Tornando a casa mais segura para o seu gato

Os gatos são animais espertos e muito curiosos, sempre prontos para explorar cada canto da nossa casa e descobrir novas coisas. E são justamente essas características que podem colocá-los em perigo. Para evitar isso, é essencial tomar algumas precauções para que nossos amigos estejam seguros em casa, longe de qualquer coisa que possa ser perigosa para eles.

As plantas, por exemplo, representam um grande fator de risco para nosso bicho de estimação, pois muitas delas são venenosas para o animal.

Alguns objetos domésticos que não são seguros

unhas do gato

  • Alguns eletrodomésticos, como lavadora de roupas, secadora e lava-louças, devem estar sempre com a porta fechada. Um filhote de gato vai querer entrar em todo lugar que encontrar pela frente, como caixas, por exemplo. Para evitar sustos e acidentes, é bom deixar as portas desses eletrodomésticos fechadas e de outros objetos nos quais o gatinho pode entrar.
  • As cortinas. Nosso bichano pensará que as cortinas estão penduradas ali para que ele suba por elas. Entretanto, elas não suportarão o peso do animal e podem cair, causando acidentes.
  • Cabos também podem ser muito perigosos. Tenha cuidado e mantenha os cabos e fios escondidos atrás do sofá, cadeiras, móveis etc.
  • Objetos pequenos. Os objetos pequenos são muito chamativos para os gatos. É importante evitar que eles chamem a atenção do felino, escondendo coisas como anéis, joias pequenas, objetos de valor etc.
  • Produtos de limpeza. Entre as coisas mais perigosas que um gato pode ingerir então produtos químicos e de limpeza, inseticidas, detergentes e anticongelantes, extremamente tóxicos para eles. Você nunca deve deixá-los em um local de fácil acesso.

Orientações para quem tem gato em casa

Nossos amigos felinos não precisam apenas de uma alimentação de qualidade. Para serem felizes, precisam estar ocupados e receber os estímulos necessários para estimular a inteligência. Embora isso implique em um esforço maior de nossa parte, nosso gato compensará com muito carinho e amor. Quando se trata de felinos, o ditado popular é verdadeiro: é dando que se recebe.

Disponibilize espaço suficiente para ele, pois essa é a primeira coisa a ser feita para que um gato doméstico seja feliz. Assim ele poderá explorar a casa sem empecilhos. Embora o gato se adapte bem à vida dentro de casa, precisará de livre acesso aos cômodos.

Camas nas alturas. Os gatos possuem a incrível capacidade de transformar os lugares mais inóspitos da casa em uma confortável cama felina. Cadeiras, gavetas, interior de armários e até pias podem ser utilizadas como lugar de descanso desses felinos inteligentes.

Natureza felina

Os donos de gatos precisam compreender muito bem a natureza dos gatos para conseguir que eles sejam felizes: por isso é bom que eles tenham pelo menos duas camas. Elas devem ser colocadas em lugares e alturas diferentes. Uma pode ficar no chão e ter um teto e três paredes (uma simples caixa de papelão pode servir); o segundo leito pode ficar em um lugar mais alto e acessível ao gato.

Nosso gato precisa de uma caixa de areia sempre limpa, grande o suficiente para que ele se sinta confortável. Além disso, deve ficar em um local que garanta um pouco de privacidade ao animal. Uma caixa de areia colocada longe de janelas trará mais intimidade ao gato, sem os olhares curiosos de outros gatos ou felinos.

Uma varanda em toda casa

Novo gato em casa

A entrada de luz é muito importante para o nosso felino. Dessa forma, um terraço ou varanda segura, protegido com telas que permitam a passagem da luz, mas evite que o gato escape ou sofra um acidente, será ótimo para nosso amigo, proporcionando sol direto, ruídos externos e novos odores, além de proteção contra insetos e outros animais pequenos.

O prazer da erva-dos-gatos

A maioria dos gatos tem uma atração especial pela erva-dos-gatos, uma planta que tem um aroma similar ao da hortelã. É muito comum observar um gato pular ou correr de um lado para o outro depois de ter mastigado folhas dessa planta.

Arranhadores em casa

Um gato doméstico precisará de um arranhador onde lixar as suas unhas, eliminar o estresse e deixar poderosos sinais visuais e odores para os felinos da casa. Por isso é muito importante ter um arranhador em casa, que pode ser comprado em lojas especializadas ou feito em casa de forma muito simples.