Tudo sobre o Golden Retriever

Golden Retriever

Possivelmente, uma das raças mais populares do mundo, os Golden Retriever são fantásticos e amigáveis parceiros. Devido a beleza, força e caráter, têm ganhado um lugar muito especial em milhões de casas de todo o mundo.

O que os tornam mundialmente conhecidos, além do lindo manto dourado, é a disposição para o trabalho e prontidão natural, por isso são encantadores e certamente irão te agradar muito. Os Golden Retriever são muito alegres e dinâmicos, além de serem muito inteligentes, assim que ao treiná-los não será nenhum tipo de desobediência ou problemas. Vejamos algumas características dessa raça:

Características

Os Golden Retriever são cães de tamanho grande, com altura média entre 50 e 60 centímetros, podendo alcançar até os 30 quilos de peso. O mais conhecido desta raça é a cor do pelo cor de ouro ou creme (aqui é a origem do nome ‘gonlden’, dourado em inglês).

Eles têm uma pelagem grossa e magra, que pode ser média, comprida ou curta. Muitas vezes se confundem os exemplares de pelo curto com os Labradores Retriever.

Eles têm um corpo robusto e musculoso, com patas compridas e fortes, além de uma cabeça grande e quadrada com uma mandíbula poderosa. Em média a vida deles é bastante comprida, em comparação com a de outros cães de porte grande, visto que, podem chegar até os 14 anos.

Como todos os cães labradores, o Retriever foi usado inicialmente para capturar presas durante a caça, de modo que eles têm um olfato infalível, que os fazem muito apreciados nas atividades de busca de vítimas em situações de desastre. São cães aptos para o trabalho, visto que, são cheios de energia, por isso, precisam de espaço e de tempo de exercício.

Personalidade

cachorros golden retriever

Como cães de família são excelentes, se mostram muito leais ao núcleo próximo, em especial com as crianças, e em geral são amistosos, mas também são territoriais, de modo que precisam de uma socialização desde que são filhotes.

Com os humanos geralmente são muito doces e afetuosos. Devido ao passado como condutor, um dos jogos favoritos é o de pegar a bola, seja na terra ou na água.

Como falávamos anteriormente, são cães muito inteligentes, de modo que se adaptarão facilmente ao treinamento. Mas é preciso ter paciência e não esperar que eles saibam como se comportar imediatamente, precisarão de um tempo para se adaptarem as normas do lar.

De modo geral, gozam de bastante energia, por isso é preferível mantê-los em um espaço que disponha de um jardim ou pátio. Muito dos problemas de comportamento que essa raça tem são originadas por causa do tédio.

Cuidados especiais

golden retriever

O Golden Retriever é um cão que goza de boa saúde. Se você deseja conservar o lindo manto dourado que o faz tão popular, devido grande variedade do pelo, no comprimento, textura, etc, será necessário cuidados específicos dependendo do tipo de pelagem.

Portanto, os exemplares de pelo mais comprido e fino precisam ser escovados de 2 a 3 vezes por semana, enquanto que os parceiros de pelo curto não é necessário mais que uma vez por semana. 

Igualmente, eles são um cão que gosta de agradas os donos e por isso é saudável para ele que você atribuia uma função, seja cuidar da porta, pegar a correspondência ou pegar alguma bola fugitiva.

São atletas por natureza, assim precisará de muito exercício ou, pelo menos, ter alguma classe de distração na qual possam queimar toda sua energia, visto que, uma vida ativa levará a uma forma de vida mais adequada, evitando assim, que seja convertido em uma grande dor de cabeça.

Curiosidades

Uma coisa muito peculiar desta raça é que têm uma fixação bucal. Devido seu passado como cobradores possuem a tendência a ter sempre alguma coisa na boca, além de fazer excessivas demonstrações afetivas.

Visto que são cães que gostam muito de morder, podem desenvolver condutas destrutivas se sua energia não for canalizada adequadamente, é por isso que ressaltamos a importância dos jogos e o exercício.