Sphynx: O gato Esfinge… que tal esse gato sem pelos?

O Sphynx ou gato Esfinge é um gato que quebra todos os tópicos que sempre cercaram o mundo felino. Além de ter uma fisiologia diferente, tem uma personalidade que é mais parecida com a de um cachorro do que de qualquer outro gato. Este gato egípcio foi o modelo em que Steven Spielberg se inspirou para criar seu mais famoso personagem de filme, o E.T.

De onde vem o Sphynx?

A origem específica dessa raça é desconhecida, embora gatos sem pelos tenham sido moldadados em cerâmica no antigo Egito e na era pré-colombiana. No entanto, a raça atual é do século XX.

As aparições de gatos sem pelos têm sido documentadas desde 1960, mas foi a partir de 1966 que eles começam a procriar.

Na verdade, esta espécie da raça felina está ainda em sua infância e existem apenas cerca de 60 em todo o mundo. Este baixo número é devido ao fato de que nem sempre são exemplares válidos para a reprodução.

Qual a aparência de um gato Sphynx?

Gatos da raça Sphynx

A característica que é mais marcante nesta raça é a falta de pelos. Esse recurso não lhe causa desvantagens em relação a outros felinos, embora esta característica o torne muito diferente ao toque.

Sua pele é macia e a temperatura interna do seu corpo é elevada, já que ele não tem uma pelagem que o isola do frio.

O Sphynx tem o tamanho normal de um gato, é saudável, forte e musculoso. Suas orelhas são muito grandes e os seus olhos são uma elipse, com a forma de um limão. Tem uma barriga proeminente e arredondada, tem rugas, o que não significa que seja velho.

Além disso, as rugas desta raça são altamente valorizadas, particularmente se elas estiverem ao redor do focinho, entre as orelhas, nos ombros e pescoço.

Qual é a personalidade do Sphynx?

Este gato, ao contrário da maioria dos gatos, é muito afetuoso e incansável, está constantemente procurando os mimos de seus donos. Esta raça está fora dos padrões comuns que normalmente caracterizam os gatos, uma vez que mistura características de símios, canídeos e felinos.

Esse gato é carinhoso, brincalhão, inteligente e dependente – não suporta a vida solitária. Muitas vezes, ele é definido como um pequeno palhaço, muito vivo e ativo.

O que o gato Sphynx come?

A dieta desse gato

A dieta deste animal deve ser equilibrada, nutritiva e, acima de tudo, rica em gorduras, já que ele não tem nenhum pelo, e precisa queimar muitas calorias para manter a temperatura corporal.

Esse gato é muito guloso e está sempre pronto para comer o que quer que seja, então é conveniente prestar atenção a sua dieta e não fornecer alimentos de seres humanos, uma vez que pode prejudicá-lo.

Portanto, o melhor tipo de comida para o gato Esfinge é a comida industrial. A comida industrial, com o passar do tempo, tem evoluído positivamente graças à pesquisa científica e veterinária.

No mercado existem diferentes tipos de preparações, fabricadas em função do estado fisiológico do animal, incluindo dietas especiais para a prevenção ou cura de doenças felinas.

Já existe no mercado um tipo de alimento específico para o Sphynx, um tipo de produto processado que satisfaz suas necessidades.

Se você preferir dar uma preparação mais genérica, ou seja, fabricada para qualquer raça, esta deve ser de alta qualidade; além disso, você deve estar ciente de que este é um gato que come mais do que o habitual, então ele vai ingerir grandes quantidades de comida.

É interessante complementar o alimento seco com o úmido ou o semiúmido. Finalmente, é muito importante que ele tenha sempre acesso à água, o que irá ajudar a satisfazer as suas necessidades de água limpa.

Que cuidados especiais deve-se ter com o Sphynx?

Os alimentos ricos em calorias produzem mais gordura em sua pele e mais cera nos ouvidos, então é aconselhável limpar regularmente os seus pavilhões auditivos com toalhas umedecidas.

Além disso, embora ele não tenha pelos, a higiene deste gato é tão importante como a de os outros gatos. Portanto, devem ser dados banhos semanais no verão e mensais no inverno.

Os shampoos e os sabonetes utilizados para banhar estes gatos devem ser neutros e dermoprotetores, já que por não terem nenhum pelo, estes produtos entrarão em contato direto com a pele.