Truques e conselhos para escovar seu cão

Escovar seu cão pode ser uma atividade divertida e da qual seu cachorro pode gostar. Mas você sabe como se deve escovar um cão? Com que frequência essa atividade deve ser feita? Qual é o pente mais adequado? Em seguida, compartilhamos com você alguns truques e conselhos que podem lhe ajudar a pentear o seu cão. Vamos conhecê-los.

Porque é importante escovar e pentear seu cão?

Escovar e pentear a seu cão é higiênico e permite que a seu animal se sinta mais saudável. Além disso, ele gosta quando é escovado, lhe agrada o contato próximo e a atenção extra recebida.

Por outro lado, quando escovar o seu cão, tire os pelos adicionais. E se seu animal tiver pelo comprido, penteá-lo permite que o seu cachorro mostre seu pelo com brilho e elegância.

Além disso, enquanto você penteia o seu cão, você pode detectar rapidamente se ele tem algum problema de pele ou qualquer outro mal-estar.

Escolha o pente adequado

pentear seu cao-2

A escolha de um pente para cães pode não ser tão simples. O melhor é se guiar pelo tipo de pelo que seu animal tem. Tente evitar os pentes de cerdas porque não são suaves e, quando usado, pode machucar a pele do seu cão.

As raças caninas de pelo comprido, como Collies ou Terriers precisam ser escovadas semanalmente. Uma escova de cerdas firmes é uma boa opção para essas raças, porque a inclinação dos fios das suas cerdas chegam na capa inferior e eliminam os pelos soltos sem causar dor.

Os cães de pelo curto, como o Labrador ou Galgo não precisam ser escovados frequentemente, porque seu pelo não se enrola tão facilmente. Mesmo assim, é aconselhável penteá-los a cada duas semanas para eliminar o pelo solto.

Para isso, é possível usar uma escova de borracha ou uma luva que permite atrair a sujeira e o pelo solto que está na superfície. As luvas se ajustam sobre as mãos, elas são uma boa alternativa já que seu cão irá imaginar que está sendo acariciado e não irá suspeitar, que na verdade, ele está sendo escovado.

Se tiver um cão com pelo encaracolado, com um poodle por, exemplo, é aconselhável que ele seja escovado com frequência para evitar que o pelo se enrole. Para escová-lo, você pode escolher as escovas que têm cerdas de metal. Mas lembre-se de escovar suavemente para não danificar a pele e causar mal-estar.

Como começar?

pentear seu cao-3

Primeiro, dê banho no seu  cão. Use um xampu adequado. O xampu fabricado para as pessoas – inclusive o xampu de bebê – tem um pH diferente daquele que seu cão precisa.

Pergunte ao veterinário qual é o melhor produto para o seu animal. Se seu cão tiver problemas de pele, é provável que ele precise de um xampu especial.

Logo depois de concluído o banho, é hora de penteá-lo. Primeiro, você deve começar pelo seu rosto. Embora seu rosto não seja muito peludo, ajuda a secar mais rápido os pelos e eles ficarão mais brilhantes.

Atrás de suas orelhas podem se formar alguns nós, por isso é recomendável dar uma atenção especial a essa área. Para isso, segure uma de suas orelhas com uma mão, com a outra sustente o pente e penteie suavemente o seu pelo.

A forma de manusear o pente pode ser semelhante a de como se usa um pincel, quer dizer, primeiro penteie todo o seu pelo em direção do crescimento do pelo e logo depois em sentido contrário.

Isso faz com que o pelo brilhe muito mais e, além disso, é uma técnica simples que vai lhe economizar muito tempo.

Você também pode começar por baixo e, em seguida, continuar com as partes superiores do corpo do seu cão. As passadas têm que se caracterizar por serem curtas e suaves.

Muita atenção aos nós que se formam atrás das orelhas, também podem se formar no rabo, pernas e axilas do seu cão. Se detectar nós, comece a escovação nos extremos dos pelos e depois trabalhe perto da pele.

Como tirar os nós?

Os nós no pelo costumam se formar nos cães que têm pelo comprido. Nos climas quentes, este processo de formação pode se acelerar. Por isso, é recomendável  que ele seja frequentemente escovado.

Se você encontrar um nó, irá precisar de um pente fino. Use a ponta do pente para desfazer o nó. E pouco a pouco, vá alisando os pelos até que o nó seja eliminado.