Seu cão come muito? Como evitar isso

Seu cão come muito

A gula é o pecado capital dos peludos. Se seu pet virtualmente come tudo o que tem a seu alcance, sempre tem apetite “voraz” e pode comer sem parar, então você deve tomar cuidado… ele poderá adoecer! Lembre-se de que um cão com hábitos alimentares corretos é um pet saudável e forte. Neste artigo lhe contaremos como evitar tal situação, se seu cão come muito.

Seu cão come muito: por quê?

Há alguns cães que nunca saciam sua fome e sempre estão ansiosos para que seu prato se encha de comida. Quando seus donos estão almoçando ou jantando, eles andam de um lado para o outro da mesa esperando que algo caia no chão ou, então, choram para que seus donos compartilhem algo, ainda que seja só um pedacinho do que eles estão desfrutando.

cao-nao-mastiga-bem-a-comida

Os veterinários afirmam que um cão guloso não nasce assim, mas se torna. Isto quer dizer que depende da criação que ele teve desde que era um filhote, isso determina como o animal será pelo resto de sua vida. Isto se deve principalmente aos maus hábitos que os integrantes da família desenvolveram, dando comida ao peludo em horários diversos ou quando eles estão comendo algo.

Também, se o seu cão não brinca ou não passeia o suficiente, ele encontrará na comida um refúgio, uma fonte de satisfação para tanta energia acumulada. É bom saber que o cão não entende que tem que cumprir certas regras e se apoia na experiência e nos hábitos repetidos. Com o apetite acontece o mesmo.

Não se esqueça de levá-lo ao veterinário para avaliar se ele tem alguma doença que o faz comer muito. As duas patologias mais habituais neste caso são a diabetes mellitus ou as alterações hormonais.

Se seu cão come muito e rápido!

Outro dos problemas habituais dos animais é que eles engolem sem parar e sem respirar. Isso realmente é muito ruim para eles. Engolir sem mastigar é uma atitude instintiva, que provém de seus antepassados e de seus parentes próximos, os lobos, e que pode provocar problemas intestinais.

Quanto mais rápido se come, menos se mastiga. O ruim é que, devido à ração ou aos ossos de boi ou de frango que há no prato, o animal pode se afogar ou ficar com a comida entalada na garganta. Como também está tragando ar, isso pode desencadear problemas gástricos, arrotos e gases.

Mas sem dúvidas o principal risco de comer rápido e sem mastigar é a torção de estômago. Esta enfermidade aguda deve ser tratada com urgência, porque leva o cão à morte em poucas horas. A taxa de mortalidade é muito elevada. Os sintomas são: ventre inchado, caminhar curvado, apatia e vontade de vomitar, sem conseguir.

Conselhos para que seu cão deixe de comer muito (ou rápido)

Os pets-aspiradores são muito frequentes. Em quase todas as famílias há um. Dê atenção a estas dicas que evitarão que seu cão coma tanto:

Dê a ele porções pequenas várias vezes ao dia

É aconselhável que a mesma porção grande seja dividida em pelo menos duas porções menores, para que eles possam fazer melhor a digestão e para que não passe tantas horas com o estômago vazio. Desta maneira, o animal terá menos fome e não devorará o que tem no prato.

Coloque um comedouro ao contrário

Não se trata de um truque de mágica e nem nada do tipo, mas isso é porque, debaixo do comedouro, a forma é diferente e tem algumas “curvas” ou “gretas” onde o cão terá que cavar ou fazer um esforço para apanhar o que há dentro. Há inclusive alguns que já são vendidos assim, como uma espécie de “jogo” para cumprir melhor sua função.

Use brinquedos que possam ser recheados com comida

cao-e-brinquedo

Nas lojas especializadas, são vendidos alguns “brinquedos” que podem ser recheados com ração ou comida caseira. São de borracha e permitem que, enquanto o seu pet brinca, ele busque o alimento e coloque em prática o seu instinto de caçador.

Por último, aconselhamos que, se você tiver vários cães, que você os alimente em separado, já que, do contrário, aumentará o estresse e a pressão por terminar logo a comida. Quando há outro animal por perto, eles se sentem atacados ou ameaçados e por isso eles comem mais rápido. Assim, evite problemas se seu cão come muito.