Situações que seu cão percebe antes que ocorram

São muitas as ocasiões em que nosso cão percebe certos acontecimentos ou situações antes deles ocorrerem, ou antes que os humanos possam percebê-las. Mas embora, às vezes pareça, o peludo não é clarividente. Contaremos como o seu animal de estimação faz para se adiantar a certos fatos.

De que maneira um cão percebe situações antes que elas ocorram

Cão assustado

Autor: Will Marlow

O que ocorre é que os cães têm muito desenvolvidos os sentidos do olfato e da audição. Além disso, contam com um grande sentido de orientação e o relógio biológico deles funciona com perfeição. Assim, eles conseguem detectar as mudanças no meio que os rodeia e, de alguma maneira, predizem os fatos com algum sucesso. Por exemplo.

Tempestades

Muito antes de que caia uma tempestade, o peludo percebe que ela se aproxima pelo grau de umidade que há no ambiente. Também através de sua grande capacidade auditiva, ele consegue escutar os trovões a grandes distâncias.

Terremotos

Parece ser, mais uma vez, devido ao bom ouvido, que os cães detectam com antecipação os terremotos. Embora os pesquisadores não concordem completamente sobre este tema, alguns sustentam que, na verdade, o cão percebe as vibrações que se produzem na terra através de suas patas.

Quando sai ou retorna ao lar

É sabido que os cães adoram os seus donos e que, além disso, contam com todo o tempo do mundo para lhes observar. Este parece ser o motivo principal de saberem que vamos sair de casa, embora possamos fazê-lo fora de nossa rotina. No caso da volta, entram em jogo, mais uma vez, os sentidos da audição e do olfato.

A morte

Da mesma forma que eles têm à capacidade de detectarem algumas doenças –como o câncer e a diabetes- os cães também podem “cheirar” a morte. Na verdade, eles têm a capacidade de receber –por meio do olfato- as mudanças químicas que se produzem na pessoa quando ela está próxima da morte.

A proximidade do parto

Assim como os peludos sabem antes de todos sobre a gravidez de sua dona, eles também perceberão que se aproxima o momento do parto, mesmo antes de sua dona não registrar nenhum sinal a respeito.

Hipoglicemia, hiperglicemia e ataques de epilepsia

Alguns cães têm a capacidade de detectar os ataques epiléticos através de seu olfato e de seu bom poder de observação. Por tal motivo, eles são treinados para:

  • Acompanhar às pessoas que padecem deste mal.
  • Dar o alerta ante a iminência de um ataque.
  • Pedir ajuda em caso de necessidade.

Além disso, os cães podem alertar os pacientes diabéticos quando seus níveis de açúcar no sangue estão fora dos níveis normais (hipoglicemia e hiperglicemia).

Seu cão tem a capacidade de perceber certas situações antes de que elas ocorram. Se você prestar a devida atenção, certamente evitará que algumas coisas cheguem de surpresa

Seu cão também percebe seus estados de humor

Mas, além de anteciparem algumas situações, nossos queridos amigos de quatro patas ganharam a boa fama de poderem detectar os nossos estados de humor.

É que eles nos conhecem muito bem porque, mais uma vez, eles têm muito tempo para nos observar. Por isso eles sabem com exatidão se estamos alegres, amedrontados ou aflitos por algum problema.

Além disso, eles sabem interpretar com precisão a nossa linguagem corporal e, assim, eles podem nos reconhecer com facilidade os nossos sentimentos. E não é novidade que um cão queira reconfortar ao seu dono quando ele notar que está triste ou angustiado.

Também é muito comum escutar a frase: “os cães sentem o cheiro do medo”. E é literalmente assim. Quando estamos atemorizados nosso corpo segrega feromônios que o animal fareja com facilidade.

Preste atenção ao seu animal de estimação

cão-mulher

Salvo ocasiões em que o cão esteja especificamente treinado para alertar sobre algumas situações, não é que ele vá detalhar com os pelos e sinais o que está para acontecer, ou sobre coisas que ele percebe e que você ainda não percebeu (gravidez, doenças, etc).

Segundo cada caso, você notará mudanças no comportamento do animal que, uma vez que se produza o fato, você poderá associá-los com a atitude prévia de seu cão.

Assim sendo, preste muita atenção ao seu animal de estimação e você evitará que algumas coisas te surpreendam.