Ter um animal de estimação reduz a idade

Não está muito claro se ter animal de estimação obriga às pessoas a serem mais ativas, ou se, precisamente, este tipo de pessoas são as que procuram ter algum animal de companhia. Entretanto, um interessante estudo concluiu que ter um animal de estimação reduz a idade.

Sempre existiu a tendência a se pensar que aqueles que têm animais costumam ser mais joviais e conservados com o passar do tempo. Vamos saber porque um animal de estimação reduz a idade e que benefícios eles trazem para que estejamos sempre mais jovens.

Por que um animal de estimação reduz a idade?

Para poder determinar a relação entre os animais e a atividade física nos humanos, a universidade de St. Andrews, na Escócia, realizou um estudo que teve um resultado revelador e que talvez vá te surpreender.

De acordo com o jornal britânico “The Daily Mail”, a universidade publicou que, segundo a pesquisa realizada, ter um animal de estimação em casa, especialmente cães, faz com que o relógio biológico se desacelere, inclusive pode chegar a parar.

O relógio interno é como se conhece metaforicamente o processo da deterioração celular, que normalmente denominamos de envelhecimento.

Entretanto, as pessoas que têm um animal de estimação parecem envelhecer de uma maneira mais lenta, embora isto se deva a efeitos derivados da convivência com o animal e o estilo de vida do dono.

gato-mulher

Em primeiro lugar ter animais de companhia afeta às pessoas tanto a nível físico quanto emocional, portanto, os benefícios de compartilhar a vida com um animal de estimação terminam sendo positivo por muitos fatores.

De fato, segundo o estudo, as pessoas que estavam em torno dos quarenta ou cinquenta anos de idade e que viviam com um animal de estimação, estatisticamente, pareciam ter até dez anos menos em comparação com seus pares.

Fisicamente

Ter um animal de estimação terá um impacto na vida de muitos donos, em especial se forem cães, pois estes exigirão um companheiro desperto e ativo, que possa lhes ajudar a dirigir seus níveis de energia.

Atividades como brincadeiras ou caminhadas obrigarão o dono a se exercitar, embora isto dependerá exclusivamente da pessoa e de seus hábitos, mas sempre será mais positivo para a saúde.

Emocionalmente

Algo que estão sujeitos todos os donos de animal de estimação é que eles recebem maior estimulação física, além de apoio emocional. O estudo também concluiu que as pessoas que cuidam de animais têm maior atividade cerebral.

Emocionalmente essas pessoas parecem ser mais estáveis e tendem a suportar melhor as situações de crise.

Nas crianças a terapia com animais é altamente recomendável, em especial quando se trata de exercícios sobre aceitação, respeito, tolerância e confiança.

Os cães, por exemplo, são utilizados em terapia de mulheres que sofreram abusos (seja violência doméstica , sexual, etc.), e os gatos são usados com frequência no tratamento afetivo de pessoas idosas.

cão-criança

 Funcionamento no corpo

A falta de exercícios, maus hábitos de atividade física, o estresse ou a depressão têm um impacto negativo no corpo, afetam o desempenho de órgãos e músculos e produzem danos na pele (que é o órgão que mais revela a idade), entre outros.

Entretanto, quando se tem um animal todas estas afecções são diminuídas, em especial aquelas que têm a ver com o desenvolvimento afetivo das pessoas.

Em outros aspectos

Além dos benefícios que mencionamos anteriormente, existem outros elementos importantes que estão relacionados com a saúde das pessoas.

Embora 60% das doenças sejam transmitidas às pessoas pelos animais, também está comprovado que as pessoas que convivem com algum tipo de animal de estimação têm mais anticorpos e desenvolvem resistência às alergias e a algumas bactérias de origem animal.

Da mesma maneira, demonstrou-se que os animais de estimação têm uma incidência na realidade hormonal das pessoas que vivem com eles. Por exemplo, uma pessoa que viva com um animal e que interaja constantemente com ele, desenvolverá maiores níveis de endorfinas, que é o hormônio que estimula a felicidade.

Por tudo isso conclui-se que, um animal de estimação reduz a idade. Se você quer se sentir sempre jovem e cheio de energia como um adolescente, não pense mais e coloque um cão ou um lindo gato em sua vida. Seu corpo e sua mente lhe agradecerão por isso.