O que significa ter um cão

Ter um cão

Ainda me recordo da primeira vez que vi o meu pequeno peludo. Foi amor à primeira vista. Embora ele estivesse entre vários filhotes, eu soube que ele era o que eu queria. Não sei por que, não me fixei em se ele era o mais bonito ou não, apenas o olhei e soube… e ele também soube. Por isso quero explicar o que significa ter um cão.

Para mim era como um pequeno bichinho de pelúcia, mas com vida, cheio de pelos, quase uma bolinha. Eu nunca tinha tido um cão antes, não sabia muito bem o que eu deveria fazer ou como agir. Apenas sabia que ele iria precisar de cuidados especiais e, pouco a pouco, aprendi o que significa ter um cão.

O que significa ter um cão? Obrigações

abraço-pessoa-cão

Ter um cão é mais do que ter uma bela bolinha de pelos correndo pela casa. Ter um cão requer compromisso e responsabilidade, além de ter que desembolsar algum dinheiro, algo que você terá que estar disposto a fazer com frequência. Portanto, quando você adotar um filhote, você deverá:

  • Vaciná-lo. As vacinas serão a cada mês, a cada três meses ou a cada seis meses. O veterinário irá te orientar sobre as quais necessita o seu animal de estimação. Cada uma inclui o gasto da vacina e da consulta médica.
  • Pôr um chip. Isto é uma norma obrigatória em muitos países e você poderá ser multado se descobrirem que o seu animal não está corretamente identificado com um chip. Até se não for obrigatório, é conveniente fazê-lo, pois será mais fácil de encontrar o seu bichinho em caso de desaparecimento.
  • Ter sua identificação pessoal. Seu cão necessitará de uma identificação tipo cédula de identidade. Isto também é algo obrigatório em muitos países e é independente de sua caderneta de vacinação.
  • Aguentar suas travessuras enquanto cresce. Xixi pela casa, fezes por todos lados, sapatos mastigados, móveis danificados e mais um sem-fim de travessuras. Tudo isto você terá que aguentar enquanto o seu amiguinho for um filhote. Isto é parte de seu crescimento, pense que ele é como um bebê e que necessitará de seus cuidados e de sua paciência para lhe ensinar, isso requer algum esforço de sua parte por algum tempo.
  • Não poderá sair de viagem a não ser que seja junto com o seu animal de estimação ou que você o deixe em um lugar onde ele seja bem atendido em suas necessidades e também bem cuidado.

Como vê, você terá que investir tempo, esforço e dinheiro para ter um cão, portanto essa não é uma decisão que você deverá tomar por impulso.

O que significa ter um cão? Vantagens

Nem tudo são obrigações e coisas que possivelmente possam lhe parecer pesadas. Ter um cão é uma alegria constante, é ter um amigo para toda a vida, pelo menos para a sua, alguém com quem poderá contar sempre. Já não terá que ir sozinho ao supermercado ou passear pela praia sem companhia e, inclusive, em alguns lugares, já não terá que pegar o metrô sozinho. Você terá um amigo para te acompanhar em todas essas atividades.

Ter um cão significa ter alguém que te receberá sempre alegre quando você chegar em sua casa, alguém que te dará carinho e te mostrará empatia quando você estiver triste, alguém que te fará rir e chorar. Ter um cão implica em conhecer um sentimento que possivelmente você nunca tenha tido antes: amar um animal como se fosse um ser humano.

abraço-pessoa-cão

Ter um cão fará com que você se lembre dos momentos que viverem juntos por toda a sua vida. Significará ter sempre alguém ao seu lado quando você estiver doente, triste, mal-humorado ou de saco cheio. Ele estará ao seu lado em todos os momentos.

Ter um cão é sem dúvida ter um pouco mais de felicidade em nossa vida, algo do qual nunca vamos querer nos desfazer.

As vantagens suprem com acréscimo a todas as responsabilidades que ter um cão implica. Não importa o tempo, o dinheiro ou o esforço que deva assumir para ter um cão. O vínculo especial que você formará com ele e tudo o que ele trará para a sua vida, é algo que não se pode comprar com dinheiro, algo que jamais se esquecerá ainda que se passem muitos anos.