Semelhanças: os animais se parecem com seus donos?

Animais que se parecem com os donos

Quem nunca entrou na internet para olhar fotos de animais de estimação que possuem semelhanças com seus donos? O certo é que, assim como os casais, que passam muito tempo juntos, quando passamos muito tempo com os nossos animais, eles vão se adaptando ao nosso ritmo e hábitos de vida.

Ou será que escolhemos um animal ou outro segundo o tipo de vida que temos? É difícil de saber, principalmente se estamos com o nosso animal de estimação desde que ele era um filhote.

Se observarmos as pessoas que têm animais de estimação, podemos ver claramente a realidade dessa teoria. Alguém glamuroso escolherá um Chihuahua ou um Yorkshire, enquanto que alguém tranquilo, escolherá um Buldogue.

Isso faz com que as semelhanças entre os donos e seus animais de estimação sejam, em muitas ocasiões, espetaculares. É que no final, escolhemos o animal que mais se adapta aos nossos hábitos de vida. Mas, eles poderiam também refletir os nossos traços de personalidade?

Dono ativo, cão ativo

Cão correndo com dono

Já escutou a frase que diz que “os que dormem no mesmo colchão terminam na mesma condição”? Pois ela é certa também no caso de nossos animais de estimação, embora estes nem sempre durmam em nossa cama (bom, em muitas casas sim, eles dormem).

A convivência faz com que os animais desenvolvam semelhanças conosco, especialmente porque já os escolhemos para isso. Nossos animais de estimação têm uma capacidade de adaptação incrível e por isso se contagiam de nossos hábitos.

Analisamos algumas situações nas quais ficamos espantados em ver como os cães “puxam” os seus donos.

  • Dono motorista, cão motorista. É certo que você já viu em algum lugar um cão com o seu dono de moto. Você já tentou subir alguma vez em uma? É provável que você quis saltar antes de partir! Os cães, bem, os animais em geral, têm uma grande dependência para conosco, por isso precisam estar ao nosso lado, sentirem-se amados e dar amor. Se eles perceberem que a única forma de estarem com seus donos é subindo em uma moto, lá vão eles.
  • Mulher glamurosa, cachorrinha glamurosa. Quem não se lembra da raça da cachorrinha de Paris Hilton? Uma Chihuahua! Esta cachorrinha, igual a de muitas outras atrizes e mulheres ricas, desfrutam de tudo, até de um salão de beleza. Fazem suas unhas, cortam o cabelo, colocam laços e qualquer outra coisa que a dona peça a estilista. É que estas cachorrinhas sabem que a única forma de estarem perto de suas donas e compartilhar um vínculo especial com elas, é esse, então, lá vão elas!
  • Dono ativo, cão ativo. Você está passeando pelo parque e, de repente, observa um cão da raça Dobermann solto, se aproximando de você. Mas não, ele não está interessado em você, apenas em seu dono, que está ao seu lado correndo. O Dobermann só quer seguir o ritmo do dono e não quer perdê-lo de vista. Move o rabo quando seu dono o olha orgulhoso. E quando chegar em casa, terá um sem-fim de carícias por ele ter sido um bom menino e, possivelmente, alguma guloseima.
  • Dono passivo, cão passivo. E o que dizer sobre esses jovens que a passam o dia no sofá jogando videogame e comendo batatas fritas e pizza? Você conhece algum que tenha um cão? Já observou que raça de cão que essa pessoa tem e o que ele faz? Para um bom entendedor, meia palavra basta.

Cão lambendo dona

Como estes, há outros, muitos outros, exemplos de que definitivamente, os cães, nesses casos, têm a capacidade de se adaptar ao nosso ritmo e hábitos de vida, chegando a se parecer conosco, imitando traços de nossa personalidade.

Inclusive, se você observar algumas fotos de seu animal de estimação de meses atrás e comparar com algumas de hoje, ele não se parece mais com você até fisicamente? É certo de que a convivência molda os nossos animais segundo a nossa imagem e semelhança.

Já dissemos em diversas ocasiões que os animais não são tão diferentes de nós, e quando éramos crianças também não queríamos imitar o papai ou a mamãe? Nossa personalidade não foi moldada de acordo com a forma que fomos educados?

Não é diferente o caso de nossos animais de estimação. Continue desfrutando dessa amizade especial e fiel que somente seu animal de estimação pode te dar de presente.