Seu cão não confia em você quando percebe que está zangado

cão não confia

Já aconteceu de seu peludo não querer te obedecer quando você lhe pediu algo com irritação? Pois parece que, frente à famosa fidelidade que os cães têm para com seus donos, esta reação é absolutamente normal. O dado corresponde a uma investigação científica que afirma que um cão não confia em seu dono quando este se dirige a ele com raiva.

No que consistiu o estudo sobre a desconfiança dos cães

O estudo foi realizado por psicólogos da Universidade Brigham Young (Provo, Utah, EUA) e publicado na revista “Animal Cognition”. Os peritos chegaram à conclusão de que, quando o dono se mostra irritado frente a seu pet, este apresenta dúvidas sobre se deve lhe obedecer ou não.

treinando-um-pastor-alemão

Para chegar a estes resultados, os profissionais realizaram experimentos que lhes permitiram analisar as respostas dos cães frente a emoções positivas e negativas.

Por esse motivo, os pesquisadores pediram aos donos que indicassem a seus cães um lugar para que explorassem e lhes trouxessem determinado objeto. Em um caso, as pessoas deviam se dirigir aos animais de bom humor. Em outro, deviam modificar seu tom de voz, demonstrando irritação.

Um cão não confia em quem se dirige a ele com irritação

Ao comparar os resultados, os psicólogos descobriram que os cães demoravam mais tempo ou simplesmente não cumpriam a ordem quando seus donos demonstravam irritação. Em outras palavras, não queriam se arriscar a entrar em uma área desconhecida porque seus donos não estavam inspirando confiança.

Assim, os pesquisadores concluíram que a forma como as pessoas se dirigem a seus cães afetiva ou agressiva influi no comportamento de exploração dos peludos.

Parece haver um aval científico para o que sempre dizemos em “Meus Animais” e você também deve saber disso por experiência própria. Na vida, nada de bom se obtém com maus-tratos. Mas com paciência e amor, tudo é possível, trate-se de animais ou de pessoas.

Por esse motivo, se você quiser que seu cão confie em você e que seja obediente, trate-o com carinho. Leve em conta que os animais são capazes de perceber muito bem os nossos estados de humor.

Segundo uma recente pesquisa científica, um cão não confia em seu dono quando ele lhe dá ordens com irritação.

Os cães usam as experiências passadas para determinar se uma pessoa é confiável

No mesmo sentido que a pesquisa dos psicólogos da Universidade Brigham Young, tempos atrás foi revelado o resultado de outro estudo, que indicava que os cães podem distinguir perfeitamente entre rostos humanos felizes ou zangados.

Além disso, um experimento feito na Universidade de Kioto, no Japão, demonstrou que os cães usam sua experiência para determinar se as pessoas são confiáveis.

Para provar isso, os pesquisadores utilizaram 34 animais e indicavam a eles diferentes coisas em três etapas:

  • Primeira etapa: indicavam onde havia alimento escondido em uma vasilha.
  • Segunda etapa: mostravam um recipiente vazio.
  • Terceira etapa: a mesma pessoa apontava com o dedo uma vasilha de comida.

Conclusões da investigação japonesa

Na última rodada do experimento, os cães não responderam às instruções, já que a pessoa não passava confiança.

Assim, os cientistas puderam demonstrar que os cães usaram uma experiência prévia para determinar que esse indivíduo já não inspirava confiança, porque antes ele tinha passado uma informação falsa.

Quando mudaram a pessoa que dava as instruções, os animais voltaram a recuperar a confiança.

Se um cão não confia em seu dono, ele pode apresentar problemas de comportamento

adestrar-seu-pet

Sobre o estudo, o especialista John Bradshaw, professor da Universidade de Bristol (Reino Unido), afirmou que os cães preferem que as coisas sejam previsíveis. Quando algo se torna irregular, eles procuram uma alternativa. Além disso, quando percebem que há incerteza, os cães podem:

  • Desenvolver estresse
  • Tornar-se agressivos
  • Sentir medo

Por esse motivo, os cães cujos donos são ambíguos na hora de se comunicar com eles costumam apresentar problemas de comportamento.

Portanto, trate o seu peludo com amor e respeito e você terá ao seu lado um animal fiel, feliz e que confia plenamente em você.