Sinais que evidenciam problemas de saúde nos gatos

Quando o seu bichinho se sente mal, ele não consegue dizer isso em palavras. Além disso, é bem provável que ele oculte o mal-estar até que já esteja bem evidente. Por isso, é importante que você preste atenção aos diversos sinais que podem estar indicando problemas de saúde nos gatos e fazer com que eles sejam levados o mais rápido possível a um consultório veterinário.

Observe o seu bichinho

Carinho em gato

Para evitar maiores inconvenientes, o ideal é você conseguir detectar cedo os diversos indícios de que algo não anda bem com o seu amigo felino.

Talvez, se trate só de um incômodo passageiro ou de um simples resfriado. No entanto, por trás de uma mudança de comportamento bem sutil ou olhos distraídos, podem estar se escondendo graves problemas de saúde nos gatos. 

Uma boa forma de demonstrar que você ama o seu bichinho é conhecendo-o profundamente. Só assim você poderá agir rapidamente se houver mudanças em seu comportamento – ou determinados sinais físicos – que indiquem alguma coisa importante.

Preste atenção nos diferentes sinais que podem estar indicando problemas de saúde no seu gato e vá ao veterinário se houver qualquer dúvida.

Principais sinais de problemas de saúde nos gatos

Já contamos uma série de detalhes a serem levados em conta para controlar o estado de saúde do seu gato. Se você detectar algum desses sintomas leve-o urgentemente ao veterinário.

Dificuldades para urinar

Se o seu bichinho usa a caixa de areia a todo momento e fica ali sentado por muito tempo, é muito provável que ele esteja tendo dificuldade para urinar. Troque a areia e observe se há sangue na urina. Além disso, preste atenção se ele está urinando em outros lugares, sobretudo em superfícies macias como camas e poltronas. Também é provável que ele não esteja conseguindo urinar diretamente. 

Diarreia e vômitos

Se o teu amiguinho felino vomitar de vez em quando ou tiver fezes moles uma vez ou outra, não se alarde. No entanto, se o problema persistir por mais de um dia, ele não conseguir reter a comida e a diarreia apresentar sangue ou muco, a situação requer uma ida ao veterinário. 

Perda de apetite e de peso

Não é normal que o seu gato recuse se alimentar de forma persistente.  Nem que ele perca peso de forma progressiva ou repentina.

Dificuldades para respirar

Você deve se preocupar se o seu bichinho respirar com muita rapidez, de forma superficial ou com a boca aberta.  Fique atento também se os músculos do estômago dele estiverem se mexendo.

Colapsos, desmaios e espasmos

Além disso, preste atenção se o seu bichinho está perdendo o equilíbrio e se encontra enjoado ou desorientado. As causas podem estar ligadas a problemas cardiovasculares ou neurológicos.

Apatia e sono excessivo

Mesmo que os felinos tenham fama de dorminhocos, não é normal que eles durmam mais do que o necessário, que percam interesse pelas coisas ao seu redor ou deixem de brincar. Observe também se o seu bichinho fica querendo se manter isolado. 

Aumento repentino da sede ou do apetite

Investigue também se o seu amigo felino está urinando mais quantidade do que o normal.

Outros sinais de uma possível doença nos bichinhos

Além disso, há indícios mais sutis que possam estar indicando problemas de saúde nos gatos.  Como por exemplo:

  • Quando eles deixam de se lamber.  Um pelo opaco e descuidado é um sinal evidente de que algo anormal está acontecendo com o seu camarada felino. 
  • Quando as suas orelhas e/ou rabos ficam caídos.
  • Quando eles miam constantemente.
  • Quando eles tossem ou espirram de forma frequente.
  • Quando eles se mostram agressivos de maneira repentina.
  • Quando eles apresentam dificuldade para caminhar ou se locomover.

Mais sinais a serem levados em conta

Gato se lambendo

Outros indícios de que a saúde do seu bichinho pode estar ameaçada são:

  • Quando ele se arranha de forma excessiva.
  • Quando ele fica lambendo de maneira compulsiva determinados regiões do corpo.
  • Quando ele perde pelo ou apresenta zonas sem pelo.
  • Quando aparecem manchas escuras ou cera em suas orelhas.
  • Quando seus olhos ficam inchados ou lacrimejam com frequência, e apresentam remelas brancas, amareladas ou verdes.
  • Quando ele se mostra sensível à claridade.
  • Quando ele fica mexendo a cabeça como se alguma coisa o estivesse incomodando.
  • Quando ele fica com mau hálito.
  • Quando ele fica babando.
  • Quando as suas gengivas mudam de cor.

Gatos felizes e saudáveis

Desde parasitas até estresse, passando por diabetes, doenças renais ou hipotireoidismo, muitos podem ser os problemas de saúde dos gatos. Conseguir detectá-los a tempo ajudará o seu gatinho a ter uma melhor qualidade de vida.