Alguns conselhos para conseguir que um cão de ruas aceite sua ajuda são:

Vá com calma

cao-de-rua1

Você não sabe nada sobre esse animal, além do fato de que ele está na rua. É possível que o tenham maltratado ou agredido e é provável que ele não confie nas pessoas. Se o cão se sentir ameaçado ou em perigo, isso poderá lhe fazer agir de maneira instintiva quando alguém quiser entrar em seu espaço vital. Aproxime-se pouco a pouco e com muita calma. Não fale alto e nem realize movimentos bruscos para evitar assustá-lo.

Ganhe sua confiança

Seguindo com a ideia anterior, é preciso que você se mova em direção ao cão de forma suave e muito tranquila. Não demonstre medo, sorria, diga palavras amáveis e não o force a ir até você. O animal tem que ser o primeiro a entrar em contato direto com você. Deixe que ele o cheire e não queira atá-lo ou pegá-lo inesperadamente. Isso pode demorar vários minutos ou inclusive horas… seja paciente.

Leve comida

É provável que o animal esteja faminto. Se você lhe mostrar algum alimento, provavelmente, ele sentirá curiosidade e vai querer se aproximar de você. Ou talvez você prefira deixar a comida a uma certa distância e permitir que ele vá sozinho até ela. Não lhe dê nada de sua mão, coloque a comida no chão e a deixe lá para que o cão chegue até o alimento.

Leve-o a um veterinário

Uma vez que tenha resgatado o animal, continue com uma atitude tranquila e agradável. Fale devagar, diga que vai cuidar dele e que não lhe fará mal. Ele provavelmente não entenderá o que você diz, mas compreenderá seu tom de voz. Leve-o ao médico para que ele o examine, prescreva algum medicamento, cure suas feridas e faça alguns exames para determinar se ele tem alguma doença.

Demonstre amor

Você pode envolvê-lo em uma manta, deixá-lo dormir em uma almofada confortável ou na frente de um aquecedor para que se mantenha quente a noite toda. Pode lhe dar muita comida (desde que o veterinário assim permitir) e tente brincar com ele. A princípio ele se mostrará um pouco desconfiado e medroso, mas com o passar dos dias ele se dará conta de que você o ama e que não lhe fará mal.

Por que ser um herói para um animal de estimação abandonado?

gato-de-rua

A melhor maneira de o animal demonstrar quão agradecido ele está por você é, nada mais nada menos, do que lhe dar todo seu carinho e sua fidelidade para sempre. É claro que ele não poderá falar isso com palavras, mas ele não pensaria duas vezes para defendê-lo ou dar a vida dele por você se isso fosse necessário.

Um animal de estimação abandonado perde a confiança na pessoa que ele amava e considerava sua família e, muitas vezes, demora um tempo para ele entender que há seres bons como você neste mundo. E quando esse período de dúvida passar, você terá sua completa devoção, ele não sairá de seu lado e o amará para sempre. Você passará a ser um herói para o seu cão, ainda que seja um herói que não tenha capa, máscara ou superpoderes!