Sintomas de doenças nos gatos

doenças em gatos

Existem muitos problemas de saúde nos gatos. Muitas doenças podem ser facilmente prevenidas, enquanto outras são hereditárias. A seguir iremos dividir com vocês alguns dos problemas mais frequentes que podem ocorrer em nossos felinos.

Alguns sintomas de doenças nos gatos

– Bolas de pelo: é um dos problemas mais recorrentes. Quando os gatos lambem o pelo acabam engolindo parte dele.

Às vezes essas bolas de pelo se alojam no estômago, formando pequenas bolas. Os felinos costumam vomitá-las, mas não se assuste: é normal que eles façam isso.

– Vermes: os gatos frequentemente podem ser infestados com vermes. Os sintomas de parasitas podem incluir perda de peso e vômitos.

Se o seu felino tem algum destes sintomas, não pense duas vezes em levá-lo ao veterinário. Os parasitas podem ser tratados com algumas doses de medicação.

Se não forem tratados, podem causar graves problemas de saúde ao seu animal de estimação.

– Diarreia: não é uma doença em si, mas sim um sintoma de que algo está mal com a saúde do seu gato. Pode ser um problema menor ou algo mais grave.

Por isso, para ficar mais tranquilo, neste caso sempre é bom ir ao veterinário.

– Infecções do trato urinário: as infecções urinárias são outro problema de saúde muito comum em gatos.

Esta doença pode se apresentar tanto em machos quanto em fêmeas, ainda que os machos tenham uma probabilidade maior de desenvolvê-las.

Doenças habituais

doenças-gatos

Pulgas: alimentam-se do sangue do seu animal de estimação e fazem com que o gato se sinta muito incomodado. Uma infestação severa pode provocar anemia e mal estar.

Doença renal: a insuficiência renal é a causa de morte mais comum em gatos adultos. A alimentação a longo prazo, baseada em uma dieta de alimentos secos pode causar esta condição.

Um sintoma em animais que possam estar sofrendo com esta doença é que eles costumam beber muita água.

Conjuntivite: a inflamação nas membranas dos olhos dos felinos é um mal estar muito recorrente. Geralmente, o problema vem e vai. Como identificá-lo? Os olhos do gato podem estar vermelhos, inchados e chorosos.

Gripe felina: é o nome comumente dado a uma infecção viral do trato respiratório superior dos gatos.

É uma doença comum e pode ser mortal tanto em filhotes quanto em gatos adultos.

Estresse felino: os gatos são criaturas sensíveis e muito propensas ao estresse. Para que fique alerta, alguns dos sintomas deste mal estar são: perda de apetite, miados excessivos e dissimulação, entre outros comportamentos.

Vírus da imunodeficiência felina: diminui a capacidade do sistema imunológico do gato de combater infecções. Os gatos com este vírus podem permanecer livres de sintomas por anos.

No entanto, nestes momentos ele contrai outras doenças como infecções orais, nas vias respiratórias superiores, perda de peso, infecções no ouvido, doenças renais e muitas outras.

O vírus é transmitido pela saliva, geralmente quando o gato é mordido em uma briga.

gatos

Leucemia felina: até pouco tempo atrás era a doença mortal mais comum entre os gatos. No entanto, se vacinar seu animal de estimação, a probabilidade de que ele contraia a doença é nula.

Doença de Lyme: se o seu gato passa muito tempo ao ar livre, você deve comprovar regularmente se ele não tem carrapatos.

Se encontrar um carrapato no corpo do seu gato, consulte o seu veterinário para detectar a doença de Lyme. Ela é transmitida a pessoas e animais através dos carrapatos.

Alguns sintomas são: a letargia, a relutância a saltar ou subir escadas, mancar ou perder o apetite. As chaves para lidar com esta doença são a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento.

Dor de dente nos gatos: o primeiro sintoma que você pode notar é a relutância do seu gato em comer. Para ele, qualquer pressão sobre o dente será extremamente dolorosa.

Chegará a um ponto no qual ele não vai mais nem tentar comer. Por isso, sempre cuide dos dentes do seu animal e escove-os regularmente.

Mau hálito nos gatos: ainda que o hálito de um gato, em circunstâncias normais, não seja o melhor do mundo, sem dúvida podemos notar quando ele tem um cheiro ruim.

Este mal estar pode ser um indicador de que algo não anda bem com a saúde do seu gato. Se este é o caso, recorra ao seu veterinário de confiança.