Suplementos alimentares para cães?

O uso de suplementos alimentares se tornou comum nos últimos anos, especialmente aqueles que têm composição natural. E esse mercado também chegou ao mundo dos animais de estimação. Atualmente, existem centenas de complementos feitos especialmente para cães que podem fazer com que o seu peludo tenha uma vida mais longa e plena.

É claro que uma ração de qualidade oferece todos os nutrientes que o organismo do animal precisa. Mas também é certo que, assim como alguns humanos, nem todos os cachorros são iguais e suas necessidades não são as mesmas. Alguns animais possuem necessidades específicas ou carência de algum nutriente, por causa de uma doença.

É justamente para casos assim que os suplementos alimentares para cães foram criados. Eles suprem as necessidades e carências do animal, ajudando a melhorar a saúde.

Tipos de suplementos para cães

prêmio cachorro

São muitos os suplementos alimentares à venda no mercado e cada um foca em beneficiar uma parte diferente do organismo do animal. Entre eles, temos:

Suplementos para as articulações

Esses produtos são feitos especialmente para cães de raças grandes. Devido ao peso e a uma debilidade comum nas patas, esses animais podem sofrer mais com problemas nas articulações. Também são recomendados para cachorros em idade avançada ou obesos, em processo de emagrecimento.

Aqueles que sofrem com displasia de quadril ou de cotovelo também podem fazer uso desse tipo de suplemento.

Normalmente, para tratar problemas nas articulações, as substâncias mais utilizadas são o metil-sulfonil-metano, a glucosamina e o sulfato de condroitina.

Suplementos para os pelos

São recomendados em casos de pelagem sem brilho e força, ou em épocas de troca de pelagem, quando desejamos ver a casa livre dos pelos. Cães de exposição também podem fazer uso dessas substâncias.

Para melhorar a saúde do pelo do seu animal de estimação, você pode utilizar:

  • Suplementos vitamínicos minerais. Esses compostos de origem natural melhoram a saúde do pelo do cão, desde que contenha todas as vitaminas indicadas, como vitamina B, complexo de biotina e minerais, como zinco.
  • Ômega 3 e 6. São os mais utilizados e os que parecem dar os melhores e mais rápidos resultados. Embora você possa optar por dar peixes azuis (ricos em gorduras) para o seu cão,  pois são fonte de ômega. O melhor é comprar óleo de bacalhau ou de salmão, ou cápsulas que contenham ômega. Azeite de oliva e óleo de girassol também são úteis, mas contêm ômega 3 em menor quantidade. Lembre-se de que esses produtos estragam facilmente e é melhor comprá-los em pequena quantidade.
  • O ômega 6, ainda que não tão importante quanto o ômega 3, também ajuda a melhorar a saúde da pele do seu cão. Essa substância é encontrada no óleo de borragem e nos cereais que compõem a ração canina. Não há necessidade de complementação dessa substância, a não ser que a proporção de ômega 6 na ração seja menor em relação à concentração de ômega 3.

Suplementos para a pigmentação

prêmios para cães

Esse problema não é muito comum, mas existem cães que trabalham e vivem em ambientes frios e com muita neve, o que leva à perda da pigmentação na zona do nariz. Isso é um problema, principalmente no caso de cães de exposição. Os juízes, embora não qualifiquem isso como uma falta, não gostam de ver narizes brancos.

Existem alimentos naturais para melhorar a pigmentação, como a cenoura, abóbora ou espinafre. Embora não sejam do agrado do seu cão, é possível encontrá-las em cápsulas.

Suplementos para o sistema imunológico

Esse tipo de suplemento alimentício contém, basicamente, antioxidantes, como a vitamina C, vitamina E e minerais, como o selênio.  Essas substâncias evitam doenças, como o câncer, por exemplo. São muito importantes em cães com estresse ou depressão, assim como naqueles que sofrem de ansiedade ou outro problema psicológico.

Os suplementos também serão de grande ajuda no caso de cães que já têm câncer, fortalecendo o seu sistema imunológico enquanto passam por essa dolorosa doença.