Similaridades: Por que você se parece tanto com seu cão?

Similaridades entre você e seu cão

Alguma vez você já ficou observando donos e cães e reparou que eles são parecidos uns com os outros? Fique tranquilo, você não está louco. Isso é uma realidade. Muitos cães se parecem com seus donos… ou o contrário, mas isso ainda está para se confirmar. Mas não é apenas questão de traços físicos, mas também de personalidade. Aqui lhe explicaremos o porquê.

Este fato fomentou estudos científicos, concursos de fotografias, vídeos divertidos e piadas engraçadas. Agora, isso é simples casualidade? Continue lendo e descubra a resposta que uma famosa escritora nos deu.

Você se parece tanto com seu cão… Casualidade?

Mulher dormindo com cachorro

Em um concurso de beleza de cães, já faz algum tempo, uma pesquisadora muito reconhecida chamada Gini Graham Scott esteve assistindo. Com o olhar perdido nos animais e seus donos, uma pequena campainha tocou em seu cérebro. Deixou de lado o olhar perdido e começou a observar com atenção.

Ela não podia acreditar no que estava vendo! Os cães tinham traços físicos muito similares a seus donos. Inclusive alguns caminhavam da mesma forma. Começou a fazer fotografias e se interessou tanto sobre o tema que escreveu um livro que foi um grande sucesso de vendas: “Você se parece com seu cão? ”

Em seu livro ela explicou a teoria que descobriu depois de seu estudo e dizia isto: “Como seres humanos escolhemos as pessoas com as quais somos afins, portanto escolhemos nossos animais de estimação porque sentimos algum tipo de conexão. Às vezes, a escolha é muito consciente e deliberada. Em outras ocasiões, inconsciente, mas frequentemente a gente procura por pets que tenham certa semelhança conosco, porque há um sentido natural de familiaridade”.

Assim é, nem todos os cães são para todos, e nem todos os humanos são para todos os cães. No que tem a ver com o físico, parece que é um instinto que nos leva a escolher entre um cão ou outro, enquanto que quando chegam a ser parecidos em sua personalidade com a nossa, isso é por outras razões, em partes.

Seu cão e sua personalidade

Você se parece tanto com seu cão… ambos comem muito, ambos são carinhosos, ambos são um pouco desordenados (no caso de seu cão, sujo). Faz tempo que você já deve ter notado certas similaridades suas com seu cão, mas se nega a acreditar que vocês possam ser parecidos. Afinal de contas, ele é um cão.

Mas como dissemos a princípio, você não está louco, fique tranquilo. Já escutou a frase que diz “quem se deita no mesmo colchão acabam na mesma condição”? Bom, embora você possa não dormir com seu cão, isso é verdade.

A memória dos cães

Os humanos tendem a imitar de outros as coisas as quais gostam, daqueles com quem passamos mais tempo. Pois bem, falaremos da memória dos cães. Como eles não falam, sua memória se apoia em duas coisas: imagens e aromas. Neste caso falaremos das imagens.

Seu cão te vê fazer um gesto e automaticamente fica gravado em sua memória; logo seu instinto se encarrega do resto: desenvolver similaridades te imitando. Ele nem sequer sabe por que o faz, o caso é que te viu rir a primeira vez que ele o fez, e ele quer te ver rir de novo. Não é adorável?

A adaptação de seu cão

Por outro lado, um cão se adapta a você e a seu ritmo de vida. Se você passa muito tempo fora de casa e quando retorna quer tranquilidade e silêncio, seu cão, com o tempo passado ao seu lado, acostumou-se a estar quieto ao seu lado quando você está em casa e assim ele pode desfrutar de seus mimos.

Se você gosta de sair para correr e se acostumou a levar o seu cão contigo, ele se adaptou a ser um cão esportista.

Embora também, como disse a escritora Gini, às vezes escolhemos a nossos animais de estimação de forma consciente. É que se trabalharmos muitas horas, procuraremos um cão que não precise de muito exercício físico e que possa se acostumar a estar várias horas só em casa. Se tivermos uma casa grande, poderemos nos dar o luxo de ter um cão grande e que terá espaço para desfrutar e se fará, às vezes, de guardião.

O fato de que um cão se adapte ao seu estilo de vida, fará de forma gradual e quase imperceptível que ele tenha cada vez mais similaridades contigo, com o passar do tempo.

Resumindo, a resposta é sim. Você se parece com seu cão. Como uma amostra disso, deixamos um vídeo que também irá te fazer rir um montão.