Tudo sobre o cão Ratonero Bodeguero Andaluz

A raça de cachorro Ratonero Bodeguero Andaluz foi utilizada para caçar e erradicar os ratos e as ratazanas em fazendas, marinas, armazéns, estábulos, barcos e casas. Originalmente da Espanha, da região de Jerez de la Frontera, surgiu quando os ingleses se estabeleceram na região no final do século XVIII. Por essa época, eles trouxeram cães Terrier para caçar pequenos roedores. 

Com o passar do tempo os Terriers foram cruzados com raças nativas de cães espanhóis.

Características

Características desse cão

O cão raça Bodeguero Andaluz é geralmente alegre e corajoso. Seu tamanho é médio e sua estrutura é parruda. Pode chegar a pesar 8kg e a medir 40 centímetros. Suas orelhas têm forma triangular, o que lhe confere uma expressão amigável.

É um animal magro, atlético e ágil, assemelha-se a um Jack Russell Terrier.

Tem uma cabeça triangular com o crânio semiplano, o seu focinho é comprido. Seus olhos são pequenos e de cor marrom escura. A forma compacta do seu corpo permite que essa raça tenha uma grande agilidade para caçar roedores.

O Ratonero Bodeguero Andaluz é uma raça de pelos curtos e, geralmente, de três cores: branca, marrom e preta. Embora os mais comuns sejam o de pelagem branca.

Sua pelagem não requer muita atenção. Banhos mensais são uma opção adequada. É também aconselhável escovar os dentes regularmente e, também, que eles tenham as suas unhas cortadas.

Uma vez que é uma raça de cães de caça, provavelmente eles querem fazer valer o seu instinto, caçar tudo o que cruzar os seus caminhos, então é muito importante que ele tome todas as vacinas necessárias para cada fase de sua vida.

Uma caderneta de vacinação em dia é muito importante para manter a saúde de seus animais de estimação.

Como mencionado anteriormente, esses pequeninos tendem a ter uma camada de cor branca. É a tonalidade mais recorrente na raça, já que dessa forma os criadores poderiam distingui-los da caça.

Foi fundado na Espanha, no ano de 1933, o primeiro Clube Nacional do Ratonero Bodeguero Andaluz.

Quatro anos mais tarde, um relatório contendo as características do animal foi escrito e, no ano 2000, finalmente, o Ministério da Agricultura Espanhol, reconheceu-o oficialmente como uma raça.

Temperamento, saúde e cuidados

O Ratonero Bodeguero Andaluz é corajoso e tem um instinto de caça muito forte. Também é um cão muito amigável, protetor e se dá muito bem com as crianças.

Ele se adapta muito bem a qualquer espaço, embora seja sempre preferível que você o habitue a lugares espaçosos. Se for em um jardim grande ou em um quintal, muito melhor.

Este é o tipo de animal de estimação que precisa exercitar o seu instinto de caça e a melhor forma de fazê-lo é o mantê-lo ao ar livre.

O Ratonero Bodeguero Andaluz é um cão muito saudável. Para mantê-lo sempre em boa saúde é muito importante que o animal tenha um plano nutricional adequado.

Também é importante que ele se exercite diariamente e realize caminhadas e passeios de pelo menos 30 minutos todos os dias.

Quais são as outras raças de cães originárias da Espanha?

 Outras raças originárias da Espanha

Uma outra raça de origem espanhola é a Dogo Canário. Este cão de tamanho médio pesa entre 45kg e 50kg, e sua origem é encontrada nas Ilhas Canárias.

Esta raça tem forte construção muscular e um temperamento, muitas vezes, possessivo. Por isso é muito importante que ele seja socializado quando filhote.

É um grande protetor de sua família e de seu território, não hesitando em afugentar estranhos com seu latido grave.

Outra raça espanhola muito popular é o Pastor-maiorquino. De tamanho médio, podem pesar até 38kg. Sua origem encontra-se nas Ilhas Baleares e eles são cães muito musculosos. De temperamento calmo, são muito companheiros.

O Alano espanhol é outro exemplar originário da Espanha. Pertence ao grupo de cães que no passado foram utilizados no pastoreio de gados.

Este tipo de animal é geralmente grande, pesando até 45kg e eles são ótimos cães de guarda. Além de serem muito corajoso e fiéis com seus donos.

Finalmente, outra raça Ibérica de cães é a do Galgo espanhol. Eles são muito bons atletas, especialmente corredores.

Usado na caça, é um animal de porte grande e que pode pesar até 30kg. É muito nobre e se adapta muito bem a qualquer espaço, precisa de sua quota diária de exercícios.