Tudo sobre o Buldogue Francês

Sociável, brincalhão e animado, assim é o maravilhoso Buldogue Francês. Apesar de sua aparência um pouco rabugenta, esta raça é caracterizada por ser energética e elegante, tornando-se ideal para famílias com crianças, pois eles vão passar muitas horas se divertindo juntos. 

Historicamente, eles têm sido associados à alta sociedade e também como um símbolo de sofisticação, o que tem facilitado a disseminação da raça por vários países europeus.

A seguir, leia mais sobre o Bulldog Francês para que você conheça um pouco mais sobre esta raça.

História da raça

A primeira linhagem de uma espécie do Buldogue Francês surgiu em 1880. No entanto, foi um resultado de uma mistura de raças antigas e variadas, como o Molosoides de Epirus e o Molosos do Império Romano (raça que também se originou no Bulldog Inglês).

Sua origem está longe de grandes mansões, já que, inicialmente, ele era tido como um cão de companhia de comerciantes na região central do mercado de Paris.

No entanto, devido ao seu tamanho elegante e seu corpo compacto, porém forte, ele chamou a atenção de membros pertencentes a setores mais abastados da sociedade da época e, finalmente então, tornou-se inteiramente relacionado à classe mais rica.

Características

Características do Buldogue

O Buldogue Francês é um cão de tamanho pequeno, embora devido a seus músculos tenha uma distribuição corporal compacta, pesa 14kg sem parecer que está acima do peso.

Uma das características mais representativas desta raça é a cara achatada, com uma cabeça quadrada e chata.

Eles também são conhecidos por terem orelhas grandes e pontudas, como as de um morcego. Isto dá a eles um sentido de audição excelente, mas por outro lado, devido à forma de seu tronco, tem o sentido do olfato diminuído em comparação com as outras raças.

Eles podem ter um maxilar forte, especialmente se levarmos em consideração o tamanho do Buldogue Francês.

Graças a seus músculos e ao seu corpo, é uma raça fortemente construída. Isso porque essa raça tem a coluna elevada em relação à cauda, além de ter as costas largas em comparação com o resto do corpo.

Os Buldogues também têm as patas de trás um pouco mais curtas do que as da frente. A cauda é muito curta e se encaixa perfeitamente dentro dos padrões desta raça.

O olhar do Buldogue Francês é muito expressivo, com olhos grandes e redondos, destacando-se um pouco. A pelagem deste cão varia entre os tons de preto, matizes pretas e brancas e, também, areia, que pode variar entre o vermelho e o marrom.

Cuidados especiais

Devido às dobras formadas em seu rosto e na coluna vertebral, ele pode vir a ter fungos ou dermatites nestas áreas, se estas não forem limpas regularmente.

Além disso, como todos os cães de focinho curto, o Buldogue tem tendência a desenvolver problemas respiratórios e insuficiência cardíaca, produzida por uma pobre oxigenação; e, também por essa razão, o cão roncará alto durante a noite.

Como o seu manto é de pelos curtos, cuidar dele é muito fácil, basta você escová-lo 3 vezes por semana para evitar o acúmulo de pelos mortos. Apesar de sua pelagem, ele não tem muita tolerância ao calor.

Personalidade

Personalidade do Buldogue

O Buldogue Francês é geralmente um cão animado e que gosta de sair, de fazer exercícios ao ar livre e de correr, por isso ele é perfeito para quem quer ter toda a energia de um cão como o labrador ou o boxer, mas em um pacote menor.

No entanto, se ele não se exercitar adequadamente, tende a desenvolver ansiedade e estresse, problemas resultantes do tédio.

Apesar de sua força, ele é conhecido por ser um cão do tipo calmo e inteligente. É um animal de estimação muito atento ao que está acontecendo em seu ambiente, tomando posições de vigilância, mas devido ao seu tamanho, dificilmente seria considerado um cão de guarda.

O Buldogue Francês é amoroso, nobre e curioso, mas às vezes ele também podem ser teimoso quando demanda carícias de seu dono.

No entanto, a capacidade de fazer companhia aos outros e de se manter calmo apesar da energia que possui, tem feito o Buldogue Francês ser muito apreciado por todas as famílias que o possuem.