Tipos de gatos Siameses

Gatos Siameses são um dos mais antigos e estilizados do mundo. Por estarem há muito tempo entre nós e, apesar de sua origem tailandesa, o gato passou por várias transformações dentro dos padrões aceitos para a raça. Cruzamentos e reproduções afetaram grandemente a aparência e os tipos de gatos pertencentes a esta raça, por isso o Meus Animais vai dar uma visão geral dos tipos de gatos siameses que encontramos hoje. 

Características comuns

gato-siames

Apesar de ser uma raça muito diversificada, todos os tipos de gatos siameses têm coisas em comum que os definem como membros da raça.

Por exemplo, suas características comuns são corpos delgados, o desenvolvimento da musculatura e da cabeça em forma de triângulo, além de terem os olhos um pouco “vesgos “.

Os olhos dos siameses são sempre azuis e seu pelo, apesar de ter sofrido algumas variações, é mais escuro nas pernas, cauda e face.

As cores do manto do gato siamês devem ser uniformes com áreas sombreadas, que irão variar em tons. Por exemplo, os mais comuns são o creme, mas também os encontramos em tons de chocolate, branco acinzentado, grisalho e branco, e com áreas peroladas.

Em geral, a pelagem é curta, então você terá que protegê-lo do frio.

Agora, vamos conhecer alguns tipos de gatos siameses:

Seal Points

É o gato que tem as características mais representativas da raça, mantendo o mesmo manto de seus antepassados tailandeses.

As áreas mais escuras correspondem a um marrom escuro, enquanto o resto do manto é de uma cor creme.

Possivelmente, são o tipo de siameses mais independentes, bem como ainda preservaram a elegância que distingue os siameses. Este tipo de gato é, geralmente, mais possessivo com seu dono.

Lilac Points

Os siameses Lilac Points têm o manto de uma cor creme muito pálida, quase branco. O rosto, as pernas e a cauda tendem a ser tão claros que alguns confundem com um rosa pálido.

Eles também têm o rosto um pouco mais arredondado do que é habitual para esta raça, bem como são menos menos esbeltos.

Blue Points

Os siameses deste tipo foram considerados, por muito tempo, uma variação do Seal Points, no entanto, depois de muito analisá-los, foi dado o status da tipologia da raça.

Este tipo é caracterizado por um manto mais pálido, quase branco, de um creme combinado com áreas mais escuras de um cinza azulado. 

Chocolate Points

Também considerada uma variação do início, este tipo de siamês é muito mais escuro do que os anteriores, tem na pelagem em um tom de marfim e zonas mais escuras, e uma cor chocolate muito forte.

Agora, existem outros tipos de gatos siameses, embora eles sejam considerados produto de misturas com outras raças de gatos, mas eles retêm características suficientes para serem considerados parte da raça. Estas são:

Tabby Point

O siamês Tabby Point mantém o tom creme e marrom que são características da raça. No entanto, a variação é que, como em todos o tabby, sobressaem-se algumas áreas onde se pode ver um padrão tigrado. 

Tortie point

Este tipo de siamês tem uma das maiores variações de cores da raça, além da característica da pelagem da raça. Tem manchas avermelhadas nas áreas mais escuras, que são precisamente de onde vem o nome da categoria, por se assemelhar às escamas de uma tartaruga.

Considerações

gatos-siameses

Nem todos os gatos que são creme com manchas marrons são siameses, o que categoriza um gato dentro de uma determinada raça não são apenas as características de pelagem, existem também padrões de herança genética que são classificados.

As raças são subdivisões dos diferentes membros da mesma espécie e que partilham de uma herança genética em comum, sendo esta, em maior parte, produto de manipulação das espécies que têm sido domesticadas pelo homem através de técnicas de cruzamento e seleção.