Suplementos para ajudar o seu cão com a dor da artrite

A artrite é uma das doenças mais comuns em cães idosos, mas além de causar danos e desgaste das articulações, é caracterizada por ser uma doença muito dolorosa. Por não existir cura, os veterinários tentam reduzir o seu avanço e a sensação de dor, para melhorar, assim, a qualidade de vida dos cães. 

O Meus Animais te indica aqui alguns suplementos que podem ajudar o seu cão com a dor da artrite.

No entanto, antes de introduzir estes suplementos, vale lembrar que o uso e a implementação destes devem estar sob a única indicação do veterinário.

Se, por qualquer motivo, você der medicamentos, vitaminas ou suplementos para o seu pet, estes devem ter sido recomendados por um especialista.

Negligenciar estas instruções pode ser muito prejudicial para o seu animal de estimação.

Causas da artrite

cão-veterinario

A artrite é uma dor nas articulações, onde os ossos, como um resultado da fricção e do desgaste dos mesmos, em contato com as fibras nervosas encontradas na cartilagem se encontram.

Uma maneira de proteger os tecidos e fluidos presentes nas articulações e evitar problemas, tais como osteoartrite ou artrite, é dar o seu cão uma dieta equilibrada, especialmente se você puder incluir nela, ossos crus.

Principais suplementos

Normalmente, os suplementos são dados ao cão através da dieta, a mais comum usada para ajudar nas dores da artrite são glucosamina, condroitina e ácido hialurônico.

Estes três nutrientes são conhecidos por ajudar a lubrificar as articulações e até mesmo reparar a cartilagem danificada.

Você deve procurar alimentos ricos em glucosamina, uma vez que estes são metabolizados como condroitina e ácido hialurônico.

Condroitina é o componente que dá textura à cartilagem, e vai ajudá-la a resistir à choques e compressões.

O ácido hialurônico forma o lubrificante conjunto, dando uma consistência viscosa.

A Glucosamina é absorvida em alimentos, 30% entra na corrente sanguínea do cão e os outros dois elementos são absorvidos, em torno de 10%. O resto é eliminado por ácidos do estômago.

Outros remédios

florais-de-bach

Muitos remédios usados ​​para tratar dores da artrite são ervas.

Corticosteroide, como a raiz de alcaçuz, estimula a secreção do hormônio das glândulas suprarrenais. É também um anti-inflamatório que alivia a dor da artrite e algumas doenças de pele.

No entanto, o alcaçuz não deve ser administrado por um período prolongado, pois pode gerar alguns problemas de pele.

Algumas outras ervas estimulam a imunidade e a reparação dos tecidos. A Broswellia serrata tem um efeito comparável ao ibuprofeno.

Eles são capazes de criar outras enzimas, como a pepsina, que forma parte do suco gástrico.

Por exemplo, a bromelina ajuda no controle de espasmos e atua como um poderoso anti-inflamatório.

Algumas ervas como a caiena e a camomila têm propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, reduzindo significativamente a dor e a inflamação.

O gengibre ajuda a combater a inflamação e a dor, além de bloquear a produção de substâncias inflamatórias, tais como as prostaglandinas e leucotrienos.

E, finalmente, existem outras ervas, como a centelha asiática, o que ajuda a síntese do colágeno em tendões e ligamentos. O ômega 3, encontrado em alimentos como peixes, tem efeitos anti-inflamatórios, e protege o corpo a longo prazo.

Lembre-se de consultar seu veterinário antes de mudar a dieta do seu cão, felizmente, essas ervas estão disponíveis em supermercados e lojas especializadas.