Ter cachorro: por que sim e por que não?

Por que ter um cachorro?

A maioria das pessoas quando pensam em um cachorro pensam em um animal de companhia, mas um cachorro é muito mais do que isso e há infinitas razões para dizer sim para ter um cachorro. Ainda que existam exceções em que algum tipo de alergia de alguém da família pode nos fazer dizer não a um cachorro, em termos gerais, nossa resposta é sim para ter um cão.

Um cachorro pode nos oferecer muitas coisas e nos ensinar outras tantas, demonstrando que são algo mais do que meros animais de companhia. Desta forma, vamos ver vários pontos de por que dizer sim para ter um cachorro e por que dizer não.

Por que dizer não para ter um cachorro

cachorro em casa

  • Se você enjoa rápido das coisas e pensa em abandoná-lo quando estiver cansado dele, agora que tem a oportunidade, diga não para ter um cachorro;
  • Se você não vai deixá-lo entrar em casa ou não pensa em fazer uma casinha para que ele durma quente no inverno ou fresco no verão, diga não para ter um cachorro. Isto é cruel, já que o animal vai notar a falta de carinho e poderá contrair doenças facilmente.
  • Se você se incomoda em ver pelos por todas as partes e vai colocar a culpa no cão, diga não para ter um cachorro. Por mais curta que seja sua pelagem, ele sempre vai soltar pelinhos.
  • Se você se incomoda que alterem sua rotina, diga não para ter um cachorro. Os cães não entendem de horários e um filhote vai chorar às 3 da madrugada, e seu cachorro vai gostar de lamber sua boca às 6 horas da manhã. Se você não for encarar tudo isso com humor, melhor não ter um cachorro, pois ninguém gosta de sentir que incomoda, nem sequer um animal.
  • Se você pensa que um cão é um brinquedo que pode ser adquirido para que as crianças brinquem no verão e que depois pode ser devolvido, esqueça a ideia de dizer sim para ter um cachorro. Adotar um animal é um compromisso por toda a vida, já que ele não vai poder estar com você pelo resto da sua vida, mas está disposto a estar com você pelo resto da vida dele.
  • Se você só gosta de filhotes esqueça a ideia de ter um cachorro. Nunca um cachorro vai ser filhote para sempre, seria como desejar que um bebê ficasse assim para sempre e depois abandoná-lo porque já não gostamos mais.

Por que dizer sim para ter um cachorro

Agora vamos ver a parte que agrada a todos aqueles que são amantes dos animais. As razões pelas quais dizer sim para ter um cachorro.

  • Nos fazem companhia, apagam nossa tristeza e silenciam nossa solidão. A partir do momento que entram em nosso lar, tornam-se parte de nossa família, nos fazem sentir amados e queridos e, por consequência, menos sozinhos.
  • Melhoram nossa saúde. Foram feitos estudos que demonstram que a saúde das pessoas que têm um cachorro por perto é muito melhor do que daquelas que não têm.

cachorro e crianças

  • Benefícios para as crianças. Melhora o sistema imunológico, já que uma criança que vive em uma bolha não vai estar exposta a germes e bactérias e, portanto, seu sistema não vai estar preparado para enfrentá-los. Um cachorro melhora toda esta situação.
  • Nos obriga a ser responsáveis e fazer exercícios. Ter que cuidar do cachorro e levá-lo para passear nos faz ser pessoas mais ativas e enérgicas.
  • Lembranças engraçadas. Os cães não deixam de fazer travessuras e coisas que nos fazem rir, o que torna o fato de ter um cachorro, além de agradável, divertido.
  • A lealdade é outro dos pontos importantes. Saber que alguém é leal com você, faz você se sentir especial e querido e quem não gosta disso?
  • Nos ensinam qualidades. Sabe-se que quando algo em alguém nos agrada, o imitamos até de forma inconsciente. Os cães têm virtudes e qualidades maravilhosas que nos tornam pessoas melhores.
  • E a última razão, espero que você esteja de acordo comigo, é uma das mais importantes e é esta: eles merecem. Merecem ter alguém que cuide deles, que os ame, mime, proteja e que lhes deem tudo o que necessitam em todos os sentidos.
  • Porque os amamos e porque eles já demonstraram que são melhores do que muitas pessoas. Digamos sim para ter um cachorro!