Sintomas de uma reação alérgica em cães

Os cães não são imunes às alergias. Por um motivo ou outro, podem apresentar sintomas alérgicos que os façam se sentir mal e não os permitam ter uma vida normal. Existem muitos fatores que podem influenciar nesse quadro, além de diversos sinais que nos permitem notar claramente que nosso cachorro tem alguma alergia.

Sinais de que seu cão é alérgico

Autor: Christine und David Schmitt

Os sinais ou sintomas de que seu cão tem alergia podem ser vários. Dependendo do tipo de alergia ele poderá apresentar um ou outro e, em algumas ocasiões, vários sintomas de uma vez.

  • Orelhas. Se o seu cão for alérgico a alguma coisa, suas orelhas podem apresentar vermelhidão, comichão ou urticária.
  • Pele. Assim como as orelhas, pode apresentar vermelhidão, prurido, urticária e também descamação e perda de pele.
  • Olhos. Se o seu cachorro for alérgico, os olhos ficaram avermelhados e lacrimejarão de forma constante.
  • Estado de saúde. O estado de saúde irá mudar se o seu cão tiver alguma alergia. Sofrerá de vômitos, diarreia, se lamberá sem parar ou terá problemas de respiração. Qualquer mudança na saúde de seu animal pode ser causada por alguma alergia que ele tenha.

O que pode causar alergia em seu cão?

Investigações realizadas têm demonstrado que mais ou menos as mesmas coisas que podem causar alergia em cães, ainda que isso não signifique que não haja outras além das que vamos citar a seguir. Portanto, se você notar sinais de uma reação alérgica em seu animal, ainda que ele não esteja comendo nenhum destes alimentos ou não está próximo de um dos objetos citados, por favor, leve seu cachorro ao veterinário.

Estes são os objetos ou alimentos mais comuns que podem desencadear alergia em seu cão:

Mofo, poeira e pólen: Esses podem ser encontrados em sua casa, seu jardim ou locais próximos e também no parque ou em lugares onde costuma passear com o seu cachorro.

Qualquer inseto com que seu cão tenha contato, como mosquitos, pulgas, carrapatos e outros tipos de parasitas.

Alimentos como milho, frango ou farinha podem causar alergia em seu animal.

Medicamentos. Assim como nos humanos, uma crise alérgica pode ser desencadeada em seu cão por algum medicamento ou um de seus componentes. Você deve ser cuidadoso e observar bem as reações de seu cão se ele está fazendo uso de algum remédio.

Produtos de limpeza. Observe como seu cão reage quando você utiliza esses produtos. Se o seu comportamento ou estado de saúde fica diferente, não há dúvidas: seu cão tem alergia.

O que fazer se seu cão tiver alergia?

veterinário

Se você está completamente seguro de que seu cão tem alergia, a primeira coisa a fazer é pensar o que desencadeou o processo alérgico. Talvez você tenha notado reações estranhas em seu cão que te fazem crer que ele seja alérgico, mas não tem certeza da causa. Pense no que mudou em sua casa ou nas redondezas, assim como na dieta de seu animal, que possa ter causado essa reação.

Por exemplo, se você nunca teve flores em casa e um dia decidiu comprar um ramo e, repentinamente, o seu cão mostra sinais de alergia, já sabe qual é a causa.

Se você tem jardim em casa, deverá se certificar de que não há pesticidas que possam causar alergia em seu cão. Da mesma forma, você deve se assegurar de que há a menor quantidade possível de poeria em sua casa.

É muito importante que você leve seu cão ao veterinário para que ele faça os exames necessários, como de sangue ou pele. Eles ajudarão a determinar que tipo de alergia o seu animal de estimação tem e qual é o melhor tratamento a seguir. Dessa forma, é provável que haja coisas das quais você terá que se desfazer, mas estamos confiantes de que o amor que sente pelo seu cão permitirá que você o faça.