Tudo sobre o Pastor Belga

Pastor Belga

De todos os cães que se pode adotar, o Pastor Belga é uma das melhores escolhas que você pode tomar, já que se trata de um amigo espetacular que conta com uma série de particularidade que o tornam único.

Se você não acredita, a seguir vamos falar um pouco sobre suas características principais.

Personalidade

Estes lindos cães que se caracterizam por contar com um bom caráter que os distingue de muitas outras raças, já que estes companheirinhos não são só muito impulsivos, mas também emotivos e hipersensíveis.

Estas peculiaridades o tornam um cão excelente de trabalho e guarda, já que são muito fiéis, inteligentes, atentos e dispostos a comprazer seu dono, por isso que é normal lhes ver tanto como um bom mascote, como cão policial e guia para pessoas com deficiência visual.

pastor-belga (1)

Outra particularidade destes lindos companheirinhos é que às vezes necessitam de muito afeto por parte de seu amo e com quem desenvolvem uma amizade, devido a isto têm um carinho muito grande pelas pessoas que vivem com ele e não possuem uma atitude serena quando precisam entender que algumas vezes não poderão receber a atenção que desejam..

Apesar de que para algumas pessoas isto pode representar um problema, o certo é que somente demonstra o quão encantadores são estes lindos cães, já que apesar de serem muito sensíveis, não se trata de nenhum tipo de desordem psicológica, simplesmente necessitam que lhes brindem o amor que eles oferecem.

Mesmo assim, é importante assinalar que estes cães são muito ativos e ansiosos, por isso que o tédio é um inconveniente do qual você terá que se preocupar, já que este pode ocasionar que o cão lata muito, morda qualquer objeto ou se lamba constantemente.

Atitude com as crianças

Uma das maiores virtudes do Pastor Belga é a boa relação que tem com as crianças, já que por ser um cão fiel e ativo, brincará com elas sem que exista nenhum tipo de perigo.

Além disto, este lindo cão saberá ser um bom guardião e protetor dos pequenos da casa, por isso é uma boa opção se desejar ter alguém que saiba entreter, amar e cuidar de seus filhos.

O único inconveniente que alguns donos podem ter com estes cães, é que por serem muito excitáveis podem ser às vezes muito bruscos, por isso que é importante treiná-los um pouco para que isto não ocorra e possa ser um pouco mais calmo.

Adestramento

Para sorte de quem gosta de adestrar seu cachorro, o Pastor Belga é um dos mais espetaculares neste aspecto, já que é extremamente inteligente, obediente e lhe fascina aprender truques e compartilhar tempo com seu dono.

De fato, esta é uma das raças preferidas dos adestradores especialistas, já que por contar também com virtudes físicas como o reflexo, a velocidade e a agilidade, estes cães são geniais não somente para entender e acatar as ordens que são indicadas em sua educação, mas também para realizar atividades com mais facilidade e capacidade que outros cães.

Estas são algumas delas:

  • Pista com obstáculos
  • Rastro de objetos e pessoas
  • Provas de resistência
  • Pegar o que é jogado e devolver rapidamente

“Como você pode ver, a inteligência deste lindo cão vai permitir que você o eduque sem nenhum tipo de inconveniência.”

Saúde do Pastor Belga

pastor-belga

Felizmente, esta é outra das máximas virtudes destes pequenos amigos. Trata-se de um cão muito saudável que pode viver até os 13 anos de idade e é menos propenso a sofrer as típicas doenças caninas, já que não conta com traços exagerados em seu corpo.

No entanto, assim como muitas outras raças, este companheiro pode sofrer algumas vezes certas doenças hereditárias, como as seguintes:

  • Displasia de quadril
  • Epilepsia
  • Cataratas

Quanto ao seu cuidado, o carinho que você oferece não é o único que importa, já que para estes amigos de quatro patas é muito necessário levar para passear a fim de que contem com um bom estado físico e se entretenham. Este não é um cão recomendável se você for destes que preferem não fazer muita atividade física.

Desta forma, é importante ressaltar que por ser uma raça cujo peso médio é de 30 kg, sua alimentação deve ser de 400 a 450 gramas por dia.

Em suma, se você deseja um cão fiel, protetor, amoroso, são e brincalhão, o Pastor Belga é a melhor opção.