Seu filho precisa entender a linguagem corporal de seu cão

As crianças não entendem se é ou não é um bom momento para brincar com o novo filhote ou com o cachorro da família. A única coisa que entendem é que querem brincar com ele agora, neste momento, sem se importar com mais nada. No entanto, os cães têm uma linguagem corporal que nos mostra quando é um bom momento ou não é um bom momento para nos aproximarmos deles. Daí a importância dos pequenos compreenderem a tal linguagem corporal do seu cachorro.

Portanto, é responsabilidade dos pais ensinar ao baixinho os sinais de linguagem corporal do cachorro. Assim, você conseguirá fazer com que a convivência seja tranquila e sem percalços. Aqui, mostraremos a você o que ensinar aos seus filhos sobre a linguagem corporal do seu cachorro.

Ensine seu filho a observar o cachorro

menino-diz-para-seu-cao-quero-voce

Para que o seu filho aprenda a entender a linguagem corporal do seu cachorro, primeiro, você deve conhecer os nomes das distintas partes do corpo. Estamos falando das mais importantes, das que normalmente nos dizem algo, com diferentes gestos. Por exemplo: cabeça, orelhas, rabo, boca e a postura corporal.

Uma vez que a criança tenha aprendido isso, é preciso fazê-la entender que antes de ir brincar com o animal é necessário observá-lo. Deve ver quais sinais ele dá. Você poderia dizer-lhe algo assim:

“Já sabe que os cãezinhos não podem falar, assim eles nos dizem coisas com o seu rabo, suas orelhas e sua boca. É necessário você lembrar que, para que o nosso bichinho seja feliz, você deverá olhar sempre o que diz o corpo dele”.

Dessa maneira, a criança entenderá isso e com certeza concordará muito em colaborar. Que criança não quer que o cachorrinho dele seja feliz?

Ensinar-lhe o significado da linguagem corporal de seu cachorro

Claro, antes de ensinar a uma criança o que significam os diferentes sinais da linguagem corporal do seu cachorro, você tem que se certificar de que você também as conhece bem. Por isso, vamos mostrar a você o significado de cada um dos gestos.

Rabo

O rabo é uma das partes do corpo mais importantes do cachorro, no que se refere à linguagem corporal. Através dele, ele sempre nos mostra seu estado de espírito. Assim, poderemos saber se está disposto ou não a brincar ou se está deprimido ou, inclusive, doente.

Mover o rabo reiterada e repetidamente, quer dizer, sem dúvida, que ele está feliz. Por outro lado, se o move de cima para baixo devagar, é que não entendeu sua ordem e está esperando para saber com segurança o que você quer que ele faça.

Se ele mantém o rabo ereto voltado para cima, ele está desafiando você. Pelo contrário, se está ereto, mas caída na posição horizontal, é que está disposto a escutar você.

Orelhas

Quando as orelhas dele estão erguidas, significa que está prestando atenção de maneira curiosa. Provavelmente seja pelo que você está fazendo ou dizendo.

Se elas estão planas e para trás, ele está expressando medo. Ou você está dando uma bronca nele ou há algo ao redor dele que desperte o temor.

Se elas estão para trás, mas não grudadas na cabeça, significa que ele está um pouco descontente, mas isso passará rápido.

Boca

Mostrar os dentes é o mais comum e o sinal que melhor entendemos, é melhor sair de perto dele porque ele está irritado. Diferente dos humanos, que bocejam quando têm sono, um cachorro que boceja pode estar tentando evitar alguma coisa ou poderia estar também estressado.

Se ele mostra os dentes, mas não há grunhido, significa que está protegendo o território dele. O passo seguinte dele será morder, assim será melhor você se afastar.

Olhos

caes-adestrados-para-conviver-com-surdos

Dizem que os olhos são o espelho da alma, pelo qual o seu cachorro poderá dizer muito. Se ele fica com eles bem abertos e atento, enquanto olha você, apenas está reclamando sua atenção.

Quando ele olha para o vazio, é uma mostra de que é ele quem manda e que não importa o que você diz, ele vai desobedecer a você.

Se ele piscar os dois olhos de uma vez só, é sinal de que ele está preparado para a brincadeira. Se, por outro lado, ele fica com os olhos um pouco tristes e parece como se estivesse com vergonha de olhar para você, está mostrando submissão.

Esses são só alguns sinais de linguagem corporal do seu cachorro. Lembre-se de aprender esses e outros além dos apresentados para poder ensiná-los ao seu filho.