Como é o sétimo mês do filhote?

Sétimo mês dos filhotes

Se você for adotar um cão, deve saber que assim como os humanos, eles passam por diferentes etapas. Cada uma destas etapas possui características diferentes, é por isso que é muito importante que as conheça, para saber o que tem que lhe ensinar, no que terá que prestar mais atenção ou que tipo de alimentação deverá ter o seu cão.

Hoje, queremos lhe falar sobre o sétimo mês do filhote, já que a partir deste mês é quando começa sua etapa de “filhote adolescente”. Embora também dependerá do tipo de raça de cão, se forem cães de raça pequena, eles começarão esta etapa antes e se forem de raça grande, provavelmente passarão por ela alguns meses mais tarde.

O sétimo mês do filhote

Filhote brincando

Como explicamos anteriormente, esta etapa é primordial na vida de seu cão. Até o sexto mês tivemos que lhe dar a correspondente educação e o adestrar para que não faça o que não deve. Agora começa sua etapa adulta e terá que amadurecer o que já aprendeu.

A dentição

Entre 4 e 7 meses de idade começa seu período de dentição, quer dizer, caem seus dentes de leite e surgem os permanentes. Como nas crianças humanas é um período muito incômodo, então se prepare porque ele vai morder tudo. Será muito útil que compre um mordedor, porque ele acabará mordendo os móveis e tudo o que encontre ao seu redor.

A alimentação

No sétimo mês de seu filhote, se dá também a etapa do crescimento, terá que se consultar com o seu veterinário para que ele troque o tipo de alimentação. Lembre-se de lhe dar as rações diárias correspondentes e não passe da quantidade, também não dê menos que o necessário.

É muito importante também que faça exercícios diariamente, você poderá fazer com ele diferentes brincadeiras, passear enquanto anda de bicicleta ou praticar algum outro esporte.

Seu comportamento

Como em todo adolescente, pode ser que seu comportamento também se modifique. É normal, mas você não deverá ceder às suas chantagens, lembre-se que você é o chefe e, portanto, ele deve te obedecer.

Já não é um filhote, por isso você tem que tratá-lo como adulto. Se tiver que o repreender por algo que ele fez, não se esqueça que deverá fazê-lo no mesmo momento, se o fizer quando já se passaram várias horas, ele não entenderá nada.

Mudanças físicas

Se seu cão for um macho, ele começará a elevar sua patinha para urinar, esta prática é instintiva e você achará gracioso quando ele o fizer pela primeira vez, já que ele mesmo se surpreenderá.

Pode ocorrer também, nesta etapa, que o seu cão comece a trocar de pelos, começará a perder o pelo lanoso, típico dos filhotes e nascerá um novo pelo, que já será a textura definitiva.

Etapas de um filhote

Filhote

Já conhecemos o sétimo mês de nosso filhote, mas também queremos fazer um percurso pelas diferentes etapas pelas quais o seu pet passa.

Etapa lactante

Esta etapa compreende desde que o filhote nasce até que tenha 2 meses de vida. É muito importante que esteja com sua família canina, sua mamãe e irmãos. Apenas tomam o leite materno e a mamãe é quem lhe ensinará a comportar-se como um cão, por isso a importância de não separá-los.

Etapa de filhote

Dos 2 até, aproximadamente, os 6 meses, seu cão entra na etapa de filhote. É aqui onde ele quer conhecer e explorar tudo e a maneira de fazê-lo é mordendo os objetos. Esta etapa é muito importante, já que é quando você terá que educá-lo e corrigir as coisas que ele fizer de errado.

Etapa de adolescência

Esta etapa compreende desde aproximadamente os 7 meses de vida até os 18. Como nos seres humanos, esta etapa nos cães é super importante, já que você terá que afiançar muito bem sua educação e vigiar especialmente sua saúde.

Etapa adulta

Esta etapa começa a partir dos 18 meses de vida. Já temos um cão adulto em casa e é uma etapa de maturidade. A maturidade de seu cão vai depender muito da raça e, sobretudo, da educação que você lhe proporcionou.

Etapa sênior

Dependerá do cão e da raça, mas a partir dos 5 ou 6 anos seu cão entra nesta etapa. Esta etapa consiste basicamente em lhe proporcionar uma boa qualidade de vida e tentar fazer com ela seja a mais bela possível. É aqui onde ele necessitará de você ainda mais que quando ele era um filhote.