Se tiver gatos idosos leia isto

Gatos idosos

 

Os gatos idosos podem ser um verdadeiro desafio, em especial, porque as enfermidades neles não são facilmente perceptíveis. Assim, dê a devida atenção às seguintes alterações em sua saúde.

Mudanças no apetite de gatos idosos

Os gatos tendem a absorver seus alimentos com menor eficácia à medida que envelhecem, por isso um aumento no apetite sem nenhum tipo de aumento de peso pode ser bastante normal. Assim, seja um notável aumento ou uma diminuição na ingestão de alimentos, ambos podem ser um sinal de alerta.

Os problemas que podem causar a perda de peso também podem fazer com que o apetite aumente à medida que o corpo do gato tenta compensar, mas existe una ampla gama de problemas que podem fazer com que um gato se afaste de sua comida.

Isto deveria ser óbvio nos lares onde só há um gato, mas em lares com vários gatos é vital observar os felinos na hora de comer, já que essa é a melhor maneira de fiscalizar a ingestão correta de alimentos.

gatos-comendo

Algumas das enfermidades relacionadas com as mudanças na ingestão de alimentos são o hipertireoidismo, os problemas renais, enfermidades orais, entre outros. Tenha em mente que os parasitas são pouco frequentes em gatos idosos, a menos que este leve uma dieta pobre ou se alimente fora de casa.

Perda ou aumento de peso

Se seu gato desenvolveu alguma mudança em sua rotina alimentícia, isto se evidenciará em seu peso. Por exemplo, é recomendável trocar seus alimentos por alguns mais leves, isto fará com que seja mais fácil a absorção dos nutrientes e a digestão dos mesmos, se você tiver tomado esta precaução, deixando de fora a parte da perda de tônus muscular, será muito difícil que seu gato perca peso.

Geralmente, as mudanças de peso em gatos idosos se devem ao fato de que estes fazem menos atividade física, por isso devem se alimentar de acordo com a suas necessidades energéticas.

Se seu gato está perdendo ou ganhando peso e você não sabe o porquê, o ideal é que recorra a um veterinário, pois isto pode ser devido a um problema hormonal ou outra tipo de doença.

Entretanto, identificar as mudanças no peso de um gato pode ser muito difícil, por isso é recomendável monitorar seu peso semanalmente a partir dos 8 anos.

Massas ou protuberâncias

As possibilidades de adquirir qualquer dos tipos de câncer nos gatos aumenta com a idade, embora nem todos os tumores sejam cancerígenos, incluso os que são, frequentemente eles podem ser tratados com êxito. Você deve adquirir o hábito de examinar o seu gato regularmente para detectar qualquer tipo de inflamações anormais, e se notar alguma, poderá fazer um diagnóstico rapidamente.

O mau hálito

gato-miando

A acumulação de tártaros nos dentes de um gato em idade avançada é inevitável, mas a enfermidade dental é uma causa comum do mau hálito.

Às vezes isso pode ser devido a um problema bucal mais grave, como um tumor na cavidade oral, ou pode ser um sintoma de um problema de saúde generalizado, como uma enfermidade renal ou hepática.

Os controles de saúde regulares devem incluir uma verificação da saúde dental, mas você deve procurar atenção veterinária imediata se seu gato desenvolver mau hálito de maneira imprevista.

Mudanças no comportamento

Os donos frequentemente levam o seu gato ao veterinário quando algo não lhes parece de acordo com o comportamento normal do seu pet e, muito frequentemente, nos exames são revelados algum problema.

Um exemplo se dá no caso da mobilidade, já que os gatos com artrite frequentemente não apresentam uma claudicação evidente, mas se tornam menos ativos e deixam de fazer coisas que estavam acostumados a fazer, como saltar nos móveis.