Terriers: cães muito divertidos

Terriers

Quando ouvimos a palavra Terrier, talvez pensemos em cães com uma personalidade difícil. Entretanto, esta ideia está muito longe da realidade, já que a personalidade do Terrier é caracterizada por ser muito agradável. Neste artigo iremos contar mais sobre esta raça tão divertida, caso você esteja pensando em ter um. Se você ainda não está pensando nisso, talvez comece após ler mais sobre os Terriers.

Características dos Terriers

Terrier

Há diferentes tipos de Terrier, como o Fox Terrier, o Border Terrier, o Kerry Blue Terrier… o West highland white terrier também é desta mesma família. Você sabia que havia tanta variedade em uma só raça? Eu também não! Bom, sabendo disso, iremos nos centrar em falar dos terriers de maneira geral.

Terrier provém da palavra Terra, já que estes cães, em sua maioria, foram adestrados para caçar roedores ou pragas que vivem embaixo da terra.

Como falamos no início do artigo, talvez pensemos em uma personalidade difícil. Bom, este tipo de criação que eles tiveram ao longo dos anos os converteu em cães independentes, valentes, mas um pouco teimosos ao mesmo tempo. Por isso a sua fama e o fato de que muitos dizem que não são animais adequados para estar com crianças.

Não vamos discutir isso neste artigo, mas a verdade é que para apaziguar o seu caráter é preciso ter uma boa socialização e um bom adestramento. Se você está disposto a gastar seu tempo e energia nisso, você pode seguir em frente e ter um Terrier.

Adestrar um Terrier

Como falamos antes, eles vão precisar de uma boa socialização para que se acostumem a estar com outros cães e outras pessoas, mas cuidado com as crianças! A sua personalidade independente os faz um pouco egoístas, não querendo gastar seu tempo com pequenas pessoas que querem subir neles ou bagunçar seus pelos.

Eles irão precisar também de uma boa dose de exercício diário que aumente o seu ritmo cardíaco. Isso será tão importante quanto o seu adestramento para se adaptarem ao seu ambiente.

Este adestramento não será uma tarefa fácil. Estes cães têm a mente independente e nunca estiveram submetidos a ninguém, por isso sempre querem fazer as coisas à sua maneira. Talvez você se pergunte, então, como posso adestrá-lo? A resposta é fácil: reforço positivo.

O reforço positivo consiste em uma série de sessões divertidas e amenas que, mediante palavras amáveis e recompensas deliciosas, fazem com que o cão mude a sua atitude sem que se dê conta disso.

Quem deve ter um Terrier?

Eles são cães muito alegres, divertidos e adaptáveis. Aprenderão facilmente a pegar e trazer coisas, truques de dança e outros que irão fazer com que você ria muito. Eles adoram chamar a atenção de seus donos, mas é importante levar em conta que não é uma raça apta para todos os lares.

É melhor que um Terrier tenha pessoas que já tiveram outros cães antes e que conhecem ou tenham se informado muito bem sobre as características específicas desta raça. Não são aptos a viver em lares com crianças pequenas, pois o seu desejo de chamar a atenção pode ser comprometido com a atenção que você dá ao seu bebê.

É melhor que eles estejam em lares onde os donos não passem muito tempo fora de casa, como pessoas mais velhas ou famílias com filhos já crescidos. Também é importante lembrar que o lar não deve ter roedores ou animais pequenos, pois mesmo com um bom adestramento, não será possível tirar dele o costume de perseguir pequenos animais.

As suas circunstâncias permitem ter um Terrier?

Terrier correndo

Sem dúvida, são cães que precisam de muita atenção, muito adestramento e muitos exercícios, tanto físicos quanto mentais, já que eles ficam entediados com muita facilidade.

Você vai notar que nem todos os cães são para todos. Pense muito bem se as suas circunstâncias lhe permitem ter um Terrier. Sabemos que são bonitos e elegantes, e muitas pessoas gostariam de ter um, mas nem todos podem.

No entanto, se você não passa muito tempo fora de casa, se não tem filhos ou se eles já são maiores e responsáveis, e além disso se você está disposto a gastar o seu tempo para adestrar seu cão com reforço positivo, um Terrier será uma excelente e divertida companhia que o fará rir muito.